Meta o leitor no shuffle e deixe-se conduzir

11 Abril | 2015 | Goodyear

É inacreditável o poder que a música tem sobre as pessoas. Há canções que nos transportam a locais do passado, que nos lembram pessoas, marcam a nossa filosofia de vida, a nossa forma de vestir, hinos que formam a nossa pessoalidade…

O avanço da tecnologia fez com que a forma de a ouvir tenha mudado, mas o mais importante, o efeito que a música produz em nós, permanece sempre. Para trás ficaram já aqueles CD e cassetes com compilações caseiras que muitos ainda guardamos no porta-luvas, discos com nomes escritos a caneta de feltro como “Verão 06”, “Mix Pop-Rock” ou “Música variada”, e que foram a banda sonora de viagens inesquecíveis com amigos, fins de semana românticos ou férias com a família.

Um estudo recente demonstrou que a música que ouvimos enquanto conduzimos pode estar relacionada com o risco de acidente. Ouvir uma canção num carro, durante uma viagem, é uma sensação completamente diferente de tudo o resto. As notas invadem o espaço, conquistam todos os centímetros da viatura, o nosso cérebro fica  atento a cada verso e o refrão parece-nos diferente. Este estado faz com que ao ouvirmos, por exemplo, ritmos rock, a euforia empurre o pé para pisar o acelerador.

Por isso, o estudo recomenda também uma lista das canções mais seguras para conduzir:

Come Away With Me – Norah Jones

Tiny Dancer – Elton John

I Don’t Want To Miss A Thing – Aerosmith

Billionare – Bruno Mars

Mas não é só o tipo de canção que influencia o comportamento ao volante: o volume de reprodução pode também aumentar o risco de acidente. Embora seja certo que, às vezes, gostamos de subir o volume daquele tema pelo qual estamos apaixonados, também há que ter em conta que o som excessivamente alto pode distrair-nos e ocultar-nos aqueles que são realmente importantes, como sirenes de ambulâncias e viaturas da autoridade.

Agora que já sabe como a música pode influenciar as suas viagens, quais são as canções que o inspiram para conduzir?

Good Year Kilometros que cuentan