Manobras: festival de Marionetas volta a 11 Municípios

O segundo Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, Manobras, prolonga-se até 31 de outubro, em 11 municípios, da zona centro, associados da Artemrede.

Agora que o frio deveria estar a chegar, afinal estamos no início do Outono e o mês de Outubro já avança gradualmente, é altura de optar por programas longe do areal. O Manobras: Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, está a realizar-se um pouco por todo o país. Até 31 de outubro todos os caminhos vão dar ao Festival Manobras.

A organização é da Artemrede e a programação está distribuída por 11 municípios associados. Um grupo de espectadores, os chamados visionários, escolheram parte da programação. Os municípios associados são Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Santarém, Sobral de Monte Agraço (Lisboa) e Tomar (Santarém)

Espectáculos e workshops

Segundo a organização, este festival pretende cruzar o espetáculo de Marionetas e o teatro de objetos com outros discursos e outras áreas, visando diferentes públicos. Também os espaços escolhidos são cirurgicamente escolhidos: teatros, ruas, praças e também percursos que levam os visitantes a conhecer monumentos e património.

A oferta de eventos é diversificada, estando previstos 20 iniciativas, incluindo 13 espetáculos, quatro oficinas, uma instalação de luz e música e duas vídeo-instalações criadas para espaços específicos em Tomar (distrito de Santarém) e Sobral de Monte Agraço (Lisboa).

Clássicos nacionais e internacionais

Nesta programação diversificada, pode destacar-se a ópera barroca com Marionetas “Guerras do Alecrim e Mangerona”, uma coprodução da Artemrede com o Cistermúsica que junta os Músicos do Tejo e a S.A. Marionetas, com recurso a Marionetas à escala humana, num espetáculo que estará em digressão passando por Pombal, Tomar, Palmela e Abrantes.

O festival acolhe companhias nacionais e internacionais, incluindo a Toutito Teatro (França), a Tof Théâtre (Bélgica), o Teatro de Marionetas do Porto, o NUNCA, o PIA – Projetos de Intervenção Artística, o Red Cloud Teatro de Marionetas, a S.A. Marionetas com os Músicos do Tejo, e o Radar 360º. Este grupo encerra o festival no “Dia das Bruxas” promovendo um espetáculo denominado Festopia”, que contará com a participação da comunidade de Pombal. A generalidade dos municípios envolvidos estão a partilhar o esforço de divulgação nos respetivos sites e outros suportes.

Em suma, neste festival há uma relação íntima dos espetáculos com o património de cada um dos concelhos É uma excelente oportunidade para ir, com os seus filhos conhecer os locais, a cultura e o património, enquanto se divertem. Inclusivamente, alguns dos espetáculos são gratuitos.

E atenção, as Marionetas nem sempre são um espetáculo para crianças. A programação do Manobras foi concebida a pensar em todos.