Praias de Albufeira: as 10 melhores

No Algarve são quase todas excelentes, mas nós escolhemos aquelas que são para nós as 10 melhores praias de Albufeira. O Verão de 2017 está à vossa espera!

Albufeira tem tudo o que é necessário para ser a verdadeira capital do turismo português por altura do verão. Acima de tudo, tem alguns dos melhores areais nacionais: 25 das praias de Albufeira começam a temporada de 2017 com Bandeira Azul, sinal da excelente qualidade da água, areia e infraestruturas da zona mais concorrida do Algarve. E, apesar das multidões que aqui acorrem, continua a ser possível arranjar um lugar tranquilo no meio do areal, água morna onde passar o dia com os pés de molho e um céu azul fantástico que nos acompanha até ao pôr do sol.

A beleza natural da costa de Albufeira merece atenção demorada: tem um par de areais muito extensos, com mais de 5 quilómetros cada, mas tem também pequenas praias e enseadas defendidas pelas falésias e estruturas rochosas. Há muito que a cidade abandonou o seu ar de vila pacata e tornou-se tão concorrida que o melhor programa é mesmo partir à descoberta das praias da região. São muitas e vamos cometer injustiças nesta seleção, mas venha connosco num passeio pelas 10 melhores praias de Albufeira.

    1. Salgados

    A Praia dos Salgados fica numa das zonas de prestígio de Albufeira, rodeada de hotéis e percursos de golfe. Surge na continuação do extenso areal que vem desde Armação de Pera e é destino habitual de jogadores e atrizes. Tem um ótimo restaurante, Os Salgados, mas tem também motivos de interesse se procura mais do que praia. No sentido de Armação há uma passadeira ao lado das dunas que nos pode levar num agradável passeio de fim de tarde a ver os pássaros que habitam na lagoa dos Salgados.

    2. Galé

    Perto dos Salgados e a partilhar o mesmo areal, a Galé pode ser acedida pelo lado poente ou nascente. Apesar de ser uma das mais famosas da região, tem espaço suficiente para ser uma agradável praia familiar e, mesmo assim, manter-se como uma das mais calmas. Costuma ter uma das areias mais limpas do Algarve.

    3. Evaristo, Castelo e Coelha

    À medida que nos aproximamos da cidade e termina o areal de Armação de Pera, começa mudar o panorama. Encontramos pequenas praias e enseadas, com caminhos entre as falésias e reentrâncias rochosas, discretas e muito agradáveis. O problema é encontrar aqui espaço por altura do verão, já que em comparação com a Galé ou a Falésia, são minúsculas. As praias do Evaristo e do Castelo, com os seus altos paredões rochosos, parecem ter sido mesmo feitas para fotografia de cartão postal ou para cenário de filme de piratas. A Coelha é um pouco maior mas fica igualmente bem abrigada e, pesando os prós e os contras, é talvez a mais agradável para famílias.

    4. São Rafael

    Depois de uma sucessão de rochas e praias ainda mais pequenas, São Rafael e Arrifes são as duas últimas praias de dimensão média antes de chegarmos ao porto de abrigo. Ambas têm rochas a pouca distância da praia e são particularmente convidativas ao mergulho com óculos nas suas águas calmas. Em Arrifes durante a maré baixa criam-se diversas piscinas muito agradáveis que as crianças adoram.

    Arrifes

    5. Pescadores

    Ao lado do centro piscatório de Albufeira, a Praia do Peneco e a dos Pescadores são as duas mais tradicionais. Já receberam gerações de veraneantes, de noite e de dia, e assistiram ao crescimento da vila até ao gigante de turismo em que se tornou. Não são tão belas como outras mas, se passar por aqui, explore também as ruas do antigo bairro de pescadores. Vai encontrar um cenário bastante diferente de todos os aldeamentos turísticos que rodeiam a localidade.

    6. Oura

    O crescimento dos complexos de apartamentos da Oura ligou a zona à antiga vila na mesma malha urbana. Com o turismo veio também uma praia mais preenchida mas mantém-se uma das mais agradáveis da zona. Costuma receber um público mais jovem do que as do centro, mas tem águas cálidas q.b. para fazer as delícias de qualquer família.

    7. Santa Eulália

    Santa Eulália mudou bastante nas últimas décadas mas tem ainda a vizinhança de um dos espaços noturnos icónicos do Algarve, o Le Club. Em conjunto com a sua vizinha Maria Luísa, é uma das mais pacíficas da região. Costumam ter uma temperatura de água ótima para passar o dia inteiro de molho e têm o enquadramento das suas ravinas cor de laranja para enfeitar o pôr do sol.

    8. Olhos de Água

    A antiga aldeia piscatória nos subúrbios de Albufeira já perdeu muito do elemento genuíno, mas a praia continua muito agradável. Não tem as águas quentes da Oura, mas tem poças na maré baixa, uma fonte de água e um miradouro. Excelente para espreitar o azul e os matizes do pôr do sol.

    Falésia

    9. Falésia

    Este gigantesco areal vai dos Olheiros de Água Doce até à marina de Vilamoura, mudando de nome enquanto passamos. Começa na Praia das Belharucas, acessível através de uma estrada de terra, passa pelo restaurante do famoso Chef Olivier, na Aldeia das Açoteias e pela frente marítima do Alfamar. Ao longo do percurso somos acompanhados pelas falésias laranja de grande altura que dão o nome à praia. Apesar da quantidade de complexos turísticos construídos em volta, tem muito espaço para quem procura total tranquilidade. Em conjunto com a Ponta da Piedade, deve ser o cenário algarvio com maior número de presenças em cartões postais. É, definitivamente, uma das melhores praias do país para quem procura apenas sol, areia e águas agradáveis.

    10. Rocha Baixinha

    As falésias começam a desaparecer e, a determinada altura, são substituídas por uma faixa de terrenos agrícolas. Chega-se à Rocha Baixinha e à Praia dos Tomates através de uma estrada em terra batida mas as suas estruturas de apoio são totalmente civilizadas. Encontramos aqui uma mão cheia de belíssimos restaurantes e esplanadas de praia e tudo o mais necessário. As correntes encarregam-se da qualidade da água apesar da marina próxima é uma das mais aconselhadas para famílias em Vilamoura.

    E ainda…

    No Algarve há ainda muitas mais praias e as crianças adoram os Parques Aquáticos. Para elas e para os pais, o Autódromo do Algarve tem uma pista de karting. A comida da época é o marisco e a região tem os vinhos perfeitos para acompanhar. Recomendamos ainda passeios para o interior, e um salto até à Serra do Caldeirão.