Dez canções para recarregar a nossa bateria

29 Dezembro | 2015 | Goodyear

Música para um bom começo de ano. Adoramos janeiro! Mais uma oportunidade para começar o ano a sorrir. Esta playlist é a ajuda perfeita para recarregar baterias.

Na quinta-feira encerramos mais um ano e entramos em janeiro, desde sempre um tempo de renovação, reflexão e uma sensação de passar a borracha. 365 dias estão prontos para se desvendar à nossa frente e preenchemos listas de bons desejos e propósitos, de grandes ideias e de promessas solenes: o ginásio, o tabaco, o carro novo, as férias naquele país que  sonhamos com visitar desde a infância…

É claro que precisamos de uma fonte de energia suplementar se quisermos enfrentar todos os propósitos resolutos e esperançosos. Ainda temos o inverno cá em cima e os dias continuam a ser curtos e grises. É por isso que não basta com os propósitos: como um bom filme, precisam de uma banda sonora à altura. Eis a ajuda que queremos dar para você poder entrar com toda a força no novo ano. Uma playlist que servirá para acompanhar os primeiros dias de Janeiro e enfrentar com energia, determinação e muito bom humor o novo começo. Porque o ano novo faz com que sejamos imparáveis.

1-It’s my life (Bon Jovi). O hino ao otimismo de uma geração. Este single deu cabo de cinco anos de silêncio da banda e serviu para a situar novamente no topo das listas de música. Com um refrão chamado a virar parte da história da música e um ritmo tão reconhecível que sempre aumentamos o volume quando o rádio deita os primeiros acordes, It’s my life é a canção perfeita para configurar o alarme do despertador na manhã (ou na tarde) do 1 de Janeiro.

2- Twist and shout (The Beatles). Originariamente uma obra de Phil Medley e Bert Russell, na qual podem ser reconhecidos ainda os acordes de La Bamba que se fizera popular uns anos antes nos EUA, esta canção que os de Liverpool fizeram imortal é perfeita para um bocadinho de running na tarde do dia 1. Uns auriculares, o fato de treino e e umas sapatilhas é tudo o necessário para correger os excessos do Natal ao ritmo dos Beatles.

3- Talk about you (Mika). A vida deste cantor anglo-libanês não foi fácil no seu país de origem, tendo a família sido forçada a abandonar o Líbano enquanto ele era ainda uma criança. Mas esta história de refúgio num país muito afastado do lar não deixou pegadas no seu estilo. Ao contrário, a sua música é um convite à esperança e a alegria, como fica demonstrado no ritmo alegre e colorido desta canção. Perfeitamente válida para soar em volta enquanto riscamos o primeiro objetivo atingido da nossa lista: cantarolar no dia 1 com um excelente café ao nosso lado.

4- Good Morning (Singing in the Rain). O clássico de 1952 tem um monte de canções que fizeram época e ficaram para a recordação. Esta em concreto é a canção especialmente pensada para receber o novo dia e o novo ano com otimismo e a bateria bem carregada. Chova ou neve, com certeza irá levá-la nos lábios o dia todo.

5- Feeling Good (Muse). Falamos agora de uma banda com um estilo diverso e lotado de matizes, entre o rock alternativo e a música clássica e eletrónica. Nascida trinta anos após o lançamento desta canção, fizeram sua a composição focando-a sob o seu particular estilo. O resultado é transformar esta peça de Anthony Newley numa canção que mistura de forma perfeita a calma com o bem-estar, especialmente indicada para uma relaxadora tarde de Janeiro com a chuva na janela, a deslizar pelo vidro devagar.

6- Three little Birds (Bob Marley). “Não se preocupe com os problemas, tudo correrá bem”. Bob Marley fez com estas simples palavras toda uma declaração de um otimismo sui generis que continua ainda hoje em dia a ser uma proclama em favor do direito à tranquilidade. E à felicidade Como não enfrentar com um sorriso o ano novo com a voz do grande cantor e guitarrista jamaicano?

7- Eye of the tiger (Survivor). O segredo da vitória para Rocky Balboa pode ser também o segredo da nossa própria vitória quotidiana. Confesse: quando soa esta música sente vontade de correr até ao topo de uma colina da qual seja visível a cidade em calma lá em baixo. Não se preocupe com isso, é uma reacção muito normal: nem sempre nos dizem assim tão claramente que não deixemos os nossos sonhos de lado e lutemos para os manter vivos.

8- Don’t stop me now (Queen). Não podia falar nesta receita de otimismo e energia para o novo ano a voz insubstituível de Freddy Mercury a convidar-nos para viajar à velocidade da luz. Inovadorapara a banda pela utilização de melodias de puro rock em detrimento do estilo melódico habitual neles, a alfaia da canção está no que diz: uma voz poética que chamam a uma vida plena e intensa, lotada de metáforas.

9- What a Wonderful World (Louis Armstrong). Mais um clássico que trazemos a esta playlist do otimismo, a voz cavernosa e calorosa do “homem jazz” compõe uma canção que evoca imagens calmas e sossegadas, perfeitas para enumerar os nossos propósitos com realismo e determinação, que nunca são antónimos.

10- Hakuna Matata (O Rei Leão). Para quem era criança nos anos 90, esta canção é uma lembrança ótima de um tempo feliz e alegre, onde tudo era possível. O novo ano significa também uma nova infância, um novo nascimento, e é por isso que achamos perfeita esta canção para encerrar a nossa playlist com um bocadinho de alegria muito juvenil. Porque “os seus problemas são para esquecer”. Feliz Ano Novo!

 

Good Year Kilometros que cuentan