10 músicas para acompanhar as férias em família

Nada como pedir a uma criança para escolher 10 músicas que gostaria de ouvir durante as férias em família. Oiça a seleção.

O desafio era fazer uma lista com as músicas para ouvir em família este verão. No carro, onde é sempre divertido desafinar… Desculpem, cantar em família. Em seguida: a escolha de uma menina de 12 anos. Esperamos que se divirtam pelo menos tanto como nós a fazer esta lista.

Os amores de hoje e de ontem

Sugar (Maroon 5): Os Maroon 5 conseguem agradar aos jovens de hoje e de ontem. Sugar é uma música gravada para o quinto álbum de estúdio “V”. O tema, composto e produzido Adam Levine, Lukasz Gottwald, Jacob Kasher Hindlin e Mike Posner, chegou às rádios norte-americanas no início de 2015. A chancela: Interscope Records. O vídeo clip envolveu a invasão de alguns casamentos, em Los Angeles, no qual a banda tocou de surpresa para os convidados. Afinal, apenas os noivos e os produtores dos casamentos sabiam o que ia acontecer (pelo menos diz-se que assim foi). Seja verdade ou mito urbano, a música fica no ouvido e só apetecer cantar.

Mama Mia (Abba): A canção de 1975 ganhou uma nova vida com o filme homónimo de 2008. E este ano o filme ganhou também uma sequela. “Mamma Mia” é uma canção escrita por Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Stig Anderson gravada pela banda sueca ABBA, integrando o álbum com esse nome. A letra fala sobre uma mulher que é constantemente dececionada pelo seu amor, mas que o perdoa sempre. Assim, é um tema complexo numa música ligeira.

Antiguidades ao volante

Mony Mony (Billy Idol): A música original é de 1968. Quem a cantava era Tommy James and the Shondells. A canção atingiu o topo dos tops, mas ganhou outra dimensão em 1981 quando Billy Idol fez a sua versão. Esta cover tornou-se num hit internacional e acabou por ressuscitar o interesse pela anterior versão de garagem. Mas a canção continua a reaparecer pontualmente. Dessa forma, aparece num jogo de computador de 2011 (NHL 12) e num anúncio da Nissan de 2014 em que é anunciado o sistema de som Bose.

Say You’ll Be There (Spice Girls): Esta é uma das canções da girls band que maior sucesso teve ao longo do tempo. Foi coescrita pelas integrantes do grupo, com Jonathan Buck e Eliot Kennedy, para o álbum de estreia do grupo, Spice, de 1996.A letra descreve acontecimentos da vida das cinco especiarias. Com efeito, as críticas foram em sentidos dispersos. O videoclip foi inspirado nos filmes “Faster, Pussycat! Kill! Kill!” (1965) e “Pulp Fiction” (1994). Desse modo, os elementos do grupo surgem como um grupo de mulheres guerreiras, que usam artes marciais e armas de alta tecnologia de influência ninja.

Músicas de ontem

Shake It (Metro Station): É uma canção da banda Metro Station. Foi o terceiro álbum do primeiro álbum da banda, em 2006. A música não atingiu os primeiros lugares das tabelas, mas ainda assim recebeu alguns prémios, tendo mesmo sido um dos 115 singles mais vendidos na história dos EUA, segundo uma nota na Wikipédia. Parte da popularidade poderá estar relacionada com o facto de Trace Cyrus ser irmão de Miley Cyrus e Mason Musso ser irmão de Mitchel Musso, ambos da série Hannah Montana, da Disney. No entento, a banda terminou em março de 2010, quando já tinham saído dois dos quatro membros originais.

You’re the One That I Want (John Travolta and Olivia Newton-John): A música é de 1978 e faz parte da banda sonora do musical Grease. É interpretada por John Travolta and Olivia Newton-John, sendo um dos mais vendidos singles de sempre. Apenas nos EUA, Reino Unido e França foram mais de seis milhões de cópias. No total terão sido mais de 15 milhões de cópias. “You’re the One That I Want” é um dos dois singles escritos especialmente para Newton-John’s no filme e não apareciam no musical em palco.

Dançar muito

Shut Up and Dance (Walk the Moon): Esta canção da banda Walk the Moon fazia parte do segundo álbum da banda, Talking is Hard (2014). Foi escrita pelos elementos da banda e por Ben Berger and Ryan McMahon. A música tem por base a experiência do vocalista Nicholas Petricca, num bar em Los Angeles. A namorada convida-o a dançar e ele vê-se assim obrigado a divertir-se. Foi um dos maiores sucessos da banda até ao momento, tendo atingido a liderança dos tops em inúmeros países.

Okay Alright (Aurea): É uma música cantada pela portuguesa Aurea. Pertence ao álbum de estreia da intérprete, lançado em agosto de 2008. Já lá vão 10 anos. O vídeo apareceu pela primeira vez em 24 de setembro desse ano. A canção fez parte da banda sonora da série juvenil Morangos com Açúcar. A música foi escrita pela própria Aurea e produzida por Rui Ribeiro. Tem um ritmo pop reggae influenciado principalmente por músicos como Bob Marley.

E para terminar…

Just the Way You Are (Bruno Mars): É o single de estreia do cantor e compositor norte-americano Bruno Mars. Integra o álbum Doo-Wops & Hooligans. Foi composto pelo próprio em parceria com Philip Lawrence, Ari Levine, Khalil Walton e Khari Cain. A música conta ainda com a produção do trio The Smeezingtons e do produtor Needlz. Chegou aos tops norte-americanos onde se manteve várias semanas. Surpreendentemente nos artistas mais mediáticos, foi bem-recebido pela crítica e pelo público, de todas as idades. O videoclipe da canção foi lançado em 8 de setembro de 2010 e foi dirigido por Ethan Lader.

Shake It Off (Taylor Swift): Em Portugal ganhou outra dimensão com a versão da Rádio Comercial, no Natal de 2014. Mas, no original, Shake It Off” é uma música gravada por Taylor Swift para o seu quinto álbum 1989 (2014). Foi escrito por Swift, Max Martin e Shellback. A música surgiu pela primeira vez num streaming da Yahoo! Em 18 de agosto e foi disponibilizada na versão digital para download mais tarde no mesmo dia. Segundo a Billboard, é o maior sucesso da intérprete e esteve na tabela durante quase um ano, 50 semanas consecutivas.

Agora é pegar no carro e ir visitar as piscinas naturais e cascatas, as praias adequadas para crianças, os parques aquáticos mais divertidos, os restaurantes “children’s friedly” ou o que fazer em determinada cidade. Com efeito, a banda sonora para as suas férias em família já está escolhida.