Ovar: restaurantes à beira-mar

Visitar Ovar obriga a comer pão de ló. Esta sobremesa pode rematar os seus almoços à beira-mar ou coroar um jantar, nos restaurantes da região que identificámos para si.

A proposta desta semana é visitar a cidade de Ovar, no distrito de Aveiro. O Furadouro Boutique Hotel Beach & SPA, de quatro estrelas é a escolha para ficar. Afinal, é uma oportunidade para fazer um passeio romântico, agora que as temperaturas começaram a subir.

Entre o mar a ria, vai encontrar Ovar. Procure agora a praia do Furadouro. Com o seu extenso areal, envolvido por vegetação natural, chamam a atenção os simpáticos passadiços de madeira que servem para nosso conforto. Além disso, protegem ainda a paisagem dunar.

Ovar: restaurantes à beira-mar

Em primeiro lugar, frente ao mar, vai encontrar o Furadouro Boutique Hotel Beach & SPA, um alojamento que conta com uma dúzia de prémios e certificações que atestam a sua qualidade. No espaço vive-se um ambiente descontraído rodeado de um design contemporâneo, espaços amplos e luminosos. É o ponto de partida para uma escapadela de fim-de-semana, férias ou até mesmo uma opção em viagens de negócios.

Enquanto se desloca para os restaurantes que escolhemos para si, destine algum tempo para observar as tradições pesqueiras. Aguarda-nos a visão dos barcos e redes típicos da região, banhada, por quase 15 quilómetros de costa.

O que se come em Ovar?

Pão-de-ló de Ovar será provavelmente a iguaria de que mais irá ouvir falar nesta terra em que os protagonistas à mesa são os peixes e os mariscos. É um bolo com um interior cremoso, cujas origens estão envoltas em mistério. Poderá ter sido resultado de um acidente de cozedura do pão de lá tradicional. Quem sabe? Caso haja apetite, há o peixe e o marisco, ou não tivesse a cidade uma forte tradição pesqueira, em particular de arrasto. Do mesmo modo, as opções para degustar são variadas: burriés, camarões, caranguejos e outros mariscos, enguias. E onde?

Ovar: restaurantes à beira-mar

 

Restaurante Oxalá

Em primeiro lugar, escolhemos uma das referências na região. O Oxalá é um ex-libris desde a abertura em 1991. Em 2017, estava entre os “10 melhores restaurantes portugueses”, da Tripadvisor. Em frente à Maria, o espaço é amplo, por vezes animado por música ao vivo. O restaurante Oxalá, diferencia-se por disponibilizar aos clientes um painel electrónico para escolher os vinhos. Escudos, garrafas de vinho e rolhas de cortiça decoram o espaço que é elogiado também pelo bom serviço e simpatia da equipa. A ementa de pexe inclui um prato enigmaticamente designado por Sinfonia Marítima. Enquanto isso, há ainda pratos mais fáceis de identificar como a feijoada de marisco, o robalo ao sal ou a maionese de camarão.

Restaurante O Tasco

No Furadouro, pode tomar a sua refeição no restaurante O Tasco, um estabelecimento que celebrou no dia 1 de Abril, o seu 42.º aniversário. A melhor opção: lulas grelhadas acompanhadas por batata cozida e com um excelente tempero. Mas a oferta não se limita às lulas. Bacalhau e sardinhas são outras sugestões para um almoço ou jantar.

Restaurante Toca

No restaurante Toca, os pratos sugeridos incluem polvo, bacalhau lulas e até tapas. Sim, tapas, uma influência da vizinha Espanha. Há cerca de dois anos, o restaurante, localizado em frente à Câmara de Ovar, viu a fachada recuperada, o espaço interior renovado. A simpatia da equipa e o ambiente que resulta do restauro recente do espaço ocupado pelo restaurante há mais de quarenta anos são alguns dos aspectos destacados por quem já aí petiscou.