Oriente no Museu das crianças

10 Agosto | 2016 | Goodyear

Descubra com a Goodyear uma viagem misteriosa ao Oriente longínquo em companhia dos seus meninos para descobrir todos os segredos de uma terra incrível neste verão.

Oriente é aquele lugar que nos fez sonhar desde crianças. Talvez nem sequer seja um local físico na nossa imaginação, mas um território povoado de maravilhas sem nome. A fascinação que a apalavra oriente exerce sobre nós, europeus do ocidente mais ocidental mesmo, é comparável apenas aos sonhos mais recônditos dos nossos primeiros anos. Ali Baba, Simbad, os samurais, o rio Ganges ou as aventuras de Pedro Álvares Cabral na Índia são contos e histórias que ainda apanham a nossa imaginação.

O intuito de dar a conhecer oriente de um ponto de vista um bocadinho mais científico (mas igualmente enigmático) é o motivo da criação do Museu do Oriente, que preparou para estas férias um completo programa para os meninos se aproximarem deste mundo distante. Começadas em Julho, somam dois meses de divertidas e diferentes atividades para jovens entre 4 e 12 anos, que poderão desfrutar de programas semanais que visam difundir aspetos desconhecidos daquelas culturas e tradições tão longínquas.

O atelier Sobre rodas, de 22 a 26 de Agosto, convida os nossos meninos a investigar quais são os melhores métodos de locomoção naquele Oriente misterioso: o cavalo? O palanquim? O carro? Através da expressão corporal, as crianças aprenderão nesta oificina dramatizada a criar e interpretar pequenas histórias à volta dos meios de transporte históricos de cada continente: os cavalos dos reis europeus, os elefantes dos marajás índios, os barcos japoneses… Uma viagem sobre como é que contavam quilómetros antigamente.

Em Ideiais geniais: inventores e invenções, as crianças podem aproximar-se de coisas e objetos da nossa vida diária que nasceram no longínquo Oriente. O primeiro carro da história, que apareceu na China graças a um missionário jesuíta que trabalhava para o imperador. O gelado que nos serve como o melhor refrigerante durante o verão, também nasceu naquele país afastado de nós. Invenções correntes ou espetaculares, surpreendentes ou não, mas todas elas definitórias da forma como vivemos na atualidade. O atelier, baseado também num modelo de oficina dramatizada, permitirá os participantes de se tornarem nos mesmos inventores de alguns dos maiores avanços da nossa história.

Criança a brincar

Para encerrar a temporada de verão, e fora destes ateliers temáticos, não perca a oportunidade de desfrutar de O regresso à escola à volta do mundo, uma oficina de especial importância para abrirmos as mentes dos nossos pequeninos ao mundo. Nele aprenderão que à volta da Terra existem multidão de países em cujas escolas os meninos aprendem também a ler, a escrever e a contar todas as coisas com que se importam, mas de modos muito distintos entre eles. Por exemplo: sabem os seus meninos que antes da escola as crianças japonesas fazem ginástica? E que os meninos de muitas escolas africanas assistem às suas aulas sentados no chão e mesmo ao ar livre? Diversas gerações de miúdos e graúdos conseguem assim compreender como é grande o mundo em que moramos, e como à volta dele existem culturas muito distintas que todos temos de conhecer e respeitar, e, talvez, apaixonar-nos por alguma delas: como a cultura oriental. Não percam esta atividade familiar no dia 25 de Setembro.

E, aproveitando a sua visita, conheça o enorme espólio museológico da institução em companhia dos seus seres queridos. Alargadas coleções de arte portuguesa e asiática, continente sem o qual não faz sentido boa parte da história do nosso país, são testemunha de um encontro histórico Oeste-Leste que nos ensina a apreciar uma tradição cultural milenar.

Good Year Kilometros que cuentan