A natureza selvagem aguarda em Gaia

Descubra com a Goodyear dois locais para desfrutar da natureza mais autêntica em Gaia: o parque biológico e o zoológico.

Ensinar aos nossos filhos a desfrutar da natureza é uma daquelas coisas que precisam de estar no topo das nossas preocupações. Ao fim e ao cabo, é uma filosofia de vida sadia que concorre para o seu bem-estar. Ajudá-los a se apaixonar pela natureza nalgum dos espaços habilitados por todo o país é um favor que irão a agradecer no futuro. E, em Vila Nova de Gaia, encontraremos dois locais focados para a filosofia do conhecimento da natureza, a sua defesa e a sua conservação.

É no vale do Febros que encontramos, repartido pelas freguesias de Vilar de Andorinho e Avintes, o Parque Biológico de Gaia. Em mais de 30 hectares de extensão, o complexo junta grande quantidade de fauna e flora acompanhada de todo o tipo de ações pedagógicas de forte inspiração lúdica. O Parque Biológico tenta recriar com notável sucesso o habitat natural de todas as espécies que lá moram, tornando-se num valioso terreno de aprendizagem.

Porque o Parque Biológico está configurado, por cima de qualquer outra coisa, como um local onde se divertir e gozar do tempo livre na natureza. Mais de três quilómetros de passeio onde visitaremos imensos e diversos arvoredos, espaços rurais e museológicos e a agradável beira do rio entre plantas e animais de floresta. A visita pode ser realizada também de noite, num percurso noturno que descobrirá aos nossos filhos os ocultos ritmos vitais do Parque Biológico: os sons dos animais na noite, as silhuetas entre as plantas, os cheirinhos… Para a visita noturna existe mesmo a possibilidade de pernoitar na Pousada. Aliás, e do ponto de vista das pessoas com alguma deficiência física ou idosas, o parque oferece a possibilidade de realizar visitas guiadas de carro elétrico para até 5 pessoas e uma hora e meia de duração.

Crianças na natureza

A oferta do Parque Biológico é complementada por um alargado leque de atividades que realizar no seu espaço físico, completando uma visita inesquecível. Assim, no Observatório de Astronomia, os visitantes poderão desfrutar de uma observação do céu em todo o seu esplendor, longe da poluição luminosa que costuma dificultar as observações. Também poderão participar nos ateliers demonstrativos de astronomia como a construção de instrumentos como relógios de sol ou astrolábios. Ainda, poderão participar nos cursos de Iniciação à Astronomia, entre níveis baixo e avançado.

Os ateliers são mais uma parte da oferta do parque que pode apanhar a imaginação dos nossos filhos: descoberta da natureza, educação ambiental e muitas surpresas através de atividades dirigidas por técnicos biólogos, veterinários ou geólogos. A oferta é abrangente e a experiência única.

Todos os primeiros sábados de cada mês, como neste dia 5, o Parque Biológico oferece um programa completo de visitas, que nesta ocasião incluirá uma sessão de anilhagem de aves selvagens, a abertura da exposição do Concurso Nacional de Fotografia Astronómica do Observatório do Parque Biológico, o atelier “Vida de Gamo” e observações astronómicas noturnas.

E ainda, o Zoo

O Zoo de Santo Inácio é o complemento perfeito para esta visita de descoberta da natureza. Também situado em Vila Nova de Gaia, o complexo inclui 800 animais de 260 espécies distribuídos em 15 hectares de espaços verdes que concorrem para criar uma atmosfera natural onde os animais ficam à vontade e os visitantes podem conhecê-los nos seus habitats.

Panteras-das-neves, camelos asiáticos ou rinocerontes brancos sul africanos são algumas das espécies que os meninos poderão conhecer de perto no parque. Não perca a oportunidade de assistir às demonstrações de répteis e aves de rapina, bem como aos momentos de alimentação de animais como lontras e pinguins.

Mas, indubitavelmente, a grande visita no zoológico está no túnel dos leões asiáticos: 40 metros de vidro que nos permitem entrar no habitat de um dos mais estranhos felinos do mundo, numa estrutura inovadora que oferece o contacto mais próximo e assustador com estas criaturas de lenda. Incrível…