Como mudar pneus: guia para trocar facilmente de pneus

Descubra com Quilómetros que contam como trocar os pneus do seu automóvel e a maneira mais rápida e eficiente de o fazer.

Esteve meses a preparar a sua viagem. Quando finalmente chega o dia, prepara tudo, coloca as malas no carro e verifica que não falta nada. De repente, no momento mais inesperado, depara-se com uma surpresa desagradável. Tem um furo ou, pior ainda, o pneu rebenta. Não há problema. A Goodyear explica-lhe tudo o que é preciso saber para mudar os pneus com rapidez, eficiência e segurança.

Antes de trocar os pneus do seu automóvel deve conhecer as suas dimensões e características para que se comporte corretamente no asfalto. E também para não ter momentos na altura da inspeção obrigatória. Do mesmo modo, é importante que, antes de escolher o pneu de substituição, conheça as opções à disposição. Por exemplo, sabia que ao adquirir um pneu ecológico pode aumentar a eficiência da sua condução e poupar até 5% em combustível?

Como trocar pneus: guia para trocar facilmente de pneus

Evite ter de trocar os jogos de pneus entre as versões de verão, quando o calor aperta, e específicas de inverno na época mais fria, existem opções como os All Seasons que, devido ao seu alto rendimento em qualquer tipo de condições, se tornaram uma tendência.

Tendo estes conceitos clarificados e qual o tipo de pneu que necessita, a troca de pneus é simples. Se vai regularmente ao mecânico, é provável que os seus pneus não se encontrem desgastados, que estejam alinhados e com a pressão correta. Por isso, as probabilidades de um furo são muito reduzidas. No entanto, há sempre alguma probabilidade de sofrer algum acidentes e é bom saber como reagir face a esse cenário e como trocar um pneu furado.

Como trocar pneus: guia para trocar facilmente de pneus

Primeiro passo: a importância da segurança

Se o pneu rebentar, a primeira medida a tomar é manter a estabilidade do veículo e retirá-lo o quanto antes da estrada para evitar possíveis acidentes envolvendo outros veículos. É o pior dos cenários possível e esperemos que nos muitos quilómetros que tem à sua frente, nunca tal lhe aconteça. O normal é ter um furo e, neste caso, começará a notar que o automóvel perde estabilidade. Também podes ouvir o pneus a perder ar.

Em qualquer caso, o mais importante é reduzir pouco a pouco a velocidade até parar completamente, encostado num local com boa visibilidade e sem obstruir o trânsito. É preferível que não seja em plano inclinado e em terreno firme. Antes de sair do veículo, lembre-se de vestir o colete refletor e logo em seguida de colocar o triângulo de emergência a uma distância nunca inferior a 30 metros e visível a pelo menos 100 metros de distância. Se for de noite é conveniente tomar medidas de precaução adicionais. Não se esqueça de deixar os faróis do automóvel ligados, incluindo as luzes de emergência.

Depois, deve avaliar os estragos, mas não apenas do pneu. Verifique que tudo o resto está em ordem e considere a possibilidade de chamar o serviços técnico de assistência em viagem, se verificar que devido ao trânsito ou às condições da estrada a sua segurança não está garantida. Lembre-se que os profissionais podem ajudá-lo a mudar ou a reparar o pneu. A maioria dos furos provocados por pregos ou cortes de até 0,64 cm na banda de rodagem podem ser reparados se os danos se encontram apenas nas na banda. Poderá também entrar em contacto com o distribuidor Goodyear mais próximo de si.

Como trocar pneus: guia para trocar facilmente de pneus

Mudar o pneu passo a passo

Desmontar um pneu à mão pode parecer complicado, mas, na realidade, basta seguir alguns passos corretamente. Localize o pneu sobresselente, o macaco e a chave (se desconhece o seu paradeiro, pode consultar o manual do veículo). Se a roda tiver um tampão, remova-o, e se tiver um parafuso antirroubo, retire-o também com o adaptador especial que está junto ao macaco.

