Mercados de Natal: onde as crianças podem encontrar o Pai Natal

20 Dezembro | 2018 | Goodyear

Faltam poucos dias para o Natal, mas ainda há oportunidades que não pode perder em muitos mercados de Natal organizados de norte a sul do país. Muitos prolongam-se até ao início do mês de janeiro, com o dia de Reis, 6 de janeiro, a assinalar o final da maioria.

Os mercados de Natal são particularmente cativantes para quem não gosta de se meter em centros de comerciais, em particular quando as enchentes são maiores, como é o caso da corrente época. À azáfama de preparação da ceia e de arranjar a casa para receber família e amigos, junta-se a corrida aos presentes para os miúdos e graúdos. E, como se não bastasse, somam-se agora as promoções “Black Friday” que, mais que um dia, têm-se transformado vários dias ou até mesmo semanas de oportunidades excepcionais.

Se o objectivo é meramente fugir de multidões, os mercado de Natal poderão não ser igualmente solução, devido à popularidade que têm vindo a ganhar, mas sempre poderá encontrar presentes originais, contribuir para a economia local e nacional e para os milhares de artesãos que trabalham diariamente nas suas artes.

E, claro, é sempre uma oportunidade para os mais pequenos correrem, gastarem energias e, com sorte, cumprimentar e tirar uma “selfie” com o Pai Natal.

Natal Encantado Porto de Mós, Leiria

Até 6 de janeiro pode visitar o Natal Encantado Porto de Mós, na Vila de Porto de Mós, em Leiria. Durante cerca de um mês decorrem uma série de atividades de âmbito cultural, social, desportivo e comercial.

O site Visit Portugal descreve-o evento como um espaço em que poderá contar com uma pista de gelo, exposições de presépios, animação musical, contos, ateliês, espetáculos, teatro, feira de artesanato, mercadinho de natal, natal para os animais, feira de velharias. Há também um programa especial para a passagem de ano. Estes são alguns dos momentos chave que compõe o programa alargado do evento, que pretende dinamizar o comércio local, dar vida à vila de Porto de Mós.

Óbidos Vila Natal

Em Óbidos, a Vila Natal é já um clássico. Um mundo mágico que enche a vila de luz, cor e fantasia e onde todos podem viver experiências mágicas, entre inúmeras brincadeiras e diversões.

Entre outras animações pode visitar, até 6 de janeiro, a Casa do Pai Natal, o presépio, assistir a espetáculos, participar em jogos, patinar nas pistas de gelo, brincar nos insufláveis.

A organização assegura que no local irá abrir a sua “arca de recordações” e viajar no tempo, voltando a ser criança. E claro, se levar as suas crianças, melhor ainda. “Em Óbidos Vila Natal criamos instantes para mais tarde recordar!”, lê-se no site de promoção do evento.

Viseu Natal 2018

Também até 6 de janeiro, em Viseu, há um mercado e Natal cheio de animação. O programa é extenso e merece uma vista de olhos.

A programação inclui o caminho até à Aldeia dos Sonhos, a Aldeia dos Sonhos propriamente dita, iluminações e até um comboio de Natal. A rota dos presépios é outro atractivo desta iniciativa.

No mercado 2 de Maio, poderá encontrar o Mercado de Natal, e tudo o que de melhor e mais característico há para esta quadra natalícia. Segundo a organização, 23 operadores trazem à cidade o melhor da doçaria tradicional, padaria, frutos secos, chocolataria, vinho do Dão, ginja, cestaria, artesanato e produtos tradicionais.

Vila Natal nas Caldas das Taipas

Este mercado termina mais cedo que outros. Mas, até 24 de Dezembro, o centro da Vila das Taipas, em Guimarães transforma-se numa “Vila Natal”. É o segundo ano consecutivo desta iniciativa que decorre aos fins-de-semana e que inclui um mercado de natal e animação de rua.

A comissão de festas “Dar Vida à Vila” e outros coorganizadores uniram esforços para para assinalar esta época mágica. No mercado será possível encontrar produtos tradicionais e muita animação de rua incluindo teatro, música, dança, pinturas faciais, jogos tradicionais, hora do conto e as tradicionais fotografias com o Pai Natal e os figurantes natalícios.

Magia do Natal no centro histórico de Sintra

Até 23 de Dezembro, o centro histórico de Sintra transforma-se para o Natal, proporcionando aos visitantes momentos de partilha e encantamento. O cenário natural combina-se com cenários de encantar.

Pelo espaço circulam fadas, duendes, seres fantásticos e o próprio Pai Natal. Os visitantes são ainda convidados a entregar um donativo (bem alimentar não perecível) ou um valor simbólico em numerário que irá reverter para a compra de alimentos para as famílias mais carenciadas do concelho.

A brincadeira, as atividades desportivas, os ateliês, os concertos e, claro, espaços de restauração e o artesanato são uma constante ao longo dos dias do evento. Um evento criado para miúdos e graúdos podem usufruir ao máximo.

Some a estas sugestões os roteiros Natal que lhe propusemos há dias e passe um excelente dia, em família, a patinar, a experimentar a gastronomia local e a, claro, aproveite para comprar o presente de Natal que ainda não tinha encontrado.

Good Year Kilometros que cuentan