O protetor do seu automóvel

24 Agosto | 2015 | Goodyear

Com a chegada do verão e das férias, os nossos cuidados também descansam e passamos a tolerar coisas que normalmente não permitiríamos. E, se for do género que normalmente já não costuma prestar muita atenção ao seu carro, vai voltar para casa com muita poeira, barulhos estranhos e a necessidade de uma visita ao mecânico: as férias podem trazer uma factura inesperada… Conheça aqui alguns cuidados básicos que lhe poderão poupar muitos dissabores com idas à oficina, problemas de segurança ou até aumento do consumo.

 

Ao arrumar a mala

É nesta altura que TUDO é atirado para dentro da bagageira do seu carro, os seus filhos esquecem-se que o balde ainda vai cheio de areia e a geleira resolve descongelar. Para defesa da sua sanidade e, acima de tudo, segurança, tenha o cuidado de acomodar toda a bagagem cuidadosamente. Durante uma travagem, colisão ou nos buracos que abundam em estradas secundárias, os objetos são projetados no interior da bagageira dando origem a todo o tipo de problemas.

É um desafio complicado quando a família quer levar a Playstation, a bicicleta e a casota do cão, mas não é demais recordar: cada quilo que leva é peso que soma à sua factura. Consumo de combustível, desgaste de pneus e travões são as consequências mais óbvias, mas a redução no nível de segurança é um preço que também se paga.

 

Na estação de serviço

É questão a que deverá estar atento durante todo o ano, mas repetimos: verifique a pressão dos pneus e se está de acordo com as informações do fabricante. A pressão de ar inadequada tem sérios impactos negativos: aumenta o consumo, provoca o desgaste, diminui o nível de segurança e pode mesmo deteriorar componentes da carroçaria.

manutençao

O regresso da praia

Depois de longas horas na praia ou naquele ativo passeio na montanha, ao voltarmos para o carro vamos encontrar o inferno. Mas não são só os passageiros que irão sofrer com as altíssimas temperaturas que ali se acumularam: os plásticos e as escovas limpa vidros sofrerão com a exposição continuada ao sol e ao calor. Não se esqueça de trazer sempre um prático e eficaz para-sol.

Como só num mundo ideal é que conseguimos sempre arranjar lugar à sombra, se ao entrar no carro este estiver “um forno”, abra primeiro as janelas e, só depois de estar em movimento, ligue o ar condicionado. O sistema de arrefecimento conta com a passagem de ar no compartimento do motor, processo que não acontece enquanto estamos parados, provocando um desgaste de peças completamente desnecessário.
À sombra

Se, por todos os motivos que apresentámos antes, arrumar o carro debaixo de uma sombria árvore parece ser a melhor solução, não vem sem os seus problemas. Dejectos de ave e gotas de resina são altamente corrosivos para a pintura e podem mesmo provocar alguns problemas de saúde, através de contaminação bacteriana e pólen que se acumulam nas entradas de ar do automóvel.

Aprecie bem as férias, mas não se esqueça que com apenas alguns cuidados muito simples, poderá manter a boa disposição e o espírito descansado depois de regressar.

· ·

Good Year Kilometros que cuentan