A derradeira lista das músicas de Outono

No Outono, enquanto trabalha, lê um livro ou conduz, observando as folhas a cair lá fora, é preciso saber o que ouvir. O Spotify sugere.

Outono é melancolia. Por isso, a Goodyear procurou para si uma lista de música no Spotify para ajudá-lo a ultrapassar melhor esta época do ano. São músicas tranquilas para acompanhar a queda das folhas lá fora enquanto trabalha, lê um livro ou conduz.

Afinal, cada estação do ano tem a beleza e a do outono não poderia ser menor. Os dias são mais curtos, chove com mais regularidade, as árvores perdem folhas, o chão toma novas cores. Veja se gosta desta lista de músicas, calmas, nostálgicas para o ajudar a aproveitar a magia e as nuances desta época do ano.

Heaven’s Gate resulta da parceria entre Dawn Landes e Piers Faccini. Conheceram-se ao gravar um cover de Lead Belly, em 2013 e rapidamente começaram a escrever e gravar juntos. O fruto trabalho dos artistas é o álbum Desert Songs de que faz parte a primeira música da nossa lista de Outono.

Um álbum totalmente escrito entre concertos em que Ryan Gustafson, membro dos The Dead Tongues, participou enquanto guitarrista para outras bandas ao longo de dois anos. Por isso, pouco se lembra da origem de cada uma das 10 músicas que integram o álbum Unsung Passage, e do qual escolhemos Pale November Dew. É no entanto uma reflexão profunda sobre arquitectura emocional do amor, da solidão e da vida como um todo.

Nick Mulvey é um músico, cantor e compositor que estudou música em Havana, Cuba. Fever to The Form, do álbum com o mesmo nome, o segundo do artista a solo e publicado em 2013, foi a escolha que fizemos para integrar esta lista melancólica

Folk nostálgico

José González partilhou pela primeira vez Leaf Off / The Cave no início de 2015. A faixa pertence ao álbum Vestiges & Claws. O artista tem uma presença online quase nula. A tecnologia não é a sua praia. Para tocar usa apenas a sua guitarra acústica e a sua voz suave. Mas que a música está online para nosso deleite, está.

Who Else Could I Be questiona Peter Bradley Adams, no álbum A Face Like Mine. O cantor/compositor é considerado um perfeccionista que corre atrás da sua própria perfeição. A Face Like Mine refina a sua sofisticação musical e passou a representar a sua imagem de marca.

A próxima sugestão chega-nos da Bélgica. Isbells é um grupo musical de Leuven, liderado por Gaëtan Vandewoude. O grupo toca principalmente canções pop melancólicas e populares, de entre as quais escolhemos Reunite.

Extralife é o mais recente algum do quarteto folk Darlingside. É o álbum perfeito para aquecer as tarde de outono. Escolhemos a faixa Old Friend da banda de Dave Senft, Don Mitchell, Auyon Mukharji e Harris Paseltiner. De cada vez que a ouvir irá retirar algo de novo.

O som das folhas que caem

Uma das mais recentes faixas desta lista é Old Friend, do duo folk Beta Radio. O álbum Ancient Transition foi lançado no final do último verão e a banda está em tournée como banda de suporte aos Good Old War. O álbum afigura-se como uma busca por “casa”, seja em que sentido for – pessoa, lugar, ideia – simbolizando a busca eterna por aquilo que faz alguém sentir-se inteira.

O novo álbum dos Iron & Wine é Weed Garden. A banda de Sam Beam está, como habitualmente em modo de reflexão. A música Autumn Town Leaves é um exemplo deste trabalho resolutamente subtil, acessível e ocasionalmente bastante emotivo.

“Nothing hurts quite worse than when the ones you love the most can’t stop their suffering”, é este o espírito do álbum My Mother the Moon, dos Dead Horses, entre as quais escolhemos Turntable.

Música folk para ouvir este outono, para o acompanhar a caminho do trabalho ou junto a uma janela ver as folhas cair suavemente no chão e criando um manto dourado onde antes havia passeios, estradas ou relva.