000 Os melhores pastéis de nata de Portugal - quilometrosquecontam

Os melhores pastéis de nata de Portugal

12 Junho | 2019 | Goodyear

Se há iguaria portuguesa que já conquistou o mundo é o pastel de nata. Venha com a Goodyear descobrir os melhores.

Se há iguaria portuguesa que já conquistou o mundo é o pastel de nata. O mais conhecido produto da doçaria nacional viu a sua internacionalização acelerar nos últimos anos e hoje, dos Estados Unidos à China, já é possível saborear a nossa famosa “custard pie”.

É claro que ninguém sabe apreciar um bom pastel de nata como os portugueses e a escolha é grande um pouco por todo o nosso “retângulo”, a começar pelo óbvio, antigo e favorito de toda a gente, dos nativos aos milhares de turistas que, todos os dias, fazem fila às portas dos Pastéis de Belém.  Com uma história que remonta a 1837 e com uma receita que nasceu no Mosteiro dos Jerónimos e ainda hoje é um dos segredos mais bem guardados de Portugal, a pastelaria situada na Rua de Belém tornou-se numa das grandes atrações da cidade de Lisboa.

Mas quando falamos de pastéis de nata, a versão de Belém é uma categoria à parte, intocável no alto da sua fama e tradição. O pequeno e saboroso bolo nacional está presente em todos os cafés e pastelarias de Portugal e, como em tudo, há uns que são melhores do que outros.

O vencedor de 2019

Para medir a qualidade do bolo, realiza-se todos os anos, na capital, o concurso para o melhor pastel de nata de Lisboa. A competição deste ano culminou em Abril último e a glória coube, em 2019, à Pastelaria Santo António, no bairro do Castelo, que participou pela primeira vez no certame.

A escolha foi feita através de uma prova cega, em que os jurados provaram os 12 pastéis de nata concorrentes, apenas identificados pelos números, avaliando o aspeto, o toque da massa, o sabor e a consistência. O pódio do concurso deste ano ficou completo com a Pastelaria Aloma,  em Campo de Ourique, que já venceu o concurso em anos anteriores, e com a Pastelaria Patyanne,  em Castanheira do Ribatejo.

No concurso participaram ainda as pastelarias Fidalgo’s, Batalha, Casa do Preto, Panicoelho, Pão da Ribeira, Princesa do Vale, Sena, Tulipa Dourada e Viriato.

Good Year Kilometros que cuentan