Carro fora de forma depois das férias? Está na hora da manutenção!

16 Agosto | 2016 | Goodyear

Acabado de chegar e antes que os horários da nova estação apertem, dedique uma hora este fim de semana à manutenção do seu carro e estas dicas Goodyear.

Está na altura da manutenção do fim do verão. Chegámos ao fim das férias, andámos por caminhos de pó, deixámos o carro ao sol e vamos voltar a casa com uma série de novos ruídos que têm que ser investigados. Dedique uma ou duas horas à manutenção do seu carro neste fim de estação e vai ver que poderá poupar alguns euros no fim do ano.

De certeza que já tirou todas as malas do carro?

Mesmo que as malas já estejam seguras em casa há muito tempo, 4 vezes em cada 5, o seu porta-bagagens ainda não “recuperou” de um mês de abusos. Os brinquedos de praia e Cia. têm mesmo que voltar para o sótão e deve organizar o espaço para voltar a conseguir aceder ao triângulo com o máximo de facilidade. A ideia é reduzir todo o peso inútil que acaba esquecido na traseira do carro e recuperar um pouco de consumo de combustível. Se alguma peça do kit de emergência tiver ficado esquecida à berma da estrada, está na altura de a substituir.

Outra “bagagem” que acaba muitas vezes esquecida são os brinquedos que os seus filhos deixaram no banco de trás. Investigue o que se passa aí e veja o estado dos estofos. Ao fim de um mês de férias e longos percursos no asfalto, de certeza que vai encontrar restos de iogurte, migalhas de bolachas e pacotes de sumo abandonados. Se o estado a isso obrigar, tente alguma das nossas dicas para acabar com maus cheiros ou tratar de nódoas nos estofos.

Trate das queimaduras

Se tudo correu bem e o tempo cooperou, nem precisou de usar os limpa-parabrisas mas isso não quer dizer que estejam em bom estado. Com o pó e o calor do sol, o material de que são feitos poderá ter ressequido e irá sofrer as consequências logo nas primeiras chuvas de outono. Examine-os e efectue a sua substituição sem demoras.

O mesmo se passa em relação aos seus pneus. Contacte a Goodyear se tiver alguma dúvida sobre o uso de pneus durante o verão, mas pode fazer uma breve inspecção visual para perceber o seu estado. Com o pneu frio, verifique se há objetos estranhos (bocados de vidro ou pedras, por exemplo), rachas ou zonas da borracha com uma textura diferente e verifique a pressão numa estação de serviço. É também uma boa altura para ver o estado do piso dos pneus e, se necessário, trocar o conjunto antes que chegue o inverno.

Manutenção depois das férias

Manutenção das luzes e níveis

Faça uma inspecção rápida a todas as luzes: poderá não ter dado por isso durante os dias mais compridos de Agosto, mas a trepidação de um caminho mais duro poderá ter dado cabo de uma lâmpada. A noite vai chegar mais rápido nas próximas semanas e você não quer ser apanhado desprevenido na estrada.

É um bom hábito antes de se fazer à estrada para uma longa viagem, mas no regresso a casa é igualmente conveniente rever o nível de óleo e água. É um hábito que várias vezes desleixamos e que nos pode poupar a sérios dissabores na oficina. O calor também atua sobre o óleo e é fácil de verificar o seu estado: suje os dedos com o óleo à entrada do reservatório e conseguirá ver, pela sua textura, se necessita de ser substituído.

Confia nos postos onde abasteceu?

Um facto muitas vezes ignorado e que traz cada vez mais carros à oficina de forma prematura é a própria qualidade da gasolina com que andámos a alimentar o carros nos últimos milhares de quilómetros. Iremos recorrer a uma série de estações diferentes e, numa altura em que as regiões do litoral estão cheias de carros em circulação, poderá dar-se o caso de abastecermos gasolina adulterada ou de inferior qualidade. Se suspeitar que esse poderá ser o seu caso, aconselhe-se com uma oficina reputada onde poderá sangrar o depósito ou adquirir detergentes para esta situação.

Se, depois da inspeção completa que aqui lhe recomendamos, ainda estiver com problemas, esta também é uma boa altura para deixar o carro na oficina. Quando ignoramos os pequenos problemas, estes têm tendência para se agravar com o tempo e o melhor é tratar disso antes que as crianças voltem à escola e os acessos às cidades se voltem a entupir.

Good Year Kilometros que cuentan