Os melhores festivais de verão em 2019

10 Junho | 2019 | Goodyear

Os Festivais de Verão já começaram. Tome nota e oiça quais são os principais destinos que justificam pôr-se à estrada.

Mais urbanos, mais rurais, mais alternativos ou ainda convencionais. Os festivais de verão renasceram em Portugal nos anos noventa e vieram para ficar. Portanto, percorra a descrição de alguns deles ao som das músicas que vão aquecer palcos por todo o país.

Vilar de Mouros no Minho

Não se pode falar de festivais de música sem falar o de Vilar de Mouros, no Minho. A primeira edição realizou-se discretamente em 1965, focada no folclore. Contudo, em 1968 passou a incluir música erudita e fado e… músicos de intervenção Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira. Em 1971 teve lugar a edição que transformou o festival num ícone: o “Woodstock” português, com a participação de artistas como Elton John, Manfred Mann, Amália Rodrigues ou o Duo Ouro Negro. Entre 22 e 24 de agosto, os cabeça de cartaz este ano são os Manic Street Preachers, The Offspring e os Prophets of Rage, num alinhamento que conta ainda com nomes bem conhecidos como Killing Joke, Skunk Anansie, Sisters of Mercy ou Gogol Bordello. A participação nacional fica este ano entregue aos Linda Martini.

Paredes de Coura no Taboão

O festival realiza-se este ano entre 14 e 17 de agosto na Praia Fluvial do Taboão. Estão confirmados artistas como The National, New Order, Patti Smith, Father John Misty ou Suede. Destaque ainda, nesta 27.ª edição, para os hip-hoppers Freddie Gibs e Madlib e para os portugueses Capitão Fausto.

Este festival decorre num anfiteatro natural e caracteriza-se pela atmosfera não urbana e ritmos como rock, indie e alternativa. Certamente, os festivaleiros podem também acampar nas imediações.

Super Rock em Lisboa

O Super Bock Super Rock (SBSR) regressa este ano ao Meco, perto de Sesimbra, para a 25.ª edição do festival, marcado para  de 18 a 20 de julho. O cartaz de 2019 tem à cabeça nomes como Lana del Rey, Phoenix e Migos, num festival que contará ainda com as actuações de The 1975, Janelle Monáe, Metronomy, Charlotte Gainsbourg ou os portugueses Capitão Fausto, Conan Osiris e o DJ Branko.

 

Alive em Oeiras

Nos dias 11, 12 e 13 de julho, estão previstas mais de uma centena de atuações no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. É a 13ª edição do Nos Alive que recebe, como cabeças de cartaz os “velhinhos” The Cure, os Vampire Weekend e os  Smashing Pumpkins de Billy Corgan.  Jorja Smith, Hot Chip, Weezer, Gossip, Bon Iver e Chemical Brothers são outros atrativos do festival que conta ainda com os portugueses Ornatos Violeta para um regresso que se espera triunfante e com Thom Yorke, o líder dos Radiohead, a solo.

Sudoeste na Zambujeira do Mar

De 6 a 1o de Agosto, o festival acontece na Zambujeira do Mar, à entrada do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Por perto há várias praias alentejanas para desfrutar durante o festival. Os estilos de música incluem música eletrónica, rock, pop e até reggae. Afinal, há mais de 20 anos que a Herdade da Casa Branca recebe o festival que é cada vez mais uma imensa pista de dança.

Este ano, estarão presentes nomes como Post Malone, Rita Ora, Anitta, Steve Aoki, Russ ou Joss Stone.

Marés Vivas em Vila Nova de Gaia

O Festival Marés Vivas regressa a Vila de Nova de Gaia com muita música para ouvir, este ano entre os dias 19 e 21 de julho. O cartaz de 2019 está recheado de bons motivos para dar um salto à beira Douro, a saber: Snow Patrol, Keane, Sting, Morcheeba e os portugueses Ornatos Violeta e Carlão.

Cool Jazz Fest agora em Cascais

Este verão, o Cool Jazz Fest volta a animar Cascais. A ação vai passar-se no Hipódromo Manuel Possolo, no Parque Marechal Carmona e nos Jardins Paula Rego. São vários dias, espalhados pelo mês de Julho, de muita música, incluindo nomes como os The Roots, Jessie J, Jamie Cullum, Diana Krall, Tom Jones, The Black Mamba e, no dia, 31, os alemães Kraftwerk.


Med em Loulé

MED realiza-se há 15 anos e é um festival dedicado à denominada world music. O centro histórico de Loulé já recebeu mais de 400 bandas, de cerca de 40 nacionalidades. Este ano realiza-se entre 27 e 29 de junho. O destaque vai para Kel Assouf (Níger/Bélgica), Baba Zula (Turquia), Tubarões (Cabo Verde), Marcelo D2 (Brasil) ou Tshegue (Congo/França), a que se juntam os portugueses Diabo na Cruz, Gisela João, Camané & Mário Laginha, Dead Combo, Márcia e Júlio Pereira.

Festival Músicas do Mundo (FMM), em Sines

Finalmente, o Festival Músicas do Mundo (FMM)  realiza-se há duas décadas em Sines. Com efeito, é uma referência, estando incluído na lista dos 25 festivais do mundo pela britânica Songlines. O festival tem vindo a crescer e este ano prolonga-se por duas semanas entre 18 a 27 de julho, entre Porto Covo e Sines. O FMM Sines é organizado pela Câmara Municipal de Sines desde 1999 e há dois anos recebeu o selo “EFFE Award”, atribuído pela Associação Europeia de Festivais.

No cartaz deste ano constam nomes como Ladysmith Black Mambazo, Chico César, Revolutionary Birds, Sax Machine e muitos portugueses, com destaque para os Gaiteiros de Lisboa, Branko ou Virgem Suta.

Esperamos que goste da nossa selecção, para que se prepare para os Festivais de Verão e comece já a viagem.

Good Year Kilometros que cuentan