Em seguida deve soltar (apenas afrouxar, não retirar) os parafusos do pneu com a chave e colocar o macaco no chassis à distância indicada no manual do veículo (geralmente junto à roda direita dianteira ou à traseira esquerda, tendo, em alguns casos, uma placa adicional de segurança para que o macaco suporte o peso de forma nivelada. Certifique-se que o travão de mão está puxado e comece a girar a manivela até que o pneus furado não toque no solo. Um truque para mudar o pneu em segurança é colocar o pneu sobresselente alinhado com o macaco para que, em caso de falha, possa amparar a queda do veículo.

Nunca eleve o macaco até ao nível máximo. A força que o veículo exerce pode parti-lo.
Uma vez elevado o veículo retire os parafusos que afrouxou anteriormente e retire o pneu furado.

O pneu sobresselente

Coloque o pneu no eixo e aperte os parafusos com os dedos. Remova a roda que colocou a proteger e baixe o veículo. Uma vez totalmente assente no chão, aperte bem as porcas com a chave e recolha todas as ferramentas.

Já terminou de mudar os pneus? Não. Faltam um dos passos mais importantes: dirija-se ao posto de abastecimento mais próximo e verifique a pressão dos pneus. Lembre-se que, se não o fizer, poderá voltar a ter um furo em breve. Por outro lado, se o seu pneu sobresselente é temporário poderá durar apenas 80 quilómetros pelo que deverá deslocar-se o quanto antes à oficina para o substituir pelo pneu mais adequado.

Agora que já sabe como trocar um pneu irá com mais segurança na estrada. Claro que se tiver pneus RunOnFlat, não haverá furo que o pare.

Pneus All Seasons: uns pneus premiados

Como vimos anteriormente, há pneus que estão preparados especificamente para o verão, com caraterísticas especiais que os tornam resistentes a altas temperaturas, mas também há pneus de inverno ideais para climas frios, adequados para a neve e para evacuar grande quantidade de água. Para evitar esta mudança, garantido a prestação e eliminando a necessidade de armazenar dois jogos de pneus, os pneus All Seasons ou todas as estações são a melhor alternativa. Pneus de máxima qualidade pensados para oferecer toda a segurança com um único jogo de pneus sem se preocupar com as mudanças nas condições atmosféricas em cada estação. E, dentro da gama dos pneus para todas as estações, os Vector 4Seasons de Goodyear demonstraram ser os melhores do mercado neste momento, depois de receber o prémio Auto Bild. A revista Auto Bild Alemanha testou um total de 27 pneus todas as estações, submetidos a duras provas: testes de travagem, provas de maneabilidade e tração em condições difíceis como neve, piso molhado e também a seco.

Entre todos eles, a segunda geração dos Goodyear Vector 4Seasons foi a eleita, como explica a própria revista: “pode-se circular com eles durante as quatro estações com todas as garantias. Os melhores, com elevados desempenhos e muito equilibrados, são os Goodyear Vector 4 Seasons Gen-2”.

Estes pneus foram desenhados para as diferentes condições climatéricas nas estradas graças à combinação da tecnologia SmartTred e à maior proporção de sílica, que permite oferecer as melhores prestações em piso molhado, com gelo ou neve. Além disso, os sulcos hidrodinâmicos melhoram a resistência à aquaplanagem em estradas molhadas e, por sua vez, a rigidez da banda de rodagem e o piso 3D melhoram a maneabilidade em estradas secas. Os Vector 4 Seasons Gen-2 da Goodyear incorporam a mais recente tecnologia no fabrico de pneus para que durem mais em perfeitas condições e sejam o primeiro elemento da segurança do nosso veículo.

Independentemente de um furo, avaria, ou da mudança de estação, caso não utilize pneus All Seasons, os pneus deverão ser inspecionados pelo menos uma vez por ano para confirmar que a profundidade do desenho não é inferior a 1,6 mm. A vida útil de um pneu depende de diferentes fatores como o estilo de condução, a manutenção adequada do veículo, a pressão dos pneus, entre outros aspetos. Por isso, verifique o estado do seu veículo anualmente para se certificar se deve ou não mudar os pneus e siga o nosso guia para o fazer facilmente.