Mercados gourmet

29 Outubro | 2015 | Goodyear

Um fim de semana pelos mercados de gastronomia lisboetas, com passagem por Algés, Campo de Ourique, Ribeira, Martim Moniz e Eat Out Lisboa

Ir ao mercado é um dos mais clássicos hábitos lisboetas, mas experimentar boa e requintada oferta gastronómica, pronta a comer, é uma novidade a que os locais também já se habituaram. Já são três, Algés, Campo de Ourique e Ribeira, e não é só em mercados que a gastronomia se abre a novos espaços. Aproveite o fim de semana de 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro para experimentar diferentes recantos da capital, quando a oferta gourmet chega também à clássica Garagem Auto Palace, edifício marcante perto do Largo do Rato. Venha conhecer os novos centros de gastronomia lisboetas.

A inspiração dos mercados gastronómicos parece chegar de Madrid ou Barcelona, onde La Boqueria ou Santa Caterina são locais de romaria para locais e forasteiros, e tem funcionado como forma de reanimar espaços que poderiam correr risco de extinção, acossados pela presença das grandes superfícies. A proposta é simples: democratizar boa e fresca comida. Curiosamente, grande parte da clientela portuguesa chega de fora de Lisboa, atraídos a uma visita à cidade por este novo tipo de restauração, moderno e urbano, mas muito respeitoso das nossas raízes.

 

Comer no mercado: Ribeira

Nestes espaços somos acolhidos por sucursais de alguns dos melhores restaurantes da cidade (não faltam aqui as estrelas da gastronomia nacional), com uma oferta que procura ser mais acessível e que permite a degustação de variados pratos. O desenho do espaço também conduz a essa liberdade: na Ribeira, por exemplo, a zona central ( o “food court”) é comum a todos os restaurantes ali presentes, o que permite que cada comensal escolha o que lhe apeteça e se junte depois aos seus amigos para, em conjunto, apreciarem pratos com uma série de proveniências diferentes. Ali mesmo ao lado, o Cais do Sodré é o destino mais óbvio a seguir à refeição.

Experimente: gelados do Santini, os croquetes da Croqueteria, o leitão na “Food Corner” do Henrique Sá Pessoa, o sashimi da Confraria.

Oferta gastronómica - Quilometrosquecontam

 

Campo de Ourique

Mais pequeno, mas com uma traça que lhe dá um ar muito pitoresco, o Mercado de Campo de Ourique guarda bem o espírito de oferta para os habitantes do bairro e, por isso mesmo, mantém-se genuíno. A oferta é muito variada e coloca debaixo do mesmo tecto bancas de frutas, marisqueiras, hambúrguers gourmet e vendas de fruta. Aos fins de semana há sessões de DJ´ing e bebe-se gin na esplanada. Se, depois da refeição, ficar com vontade de (re)explorar a cidade, a paragem do 28 fica perto, para o levar no percurso mais clássico de Lisboa.

Experimente: camarão de Espinho no balcão do Mercado do Marisco, o gin da semana do Gins Corner, porco preto directamente do produtor no Atalho do Mercado, cheesecake de doce de leite e bolacha Oreo do Depois.

 

Martim Moniz

Com características bem diferentes, depois de mal tratado pela população e transformado em local “pouco recomendável”, os últimos anos trouxeram o Mercado de Fusão e a reabilitação do Martim Moniz. A oferta e a clientela são bastante diferentes dos exemplos acima, não é o espírito gourmet que aqui se encontra, mas cheiram-se bem os odores da comida do mundo. Aqui encontramos 10 quiosques que partem de Portugal e vão da China à Argentina, do Japão ao Brasil, com  desvio por África. Aqui também se desenrolam diversas actividades artísticas, com DJ´s e concertos, artesanato e cinema. É também a partir desta zona que Lisboa começa a ganhar um novo eixo noctívago, na linha Mouraria-Intendente.

Experimente: Pizza “al´taglio” no Pizza Fina, noodles do BBQMX, ceviche peruana do El Cartel, espetadas asiáticas do Paus.

 

Mercado de Algés

Nesta visita pelos mercados de Lisboa, arriscamos ainda um salto até “fora de portas”, como se dizia no tempo dos nossos avós. O Mercado de Algés, bem situado na zona de bairros tradicionais que faziam subúrbio à capital, aproveita também a sua tradicional relação com a população para procurar manter o ambiente familiar de um mercado “à antiga”. Ao contrário dos seus congéneres do centro da cidade, aqui  a clientela é menos composta por turistas, contando com bastante mais portugueses. Aproveite o rio para um passeio a seguir à refeição.

Experimente: burritos do Walkamole, sopa de marisco no Peixe Ó Balcão, gelado de yogurte da Weels, tempura de ostra do Sushic e frango com molho barbecue do Miguel Laffan.

 

Mercado Lisboa - Quilometrosquecontam

Rato

Aproveitando este passeio, vamos permitir-nos a uma pequena liberdade e referir também o Eat Out Lisboa, que aparece nesta lista devido ao insólito local escolhido. Se optar pelo fim de semana de 30, 31 e 1 de Novembro, poderá visitar um dos edifícios mais carismáticos de Lisboa para um evento ainda rodeado de algum secretismo. A Garagem Auto Palace (Av. Alexandre Herculano) é considerada uma das 100 obras de engenharia mais relevantes do princípio do séc. XX, a sua estrutura foi projectada por Gustave Eiffel, e irá recebir um evento gastronómico no mínimo improvável. Estão confirmadas as presenças de Marlene Vieira, Kiko Martins, Paulo Morais, Bertílio Gomes, Chakall, Sushi Café, Ostraria, Mercantina e Prego da Peixaria.

Experimente: não sabemos! Deixe-se ir à aventura porque os nomes em cartaz são garantia de qualidade.

Good Year Kilometros que cuentan