Quais são as 10 marcas de automóveis mais valiosas?

27 Novembro | 2018 | Goodyear

Quais são as marcas de automóveis mais valiosas? Quais são aquelas marcas que são um investimento seguro para qualquer acionista e como atingiram esse estatuto?
A Interbrand procura identificar anualmente quais são as marcas mais valiosas do mundo. Não obstante a liderança do ranking estar dominado por empresas do sector das tecnologias de informação (Apple, Google e Amazon), as marcas de automóveis estão também bem posicionadas. Aliás, há 16 marcas do sector automotivo entre as mais valiosas. 15 de automóveis e uma de motos.
Veja aqui quais são as 10 marcas de automóveis mais valiosas de 2018, segundo os critérios da Interbrand https://www.interbrand.com/best-brands/best-global-brands/2018/ranking/, que tem em conta variáveis como “desempenho financeiro dos seus produtos e serviços, a sua relevância nas decisões de compra dos consumidores e a sua força competitiva em conjunto com a capacidade de criação de fidelidade entre os seus compradores”.

O top 3 das marcas mais valiosas

Toyota

A primeira marca de automóveis entre as mais valiosas do mundo é a Toyota (sétima posição no ranking global). A marca nipónica registou uma valorização de 6% face ao valor anterior para 53,4 mil milhões de dólares.
A Toyota fabrica uma linha diversificada de veículos em todo o mundo e está a tomar medidas de fundo no desenvolvimento de carros ecológicos, o que permitirá à sociedade reduzir a sua pegada de carbono.

Mercedes-Benz

Ainda entre as 10 marcas mais valiosas está a Mercedes-Benz, a divisão de automóveis de luxo do grupo Daimler, na oitava posição da geral. A marca que fabrica carros premium, comerciais e pioneira em engenharia e mobilidade valorizou 2% face ao ano anterior para 48,6 milhões de dólares. Tal como a Toyota, esta marca é considerada mais valiosa que o Facebook.

BMW

A valorização da marca reduzir 1% para 41 mil milhões de dólares, mas ainda assim é a 3ª marca de automóveis mais valiosa e a 13ª do ranking global. A BMW é a marca de automóveis de luxo do Grupo BMW, um fabricante internacional de automóveis que está comprometido com a mais elevada qualidade de todos os seus produtos e serviços.
Não menos importantes

O top 10 das marcas de carros mais valiosas

1.- Toyota: 53.404
2.- Mercedes-Benz: 48.601
3.- BMW: 41.006
4.- Honda: 23.682
5.- Ford: 13.995
6.- Hyundai: 13.535
7.- Nissan: 12.213
8.- Volkswagen: 12.201
9.- Audi: 12.187
10.- Porsche: 10.707
Fonte: Interbrand, Valores: milhões de dólares

Honda

A quarta posição, em termos automóveis, é ocupada pela Honda, uma multinacional japonesa que fabrica automóveis, aviões, motos e equipamentos de energia. Na lista geral ocupa a 20ª posição e apresenta uma valorização de 4% em relação ao exercício anterior para 23,7 mil milhões de dólares.

Ford

Na lista global ocupa a 35ª posição e é a quinta do sector automóvel. A Ford Motor Company apresentou um crescimento de 3% face ao ano anterior para 13,99 mil milhões de dólares. A empresa de Michigan projecta, fabrica, comercializa e presta serviços aos automóveis, camiões, SUV, veículos eléctricos da marca e pretende posicionar-se como líder em soluções de mobilidade, veículos autónomos e eléctricos.

Hyundai

A subir 3% e ocupando a 36ª posição no ranking global de marcas está a Hyundai que vale actualmente 13,5 mil milhões de dólares. A empresa foca-se na disponibilização de uma experiência do consumidor extraoridinária assente na liderança de design, excelência da engenharia e valor excepcional de cada veículo que vende.

Nissan

O valor da Nissan aumentou 6% face ao ano passado sendo agora de 12,2 mil milhões de dólares. Ocupa a 7ª posição nas marcas automóveis e a 40ª da geral. Segundo a breve descrição da empresa partilhada pela Interbrand, a Nissan é um abricante global de veículos que vende mais de 60 modelos distintos sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun.
A força dos alemães

Volkswagen

Em oitavo lugar do sector e em 41º lugar do ranking geral está a Volkswagen. A empresa cresceu 6% para 12,2 mil milhões de dólares, um valor semelhante à avaliação da Nissan. Volkswagen é uma marca do grupo Volkswagen, um dos maiores fabricantes automóveis do mundo e o maior da Europa. Parte da produção sai das linhas de montagem da AutoEuropa, em Palmela, Setúbal.

Audi

Imediatamente a seguir à Volkswagen, na 9ª posição dos fabricantes automóveis e na 42ª posição do ranking global está a Audi. Valorizou ligeiramente (1%) face ao ano anterior par 12,19 mil milhões de dólares. A Audi auto-descreve-se como “Progresso através da Tecnologia” que está subjacente ao desenvolvimento de cada veículo da marca. Inspira soluções inovadores, engenharia revolucionária e design progressivo, explica a descrição da marca no site da Interbrand.

Porsche

Na 52ª posição do ranking geral, a subir 6% face ao ano anterior, para 10,7 mil milhões de dólares, está a Porsche. Esta é também uma marca do grupo Volkswagen que desenvolve tecnologias para um desempenho avançado do veículo, melhoria da segurança, fomentando inovações ambientais na indústria automóvel.
Numa lista que continua até à 16ª marca do sector automóvel https://www.interbrand.com/best-brands/best-global-brands/2018/ranking/#?filter=Automotive incluindo uma de motociclos – a Harley-Davidson – encontram-se ainda as marcas Kia, Land-Rover, Ferrari (esta subiu 18%), Mini e Subaru (uma nova entrada nesta lista das marcas mais valiosas a nível global.

Good Year Kilometros que cuentan