O melhor da época baixa: Algarve no Outono

20 Setembro | 2021 | Goodyear

Acaba-se o Verão mas o Algarve no Outono continua radiante. O abrandar das restrições convida a voltarmos a sair e, com menos gente, a aproveitar o Algarve na Época Baixa.

Com um outono com sabor estival a chegar, o Algarve não precisa só do verão para nos convencer a uma visita. E, depois de dois verões seguidos em que os nossos movimentos foram, em maior ou menor grau, limitados pela situação pandémica, o abrandar das restrições e a maior confiança que, de forma geral, os portugueses voltam a sentir, vai levar a que muitos de nós optemos por períodos de férias em época baixa. Sendo que o verão algarvio tem por hábito durar quase até Novembro, há ainda muito bom tempo para aproveitarmos o melhor do Algarve, das praias ao interior.

Agora com menos turistas, locais que evitamos durante o calor tornam-se muito mais convidativos. Ao mesmo tempo, a mudança da estação traz novas matizes e sons, sabores e experiências só possíveis de conhecer agora. Como acreditamos que é destino para todo o ano, propomos-lhe 10 locais onde encontrará as delícias do Algarve no outono.

Carrapateira, etapa final da Costa Vicentina

Entre a Arrifana e o Cabo de São Vicente, a linha de costa tem paisagens únicas. As altas falésias que começamos a encontrar são impressionantes: assustadoras e belas ao mesmo tempo. Já longe da época de maior calor, a recomendação é fazer algum destes trilhos a pé ou de bicicleta. A informação está reunida no site da Rota Vicentina e os vários operadores locais podem propor-lhe atividades como passeios de burro ou aventuras todo-o-terreno.

Sagres, paraíso natural

O mar, do Norte de África e as serras do interior, criam um ponto privilegiado para os amantes da natureza. A região tem um cada vez maior reconhecimento internacional e recebe bastantes visitantes que procuram a observação de aves. Há o Festival de Observação, de 1 a 5 de Outubro, mas o Algarve recebe mais de 250 diferentes espécies durante o ano inteiro. Sagres é um ponto de partida perfeito para começar esta exploração pois, além das aves, conta com uma paisagem natural de grande beleza. O Turismo do Algarve possui um Guia de Observação onde poderá saber tudo sobre o tema.

Lagos, pesca grossa 

Além do abraço com que nos recebe sempre, Lagos tem muito para oferecer neste Outono. Há muitas exposições e atividades culturais para ver até Dezembro. E já que está pela cidade, volte a espreitar a Ponta da Piedade que é uma visita que nunca cansa.

Portimão, sabores genuínos…

Se muito se apregoa a gastronomia algarvia, a verdade é que um turista que chegue em Agosto poderá ficar desiludido. A estação alta não é o melhor momento para um bom serviço, por isso o melhor é regressar quando acalmar. E, se fizermos uma estatística por metro quadrado, é muito provável que se descubra que Portimão tem a maior densidade de bons restaurantes no Algarve. A rota do petisco e o festival da sardinha trazem muitos visitantes, mas o ano todo tem um cardápio completo. Se não tiver tempo para mais do que um destino, visite a Taberna da Maré e delicie-se com o arroz de lingueirão ou com a feijoada de buzinas.

… Portimão com o acelerador a fundo

A segunda metade do ano leva ao Autódromo Internacional do Algarve algumas das mais interessantes competições do calendário da velocidade, seja em 4 ou 2 rodas. No fim de semana de 1 a 3 de Outubro é a vez das Superbikes, para a ronda 11 do campeonato mundial. No mês seguinte, de 5 a 7 de Novembro, chega o Moto GP, com as Moto2 e Moto3 a acompanhar a festa. Será que Miguel Oliveira vai conseguir transformar a vitória em casa de 2020 numa tradição? Dedos cruzados!

Nas quatro rodas, a Goodyear vai ser também hóspede em Portimão quando chegarem os carros das European Le Mans Series, dos quais somos os fornecedores na classe de LMP2. O campeonato termina no Algarve todos os anos e há sempre surpresas de última hora. Em 2021 visita-nos entre 22 e 24 de Outubro. No fim de semana seguinte, 29 e 31, o Algarve Classic Festival, o maior evento de automóveis clássicos da Península Ibérica, estará de novo em Portimão. Será um fim-de-semana marcado pela elegância e performance destes carros históricos, para deleite dos aficionados e não só.

Vilamoura, do green à marina

Com o sol a reflectir na água e o vento a bater no cordame dos iates, a Marina de Vilamoura volta a ser um agradável espaço de descontração. A língua local é quase só o inglês nesta altura, mas é também agora que Vilamoura fica mais agradável. Mais do que os desportos náuticos, o golfe é um dos principais atrativos da região e, com um índice de céus limpos no top 10 do país, pode ser praticado quase todo o ano. O Portugal Masters vai trazer muitos praticantes entre 1 e 4 de Novembro, mas é também uma boa altura para a iniciação.

Faro, as estações na Ria Formosa

Uma das mais importantes zonas húmidas do país, a Ria Formosa vai mostrando diferentes faces ao longo do ano. Na longa língua de terra que marca a extremidade ocidental da Ria, a Ilha de Faro, o Elementos é um óptimo ponto de vista para este espetáculo. É um bar de praia de toque sofisticado numa ilha tradicionalmente de pescadores, mas o contraste não fica desajustado. A vista noturna é fantástica e o mar fica nas nossas costas, se preferirmos longos passeios à beira-mar. Em qualquer dos casos, faça aqui uma pausa porque esta não é a mesma Ilha que conheceu em Agosto.

Castro Marim, Sempre com o mar no horizonte

Mesmo que estação já não seja de praia, o mar algarvio é uma obrigação sempre que nos aproximamos desta costa. Há praias da região com nadadores salvadores até 18 de Outubro, mas já são só os estrangeiros a mergulhar. No concelho de Castro Marim, a Praia Verde é uma das mais pacíficas da região e o Guarita Terrace fica num ponto óptimo para a aproveitarmos. A vista estende-se de Vila Real de Santo António a Tavira e o sol monta um dos mais bonitos fins de tarde do Algarve.

Good Year Kilometros que cuentan