000000 7 conselhos para viajar com crianças nestas férias do natal.

Na estrada com crianças: conselhos para um Natal tranquilo

13 Dezembro | 2018 | Goodyear

Manter as crianças sossegadas numa viagem não é tarefa fácil. Para um Natal tranquilo, eis algumas dicas para elas e para a segurança do seu veículo.

Já cheira a sonhos e rabanadas. Estamos a chegar ao Natal. E alguns dos dias – ou noites – podem ser particularmente complicados nas deslocações. Seja qual for o seus destino: ir “à terra”, atravessar a cidade para passar a consoada em família ou com os amigos, ou fazer uma escapadela de fim-de-semana, aproveitando algum fim-de-semana prolongado ou umas miniférias é preciso fazer alguma preparação, especialmente se a viagem for mais longa e as crianças um desafio.

As crianças estarão tipicamente mais ansiosas que o habitual e o resto da família atarefada a preparar tudo o que é necessário. Sem aulas, com frio, a antecipação dos presentes e da reunião, em muitos casos anual dos entes queridos, deixa muitos à beira de um ataque de nervos. Bem, não é preciso dizer que consoante as idades as crianças deverão ir devidamente sentadas nas cadeiras adequadas ao peso e altura.

Manter a calma

Depois, vamos partir, antes de se lançar à aventura da estrada, mantenha a calma. Prepare tudo com a maior antecedência possível, evitando os dias e horários com maior tráfego. Atualmente com os GPS, seja em que modalidade for, no telemóvel ou no automóvel, e com a ajuda da tradicional programação da rádio, poderá manter-se a par do estado do trânsito. Aproveite e ponha uma música tranquila de Natal a tocar. E, nem é preciso dizer: mantenha-se hidratado e não consuma bebidas alcoólicas, especialmente se for o condutor.

Entretenimento para todos

Além dos víveres, dos presentes para a família e da comida e bebida, não se esqueça de planear também um plano de entretenimento para a viagem. O bom humor da família poder afetado pelos sobressaltos infantis no banco traseiro. Prepare algumas atividades de acordo com as idades dos seus filhos. E tire partido das modas. Este ano, as crianças estão sempre a identificar “Smarts” – sim aqueles carros pequenos – e carros amarelos. Podem aproveitar para os contar ao longo da viagem. Recorde aqui os “clássicos jogos de viagem”. Se o entretinham, também vão entreter as mais pequenos de agora.

Entretenimento só para os mais pequenos

Caso não enjoem, pode também deixá-los ver vídeos no tablet ou nos sistemas mais sofisticados dos automóveis mais modernos. Mas, atenção! Não se esqueça de que cada criança deve ter os seus auriculares. Ouvir duas ou três músicas ou Youtubers a falar em simultâneo não é pera-doce.

Crianças natal - Quilometrosquecontam

Descanso obrigatório

Planeie as paragens pelo caminho. Recorde-se que deve descansar a cada duas horas ou duzentos quilómetros. Aproveite para os deixar correr um pouco enquanto caminha um pouco para desentorpecer as pernas. Peça ao menino Jesus para que não esteja a chover nesse preciso momento. Em algumas áreas de serviço há divertimentos como parques ou aquelas máquinas para retirar lembranças. Pode ser que saia alguma coisa adequada para o desafio que será manter as crianças entretidas no resto da viagem.

Roupa na bagagem

Antes de mais, atenção à arrumação do porta-bagagem. O triângulo e os coletes autorrefletores têm de ficar à superfície. Por baixo, o resto da bagagem.

Leve roupa apropriada para a estação. Poderá estar muito frio, mas também poderá estar ameno. Leve mudas de roupa variadas para acautelar as várias opções, incluindo um casaco quentinho, gorros, luvas, meias grossas e botas e um impermeável. A técnica de “camadas” é aconselhável. As crianças não vão ter frio quando estiverem a brincar na neve, mas depois poderá ser um suplício para os pais.

Entre o equipamento impermeável, não se esqueça de capas e guarda-chuva. E se pretende parar em sítios com lama, neve ou chuva, opte por levar mudas de roupa, porque sabe-se lá o que pode acontecer depois de “horas trancados no carro”.

Kit de emergência

Prepare um kit de viagem com tudo o que pode fazer falta. Além dos medicamentos que poderão eventualmente tomar regularmente e que não podem faltar, não se esqueça que podem chegar pequenas constipações ou acontecer pequenos acidentes. O ideal é incluir no seu kit de viagem pensos, termómetro, pinça, álcool, medicamentos contra o enjoo e diarreias, antipirético e antigripal. Inclua na bagagem também protetor solar e batom contra o cieiro.

A nossa experiência pessoal também nos aconselha a levar sempre um conjunto de escovas de dentes extra… Já perdemos a conta à quantidade de escovas que “fogem” sempre que levamos os nossos filhos numa pequena viagem deste tipo.

Farnel para a viagem

Leve sempre um pequeno farnel no automóvel. Snacks, barras, sandes e claro, água ou outras bebidas. Evite no entanto doces – já deverão estar suficientemente acelerados com a adrenalina da viagem – e outros alimentos que possam transformar o banco de trás de um automóvel numa “zona de guerra”. Lembre-se que, nesta altura do ano, poderá ser difícil parar para fazer um piquenique no exterior.

Outros essenciais

Caso aconteça algo inesperado, deverá ir preparado para o pior cenário. Imagine que o carro avaria? Além das mudas de roupa quente e impermeáveis e dos acessórios de emergência, deverá levar ainda cobertores e uma lanterna.

Paragens ao serviço do bebé

Se tiver bebés ou crianças muito pequenas, os cuidados com o que pode fazer falta são ainda maiores. Organize a viagem de modo a que as paragens coincidam com a hora de comer e de tratar da higiene da criança. Organize o trajeto com base nas necessidades dos mais pequenos: identifique as horas de sesta e refeição e calcule as próximas paragens. Tipicamente, os bebés ficam mais tranquilo depois de uma mudança de fralda e é nessa altura que deverá retomar a estrada, aproveitando as horas em que ele estiver a dormir e parando regularmente quando estiver acordado. E, antes de prender o seu filho ao banco de trás, reveja as dicas que deixámos para o ajudar à primeira grande viagem do seu bebé, pois há conselhos que se aplicam a qualquer altura do ano.

Manutenção depois das férias

O estado do seu veículo

Sabendo que nos dias que precedem e sucedem o Natal milhões de pessoas se deslocam entre casas e localidades, tome nota do essencial a preparar para que também o seu automóvel lhe permita fazer uma viagem de Natal Tranquilo:

– Antes de arrancar, verifique o estado das pastilhas de travão. Estas devem ser mudadas a cada 10 mil quilómetros. O mesmo cuidado deve ter para os discos de travão, estado e pressão dos pneus.

– Caso viaje para locais com gelo e neve, não se esqueça de levar no porta-bagagens – e não soterrado entre presentes e o resto da bagagem – correntes para os pneus. Afinal, a aderência dos pneus reduz-se consideravelmente com condições meteorológicas como chuva, neve e gelo.

– Veja e seja visto. Confirme se as luzes do automóvel estão a funcionar corretamente. É que, além das questões de segurança, também dá multa.

– Confirme ainda o estado dos amortecedores para evitar derrapagens. A cada 20 mil quilómetros devem ser verificados e substituídos a cada 60 mil quilómetros.

Acima de tudo, não se esqueça de levar sempre o espírito natalício na bagagem. Só assim terá um Natal tranquilo mesmo dentro do carro.

Good Year Kilometros que cuentan