NASCAR: Tudo sobre a competição americana mais popular

16 Junho | 2020 | Goodyear

Pistas ovais, motores monstruosos e muito contacto entre carros: a NASCAR é um verdadeiro circo a que a Goodyear vos vai apresentar.

Emoção e adrenalina andam de mãos dadas nas corridas da NASCAR. Há mais de 70 anos, essas corridas estabeleceram-se entre os maiores eventos desportivos americanos, juntamente com a NFL e a NBA. Conheça os melhores circuitos, as equipas de maior sucesso e a história da NASCAR com a Goodyear. Entre num mundo emocionante, onde os motores V8 são reis.

O que é a NASCAR?

NASCAR é a abreviação de National Association for Stock Car Auto Racing. Esta associação cobre mais de 1.500 corridas em mais de 1.000 circuitos, sendo uma referência na indústria automóvel americana. Os seus stock cars são veículos comerciais de venda ao público com motores modificados para competição.

Existem três tipos diferentes de séries, dependendo dos condutores e tipos de carros:

NASCAR Cup: Estas são as competições mais importantes da NASCAR. 40 pilotos experientes com carros de 8 cilindros empolgam a classe rainha.
NASCAR Xfinity: Corrida de 38 carros com um motor V8 de 6,7 litros, com veteranos e jovens pilotos que querem dar o salto para a NASCAR Cup Series.
NASCAR Gander RV & Outdoors Truck: Categoria com 36 pickups 5.7L V8.

O regulamento da NASCAR

O calendário oficial da NASCAR abre em fevereiro com a Daytona 500, a primeira de 36 corridas emocionantes. O vencedor de cada uma ganha 40 pontos, o segundo classificado 35, o terceiro 34, o quarto 33 e assim por diante, até à faixa entre as posições de 36 a 40, que recebe apenas 1 ponto. Além disso, os melhores classificados ganham pontos de desempate. As únicas competições motorizadas com sistema de playoff são as séries da NASCAR. Os 16 pilotos com maior pontuação da temporada regular classificam-se para o playoff com três rondas eliminatórias. É na última ronda que 4 pilotos disputam a NASCAR Cup.

Os circuitos da NASCAR

As corridas da NASCAR não se desenrolam todas em pistas idênticas. Os famosos circuitos ovais variam em comprimento de 0,547 milhas (847 m), em Martinsville Speedway, até 2,66 milhas (4,28 km), na Talladega Superspeedway. Além disso, alguns circuitos são ovais, outros são tri-ovais e também existem configurações chamadas quad-oval, D-oval, e até oval com extremidades irregulares e triangulares, que garantem uma diversidade de estratégias e emoção até o final da temporada.

O circuito mais famoso é o da Daytona 500. Caracteriza-se por ser muito rápido e tornou-se um ícone no mundo do motor. Além disso, os fins de semana com competições na meia milha de Bristol, na milha de Phoenix e na milha de Indianápolis, são muito aguardados pelos fãs.

Os circuitos da NASCAR Cup na temporada 2020 são:

The Clash Duels at Daytona
Daytona 500 Las Vegas Motor Speedway
Auto Club Speedway ISM Raceway
Atlanta Motor Speedway Homestead-Miami Speedway
Texas Motor Speedway Bristol Motor Speedway
Richmond Raceway Talladega Superspeedway
Dover International Speedway Martinsville Speedway
All-Star Race at Charlotte Charlotte Motor Speedway
Kansas Speedway Michigan International Speedway 
Sonoma Raceway Chicagoland Speedway
Pocono Raceway  Indianapolis Motor Speedway
Kentucky Speedway New Hampshire Motor Speedway 
Watkins Glen International Daytona International Speedway 
Darlington Raceway 

Equipas e carros

Chevrolet, Ford e Toyota são as únicas marcas de carros presentes nas competições da NASCAR. A Chevrolet é o fabricante com mais vitórias na história da competição e a Goodyear é a marca oficial dos pneus NASCAR há mais de 65 anos.

A NASCAR Cup Series envolve 18 equipas de 1 a 5 pilotos, cada um representando a mesma marca. As melhores equipas da NASCAR são Hendrick Motorsports, Joe Gibbs Racing e Stewart-Haas Racing e os pilotos mais bem-sucedidos da história da competição são Richard Petty, Dale Earnhardt, Jeff Gordon e, mais recentemente, Brad Keselowski, Kyle Busch e Joey Logano.

Os pilotos que competem na atual temporada da NASCAR Cup são os seguintes:

Piloto Marca Número
W. Byron Chevrolet  24
Bowman Chevrolet 88
M. McDowell  Ford 34
M. DiBenedetto Ford  21
J. Nemechek Ford 38
Almirola Ford 10
A .Dillon Chevrolet 3
J. Logano Ford 22
C. Custer Ford 41
E. Jones Toyota 20
C. Buescher Ford 17
C. Bell Toyota 95
T. Reddick Chevrolet 8
K. Brusch Chevrolet 19
M. Truex Jr.  Toyota 19
K. Harvick Ford 4
K. Busch  Toyota 18
R. Blaney Ford 12
C. Elliot Chevrolet 9
Keselowski Ford 2
J. Yeley Chevrolet 77
R. Preece Chevrolet 37
LaJoie Ford 32
R. Stenhouse Jr.  Chevrolet 47
T. Dillon Chevrolet 42
M. Kenseth Chevrolet 42
R. Newman Ford 6
Suarez Toyota 96
D. Hamlin Toyota 11
B. Poole Chevrolet 15
G. Gaulding Ford 127
B. J. McLeod Chevrolet 53
G. Smithley Chevrolet 53
T. Hill Toyota 66
Q. Houff Chevrolet 00
J. Gase Ford 51
J. Bilicki Chevrolet 107
B. Wallace Chevrolet 43
C. Bowyer Ford 14
J. Johnson Chevrolet 48

História e Curiosidades

Diz a lenda que, no meio da Lei Seca, um grupo de contrabandistas aprendeu a escapar da polícia em alta velocidade. Longe de se contentarem com isso, decidiram criar competições de corrida no seu tempo livre usando carros que se modificaram para serem mais leves e rápidos. Essas corridas ganharam fama e atraíam um número cada vez maior de espectadores, e começaram a se replicar por todos os Estados Unidos.

Em 1947, pilotos, mecânicos e proprietários de automóveis criaram a National Association for Stock Car Auto Racing e, dois anos depois, começaram as competições oficiais. O primeiro campeão foi Red Byron, que pilotou uma das mais famosas marcas de carros clássicos americanos: Oldmobile.

Três curiosidades sobre a NASCAR

  1. Os circuitos são de forma oval, porque as primeiras corridas foram realizadas em hipódromos.
  2. A NASCAR está muito presente no cinema. Alguns dos melhores filmes de carros foram filmados com stock cars como protagonistas. Além disso, o lendário Richard Petty foi contratado para dobrar El Rey no filme de animação “Carros”.
  3. Estima-se que a competição tenha 75 milhões de seguidores e algumas corridas tenham mais de 170.000 espectadores nas bancadas.

Agora que já sabe tudo sobre as competições da NASCAR, prepare-se para acompanhar de perto as melhores corridas de stock cars e sentir toda a adrenalina do desporto a motor. Está pronto para a alta competição?

Good Year Kilometros que cuentan