Quais são as 10 marcas de automóveis mais valiosas?

Quais são as marcas em que vale a pena investir, não apenas pelo valor percebido, mas também pela relevância nas escolhas do consumidor.

Quais são as marcas de automóveis mais valiosas? Quais são aquelas marcas que são um investimento seguro para qualquer acionista e como atingiram esse estatuto?
A Interbrand procura identificar anualmente quais são as marcas mais valiosas do mundo. Não obstante a liderança do ranking estar dominado por empresas do sector das tecnologias de informação (Apple, Google e Amazon), as marcas de automóveis estão também bem posicionadas. Aliás, há 16 marcas do sector automotivo entre as mais valiosas. 15 de automóveis e uma de motos.
Veja aqui quais são as 10 marcas de automóveis mais valiosas de 2018, segundo os critérios da Interbrand https://www.interbrand.com/best-brands/best-global-brands/2018/ranking/, que tem em conta variáveis como “desempenho financeiro dos seus produtos e serviços, a sua relevância nas decisões de compra dos consumidores e a sua força competitiva em conjunto com a capacidade de criação de fidelidade entre os seus compradores”.

O top 3 das marcas mais valiosas

Toyota

A primeira marca de automóveis entre as mais valiosas do mundo é a Toyota (sétima posição no ranking global). A marca nipónica registou uma valorização de 6% face ao valor anterior para 53,4 mil milhões de dólares.
A Toyota fabrica uma linha diversificada de veículos em todo o mundo e está a tomar medidas de fundo no desenvolvimento de carros ecológicos, o que permitirá à sociedade reduzir a sua pegada de carbono.

Mercedes-Benz

Ainda entre as 10 marcas mais valiosas está a Mercedes-Benz, a divisão de automóveis de luxo do grupo Daimler, na oitava posição da geral. A marca que fabrica carros premium, comerciais e pioneira em engenharia e mobilidade valorizou 2% face ao ano anterior para 48,6 milhões de dólares. Tal como a Toyota, esta marca é considerada mais valiosa que o Facebook.

BMW

A valorização da marca reduzir 1% para 41 mil milhões de dólares, mas ainda assim é a 3ª marca de automóveis mais valiosa e a 13ª do ranking global. A BMW é a marca de automóveis de luxo do Grupo BMW, um fabricante internacional de automóveis que está comprometido com a mais elevada qualidade de todos os seus produtos e serviços.
Não menos importantes

O top 10 das marcas de carros mais valiosas

1.- Toyota: 53.404
2.- Mercedes-Benz: 48.601
3.- BMW: 41.006
4.- Honda: 23.682
5.- Ford: 13.995
6.- Hyundai: 13.535
7.- Nissan: 12.213
8.- Volkswagen: 12.201
9.- Audi: 12.187
10.- Porsche: 10.707
Fonte: Interbrand, Valores: milhões de dólares

Honda

A quarta posição, em termos automóveis, é ocupada pela Honda, uma multinacional japonesa que fabrica automóveis, aviões, motos e equipamentos de energia. Na lista geral ocupa a 20ª posição e apresenta uma valorização de 4% em relação ao exercício anterior para 23,7 mil milhões de dólares.

Ford

Na lista global ocupa a 35ª posição e é a quinta do sector automóvel. A Ford Motor Company apresentou um crescimento de 3% face ao ano anterior para 13,99 mil milhões de dólares. A empresa de Michigan projecta, fabrica, comercializa e presta serviços aos automóveis, camiões, SUV, veículos eléctricos da marca e pretende posicionar-se como líder em soluções de mobilidade, veículos autónomos e eléctricos.

Hyundai

A subir 3% e ocupando a 36ª posição no ranking global de marcas está a Hyundai que vale actualmente 13,5 mil milhões de dólares. A empresa foca-se na disponibilização de uma experiência do consumidor extraoridinária assente na liderança de design, excelência da engenharia e valor excepcional de cada veículo que vende.

Nissan

O valor da Nissan aumentou 6% face ao ano passado sendo agora de 12,2 mil milhões de dólares. Ocupa a 7ª posição nas marcas automóveis e a 40ª da geral. Segundo a breve descrição da empresa partilhada pela Interbrand, a Nissan é um abricante global de veículos que vende mais de 60 modelos distintos sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun.
A força dos alemães

Volkswagen

Em oitavo lugar do sector e em 41º lugar do ranking geral está a Volkswagen. A empresa cresceu 6% para 12,2 mil milhões de dólares, um valor semelhante à avaliação da Nissan. Volkswagen é uma marca do grupo Volkswagen, um dos maiores fabricantes automóveis do mundo e o maior da Europa. Parte da produção sai das linhas de montagem da AutoEuropa, em Palmela, Setúbal.

Audi

Imediatamente a seguir à Volkswagen, na 9ª posição dos fabricantes automóveis e na 42ª posição do ranking global está a Audi. Valorizou ligeiramente (1%) face ao ano anterior par 12,19 mil milhões de dólares. A Audi auto-descreve-se como “Progresso através da Tecnologia” que está subjacente ao desenvolvimento de cada veículo da marca. Inspira soluções inovadores, engenharia revolucionária e design progressivo, explica a descrição da marca no site da Interbrand.

Porsche

Na 52ª posição do ranking geral, a subir 6% face ao ano anterior, para 10,7 mil milhões de dólares, está a Porsche. Esta é também uma marca do grupo Volkswagen que desenvolve tecnologias para um desempenho avançado do veículo, melhoria da segurança, fomentando inovações ambientais na indústria automóvel.
Numa lista que continua até à 16ª marca do sector automóvel https://www.interbrand.com/best-brands/best-global-brands/2018/ranking/#?filter=Automotive incluindo uma de motociclos – a Harley-Davidson – encontram-se ainda as marcas Kia, Land-Rover, Ferrari (esta subiu 18%), Mini e Subaru (uma nova entrada nesta lista das marcas mais valiosas a nível global.