Música fresca como o bom tempo que faz lá fora

10 Abril | 2017 | Goodyear

10 novas canções que não nos saem da cabeça, o som ideal para renovar o guarda roupa ou arranjar energia para o trânsito enquanto as férias não chegam.

Música fresca é aquela que não conseguimos resistir a meter mais alto quando passa na rádio, mesmo quando é já pela enésima vez, e que nos traz sempre um sorriso durante as horas passadas no trânsito. A estrada não precisa de ter sempre velhos clássicos como banda sonora: a pop é pródiga em renovar regularmente o seu guarda-roupa com grandes canções que, felizmente, chegam sempre a tempo de nos trazer nova animação quando chega o bom tempo. Da próxima vez que pegar no carro para ir para o trabalho, siga o convite Goodyear e ponha a tocar esta playlist com 10 novas canções que não nos saem da cabeça.

A começar de forma meio soturna, Green Light rapidamente cresce para um ritmo e um refrão apoteóticos, como se se cumprisse a promessa de Lorde: o semáforo mudou para verde e temos a vontade de largar pelas ruas de cidade com um sorriso no rosto.

Ed Sheeran lançou-se para 2017 pela porta grande, com um tema que rapidamente chegou ao topo das playlists da rádio. Mais pop e ritmado do que grande parte do seu novo disco, Divide, Shape of You, é um apelo à dança verdadeiramente viciante que conseguiu o recorde de se transformar no tema mais ouvido em 24 horas no Spotify.

Apesar de continuar a ser um romântico incontrolável, Drake mostra várias vezes um espírito mais relaxado, menos sério e auto-consciente que, depois de Hotline Bling e Controlla, tem agora um digno representante em Passionfruit (maracujá). Para ser ouvido ao fim de tarde, na companhia de um mojito ou de uma margarita.

Com o inconfundível groove californiano como inspiração, o escocês Calvin Harris tem aqui um single muito solarengo a que a voz de Frank Ocean empresta calidez q.b.. Os Migos trazem o tom urbano de Los Angeles, mas Slide é tema para ser ouvido a caminho da praia.

Ariana Grande está em todo o lado por estes dias: depois de um álbum de 2016 que continua a gerar singles e a manter a atenção centrada sobre a antiga estrela do Nickelodeon, tem também a colaboração em “A Bela e o Monstro” ao lado de John Legend. Com a batida southern hip hop e a participação de Future, Everyday mostra bem os dotes vocais de Ariana.

A servir de aperitivo ao seu terceiro álbum, Believer chega com um ritmo marcial e fala da forma como a dor tem transformado os Imagine Dragons em “crentes”. Depois do inverno ou de um dia de trabalho mais duro, é um convite apelativo para atirar tudo pelo ar e tornarmo-nos fiéis da igreja da boa disposição.

E agora quebramos a regras desta playlist e vamos repescar uma a 2016: música feita para passeios em carros descapotáveis ao fim de uma tarde de verão, All Night de Chance The Rapper tem tudo o que precisaria para se transformar num dos hinos da estação: dos coros ao ritmo tipo Curtis Mayfield em versão reciclada pelo hip hop à maneira de Chicago, à maneira docemente “mandriona” como o rapper debita as suas rimas.

Um dos temas que vamos poder ouvir quando os Chainsmokers aterrarem na Zambujeira para um concerto no Sudoeste na primeira semana de agosto, Paris tem, ao contrário dos singles anteriores da banda, só a voz de Drew Taggart no palco principal. Apesar de menos épico que outras canções que já lhes conhecíamos, é já um cartão postal do verão que se aproxima a passos largos.

Um alemão e uma canadiana juntaram-se para criar este hino de proporções veraneantes, em que os beats de Zed funcionam como contraponto para a voz de Alessia Cara, cada vez mais distante das comparações com a Selena Gomez ou Ariana Grande. O resultado, Stay, vai ajudar a respirar nos próximos meses cálidos e tem tudo para a tornar rainha de airplay.

Terminamos em ritmo nocturno e muito urbano, com Future a “tirar a máscara” e a aproximar-se cada vez mais do panteão dos “grandes” do hip hop (o tal dos Illuminati que inclui Jay-Z ou Puff Daddy). O álbum lançado de surpresa no princípio de 2017 cristaliza muito do trabalho que o produtor/rapper tem feito ao longo de uma carreira muito prolifera e Mask Off, tem o seu groove hipnótico, imagem de marca, que faz do tema um “clássico instantâneo”. Chill, chill, chill…

Good Year Kilometros que cuentan