Museu Nacional Ferroviário: o comboio vai partir

O Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento é um daqueles destinos de divulgação que não aborrecem as crianças. Tem vontade de um passeio em quadriciclo ou uma viagem às origens do comboio?

O comboio é uma daquelas coisas que fazem parte da nossa paisagem vital e da paisagem histórica do país. Estiveram, com certeza, nalguns dos melhores momentos das nossas vidas, e nas suas carruagens já temos feito viagens para lembrar enquanto sulcávamos os campos. Desde aquela afastada década de 1840 com os primeiros (e falidos) projectos de caminho-de-ferro até a modernização e ampliação que a nossa linha férrea viveu logo da entrada na União Europeia, a história de Portugal vai indissoluvelmente ligada à dos seus comboios. Quase poderíamos dizer que correm em vias-férreas paralelas.

Mas este rico património nem sempre é bem conhecido por nós, e menos ainda pelas gerações mais jovens. Os nossos meninos olham para aquelas coisas velhinhas e aparentemente inúteis e não compreendem quão valiosas foram para a criação do país que hoje temos. É por isso que aparecem em toda a parte Museus Ferroviários e iniciativas orientadas para a preservação deste conhecimento e esta história. E, sem dúvida nenhuma, um dos mais originais é o que está sediado no Entroncamento. Uma colecção de património ferroviário que abrange 36000 objectos num acervo alargado e diverso que junta 150 anos de história. Mas tudo isto pode parecer uma série de dados aborrecidos para os meninos… Porque a diversão está noutra parte!

Locomotivas

Desde Março que podemos desfrutar já dos passeios de quadriciclos para toda a família, uma experiência disponível no último sábado de cada mês. Direccionada para todas as idades, o passeio pode ser realizado das 13:30 às 17:30 quando as condições meteorológicas permitem. Esta actividade, que aproxima dos nossos meninos o conceito do comboio de modo simples, divertido e duradouro, só precisa de duas condições: o condutor deve ter 16 anos ou mais, e a altura mínima permitida dos passageiros é 1,20 metros.

 

Não é a única actividade lúdica que nos familiariza com originalidade com o mundo do comboio. O minicomboio é mais um passeio pelo circuito particular de bitola dupla do museu, que percorre parte da área do complexo em que se encontra. Uma locomotiva e cinco carruagens em tamanho reduzido percorrem o caminho-de-ferro com grupos de 20 a 25 pessoas. A locomotiva imita o clássico modelo CP1424, uma vez que o comobio é uma homenagem e versão diminuta do tradicional Comboio Presidencial Português. Para experimentar este passeio pode realizar uma marcação prévia se quer desfrutar da actividade entre a Terça e o Sábado. Aos Domingos, em horário das 10:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30 pode realizar o passeio sem qualquer marcação anterior. O percurso, de 7 minutos, será uma experiência inesquecível para as crianças.

E, já que está no museu, aproveite: será um momento perfeito para introduzir os seus meninos na história à volta deles. A rotunda de Locomotivas translada-nos para os séculos passados com a sua exposição de locomotivas a vapor, e as oficinas do vapor continuam a exposição permanente e mostram objectos do mítico Comboio Real e do Comboio Presidencial. Porque não conseguimos compreender o Portugal de hoje, e eles também não conseguirão, sem conhecer o comboio.