Oktoberfest: festivais de cerveja em Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria.

Festivais relacionados com cerveja, de norte a sul do país. Ao longo do mês de Outubro. Não deixe de aproveitar. Mas, com moderação.

O Oktoberfest ou Wiesn, na terá Natal, Munique, na Alemanha, é um festival de cerveja criado pelo rei bávaro Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1914. É também, uma feira de produtos e diversões dessa mesma cidade, na região da Baviera, no sul da Alemanha.

No local original, a festa realiza-se regularmente desde 1872. Começa sempre no primeiro sábado após 15 de setembro ao meio dia. O arranque é assinalado pela cerimónia de abertura “O’zapft is”. Termina duas semanas depois, no primeiro domingo de Outubro. É visitada anualmente por seis milhões de pessoas. Imagine, o equivalente a mais de metade população de Portugal!

Ao longo de décadas e décadas, a festa de Munique foi ganhando adeptos, tendo sido replicada um pouco por todo o mundo. É inclusivamente celebrado a bordo de aviões da Emirates, em pleno voo. E os viajantes, como este, descrevem-no detalhadamente. Entretanto, chegou o ano passado, pela primeira vez, ao Campo Pequeno, em Lisboa.

A Cerveja em Lisboa

Em Portugal, a Praça do Campo Pequeno foi o local escolhido para a primeira edição do festival da cerveja em Lisboa. Este ano, o “Cerveja em Lisboa” repete-se, entre 4 e 7 de outubro. Calha bem que é um fim-de-semana prolongado, devido ao feriado da Implantação da República Portuguesa, a 5 de Outubro.

No local, poderá degustar mais de 100 marcas nacionais e internacionais e artesanais. Mesmo ao estilo da Oktoberfest original. Bem, talvez um pouco mais modesto em dimensão e número de visitantes.

Nesta segunda edição, em Lisboa, o ambiente será novamente de festa e proporcionado por animação quer no palco central, quer em performances itinerantes. A música será alusiva às Oompah Band. Haverá ainda DJ e outras animações.

Os preços dos ingressos variam entre três a cinco euros, e dá direito a um copo ou caneca de cerveja. As crianças até aos 12 anos não pagam, desde que acompanhadas por um adulto com bilhete. Há também bilhetes a dois euros para jovens e para quem regressa ao evento com o seu copo/caneca.

Este recipiente pode ser utilizado ao longo de todo o evento, podendo ser utilizado para degustar a variedade de cerveja presentes. Consulte aqui toda a informação disponível

Oktoberfest: festivais de cerveja em Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria.

Festa da cerveja no The Yeatman Porto

Aqui o preço é mais elevado, mas o ambiente será certamente mais discreto e tranquilo. O Oktoberfest é celebrado no Hotel The Yeatman desde 2015. O preço? 65 euros. Mas pode ser menos. Se o seu grupo tiver oito ou mais pessoas o preço baixa para 60 euros por pessoa. Mais interessante ainda, o The Yeatman promove Oktoberfest à moda do Porto, pois a cerveja é acompanhada com… mini-francesinhas, cachorros com salsichas alemãs, pregos de novilho e atum, bifanas à moda do Porto.

Um pouco por todo o país

Uma das organizações que promove iniciativas inspiradas no Oktoberfest em Portugal é o Mundo da Cerveja, do Grupo Nabeiro. O Mundo da Cerveja é um espaço conceptual “onde vivem as marcas de cerveja mais especiais”, explicam no site. Neste site está disponível um mapa, onde cada um pode criar o seu próprio roteiro de cerveja, que poderá ser partilhado com os amigos.

Ao longo dos anos, têm-se multiplicado eventos, festas, festivais, reuniões e workshops relacionados com cerveja artesanal, focando-se por vezes em nichos dentro de nichos. É o caso da Cerveja Artesal ou da Lisboa Beer Week, que, infelizmente, este ano já passou.

Divirta-se, e beba com moderação, especialmente se tem de conduzir depois de sair do seu Oktoberfest preferido.