Música Acústica: 10 temas para acalmar o calor

Pôr do sol, hora de afastar as preocupações e ouvir 10 grandes canções, música acústica perfeita para estar com os amigos no final de um dia de praia.

Agora que o verão vai bem lançado, é altura de nos encostarmos, aproveitar o pôr do sol e relaxar. Baixamos o ritmo e deliciamo-nos com sons suaves debaixo da palmeira, para-sol, toldo ou ao volante, de regresso a casa. A música acústica, mesmo quando traz versões dos sucessos massivos da pop, tem o condão de acalmar os nervos. Esteja a trabalhar ou a gozar férias, fique com esta playlist de música acústica para o deixar em espírito zen.

…Baby One More Time, original de Britney Spears, aqui na versão de Ed Sheeran também funciona como uma balada. O cantor inglês aparece cada vez mais bem disposto e livre de preconceitos, espírito perfeito para nos abrilhantar o verão. Só acompanhado pela viola acústica, não é difícil imaginá-lo a cantar à volta da fogueira num acampamento de amigos.

Não se prestava muita atenção a Charlie Puth até Attention rebentar nas rádios. O single trazia muito mais maturidade e um refrão meloso o suficiente para nos fazer abanar a anca. Em versão despida, sem o groove de baixo e bateria, continua a resultar como o grande tema pop que é.

A desacelerar até o tempo congelar…

Estiveram em Portugal para encontrar a Zambujeira rendida a seus pés, mas os Chainsmokers também sabem compor canções. Prova disso é quando Paris perde os seus teclados e fica-se só com a interpretação de Sofia Karlberg. O duo responsável por alguns dos maiores sucessos recentes do EDM não precisa da eletrónica para mostrar os seus dotes.

Continuando a senda das versões, passamos agora por Weeknd na voz de Simon Samaeng, cantor em ascensão no Youtube. O famoso site de partilha de vídeos já deu palco a muitos talentos que se tornariam planetários (conhece o Justin Bieber?) e este é mais um exemplo que poderá dar cartas no futuro. Para já, fiquem com este excelente cover em toada lenta de Starboy.

Até o hip hop se presta a revisionismos acústicos! Os Outkast tiveram em Hey Ya! um sucesso que os colocou entre os grandes do género e o tema ainda tem muito para dar. Maygen Lacey é outra revelação em ascensão pelas redes e emprestou a voz quente a este clássico, virando-o do avesso.

O tema que apresentou Liam Payne como artista em nome próprio, Strip That Down, não recebeu as benesses da crítica. Em compensação, adaptou-se perfeitamente às playlists de rádio de 2017 e foi tudo o que bastou. Êxito massivo deste verão, soa igualmente bem quando tem apenas uma viola acústica a convidar a beber rum com o 1D.

Gins com amigos e música ao pôr do sol

Gravada nas Sessões ao Vivo do Spotify, esta versão de Stay With Me de Sam Smith, tem despertado muita atenção. Os intérpretes são os irmãos Angus & Julia Stone e trazem nova vida a um tema tão batido. Instrumentação delicada e vozes harmoniosas poderão levar estes australianos bem longe.

Altura para um sorriso: quem viveu o final dos anos 80 conhece bem esta. Never Gonna Give You Up esteve uma eternidade no topo das tabelas e voltou sempre, tal qual um zombie. Mas esta versão de Hannah Trigwell explica bem o porquê do fenómeno. O seu esqueleto é o de uma grande canção, mesmo que todo o brilho dos anos 80 o tentasse esconder.

Ao contrário de Payne, Zayn teve direito a receção positiva da crítica para o seu primeiro trabalho a solo. Apresentou-se pela primeira vez com esta versão de Pillowtalk, cheia de falsetos, inuendos sexy e espírito romântico. Falta-lhe o baixo e bateria potentes da versão que sairia no single, mas é perfeita para ouvir entre os lençóis.

Fazemos o círculo completo e regressamos a Ed Sheeran, com uma das canções fundamentais do verão de 2017. Shape of You fala de encontros na discoteca, bebidas com os amigos e sedução. Se isto não é “O” tema de qualquer verão, não sabemos o que é. E, só com viola, como se fosse cantado à fogueira do parque de campismo, acerta na mouche!