NewsMuseum em Sintra: o museu das boas notícias

Com apenas um ano, o NewsMuseum de Sintra é um museu inovador e interactivo que ajuda miúdos e graúdos a perceber como se constrói uma notícia.

Com tanto a mudar na comunicação social, é natural que as gerações mais jovens não saibam muito bem o que é isso do jornalismo e das notícias. O NewsMuseum de Sintra tenta combater essa lacuna, recordando como alguns dos momentos da História foram registados pela perspetiva dos jornalistas, ao mesmo tempo que imagina o futuro e tenta motivar os mais novos a agarrar no testemunho. A Goodyear agarrou nos filhos e fomos até Sintra visitar este museu inovador.

NewsMuseum em Sintra: o museu das boas notícias

Situado no mesmo edifício onde até 2014 vivia o Museu do Brinquedo, o NewsMuseum foi inaugurado há cerca de um ano e, com o seu conceito moderno e apresentação atraente, tem sido alvo de bastante interesse por parte do público, estando inclusive nomeado para Museu do Ano pelo European Museum Forum. Apesar de grande parte do seu conteúdo ser do tipo expositivo, com 25 módulos temáticos que recordam a História de Portugal ou do Mundo através do tratamento jornalísticos de alguns dos seus episódios, o formato é interativo e experiencial. Exatamente por isso, é uma viagem divertida e dinâmica ao mundo da comunicação social, com muitos fatores lúdicos para interessar a crianças a partir dos 8 anos (a idade da mais nova que levámos na visita.

25 espaços de interação

Os módulos estão espalhados ao longo dos três andares do museu e contêm mais de 300 artigos e 16 horas de vídeo, descoberto nos arquivos da RTP, EFE e LUSA, mas têm uma apresentação interativa que permitem a participação do visitante. Ao contrário da maioria dos museus, aqui as crianças são convidadas a tocar em tudo.

O lounge tem um ecrã touch de 67m2, um dos maiores do mundo, uma Pirâmide de Babel com 70 televisões continuamente a transmitir notícias, enquanto os módulos apresentam, cada um, diferentes formas de interação. Em uma das salas podemos ler e gravar o comunicado do Movimento das Forças Armadas que anunciava a revolução, num espaço que reconstitui os estúdios da Emissora Nacional no 25 de Abril. Outro exemplo, no módulo dedicado ao jornalismo de guerra recria-se a varanda do hotel de onde José Rodrigues dos Santos reportava o princípio da Guerra do Golfo.

NewsMuseum em Sintra: o museu das boas notícias

NewsMuseum tem a versão divertida das notícias sérias

Apesar da forma moderna como estes painéis são apresentados, muitos deles reportam-se a momentos históricos que as crianças não conhecem ou ainda não entendem completamente, por isso elas gostam mesmo é dos momentos “mão na massa”. Podem experimentar fazer uma primeira página de jornal num cubo de Rubik, respondendo a questões que procuram salientar a importância da ética, ou responder a quizes sobre a comunicação, mas um dos momentos mais divertidos é a gravação de um “vivo” com teleponto que é depois transmitido para o YouTube, onde todos os amigos podem depois ver sua visita.

Como muitos outros museus, o NewsMuseum oferece também o aluguer de uma sala para realizar festas de anos, mas as actividades sugeridas obedecem todas ao tema das notícias, com uma apresentação muito original e divertida. Os convidados podem fazer uma reportagem de televisão, em directo da maternidade , a Manuela Moura Guedes vai “aparecer” para apresentar um concurso de “Quem Quer Ser Milionário”, 70 televisões vão estar a transmitir imagens exclusivas dos momentos da vida do aniversariante e vão todos em conjunto criar a primeira página de um jornal comemorativo.

Se normalmente as notícias são um assunto chato para a maioria das crianças, o NewsMuseum consegue dar a volta ao assunto e apresentar o tema de forma interessante, divertida e criativa. Aproveite já este fim de semana para levar a família a Sintra e divertirem-se com assuntos sérios.