Parques Infantis de Lisboa: diversão garantida

Investigámos os parques infantis de Lisboa e escolhemos 10 que vão apaixonar as crianças aí em casa. E, apostamos, os adultos também!

As férias estão prestes a acabar e vem aí a rotina das aulas. Os fins de semana vão voltar a ser o momento de reunião com os pequenos e temos que arranjar planos. Para que não lhe faltem programas para passear os filhos, fomos à procura dos mais divertidos parques infantis de Lisboa. Escolhemos 10, todos eles com escorregas e baloiços, mas também muitos outros atrativos para que os seus filhos anseiem sempre por mais uma tarde de fim de semana com os pais.

Alto da Serafina

O Parque do Alto da Serafina de Monsanto, ou Parque dos Índios como é conhecido, tem de tudo para todos. É um excelente miradouro sobre a cidade e tem relvados e zonas verdes a convidar ao passeio. Os pais aproveitam a esplanada e o parque de merendas, mas as crianças têm muito mais. Há uma escola de condução infantil, parques para diferentes idades, escorregas e carrocéis, e um labirinto. Ganhou a alcunha por causa da zona de tendas de indíos que as crianças adoram.

Parques Infantis de Lisboa: diversão garantida

Alvito

O Parque Infantil do Alvito é um dos mais emblemáticos de Monsanto e de toda a cidade de Lisboa. É um dos mais antigos e um clássico nos fins de semana das famílias da capital. Os espaços e brincadeiras para os júniores são variadíssimos. Há baloiços e escorregas, torres e estruturas de madeira divertidas e até uma caravela. Tudo isto está dividido por idades.

Moinhos de Santana

Com dois antigos moinhos e uma ótima vista sobre a cidade e o rio, as crianças vão encontrar mais do que um simples parque infantil. Há baloiços, torres de brincadeiras e um carrocel, mas há também um skate park e um ringue de patinagem. Tem ainda amplos relvados, inúmeras árvores e arbustos e a presença constante do elemento água – lago e cascata. Tem ainda um restaurante com esplanada a família para recuperar forças.

Parque Marechal Carmona

Este enorme espaço verde em Cascais tem amplos relvados, canteiros de plantas, uma mata com árvores de grande porte e percursos com um toque de romantismo. Tem ainda um troço da Ribeira dos Mochos, lagos, um parque de merendas e um campo para jogos tradicionais. Junto à esplanada fica o lago dos patos, uma paixão dos mais pequenos. O espaço tem também um parque infantil, dividido em três áreas etárias.

Parque Morais

Este espaço na Parede, também conhecido como o “parque dos patinhos” está equipado com um parque infantil (recentemente remodelado), um pinhal com área para merendas, um lago e um relvado. O lago tem patos, cisnes e peixes e a zona infantil tem baloiços e escorregas. Uma vez por mês recebe uma feira de velharias. Com um extenso jardim com roseiras, herbáceas vivazes e grandes árvores, torna-se um local único para descansar e contemplar a natureza.

Parque da Fantasia

Com uma área de aproximadamente 1ha, o Parque da Fantasia localiza-se na freguesia da Venteira, junto aos campos de ténis, no bairro do Borel, Amadora. A entrada principal tem como “pórtico” uma avioneta, simbolizando o pioneirismo da aviação na Amadora. Está equipado com um teleférico, dois parques infantis vedados e uma zona de estadia equipada com estrutura de sombreamento.

Jardim da Estrela

É uma espécie de coração romântico da cidade de Lisboa e continua vivo como há um século atrás. De nome oficial Jardim Guerra Junqueiro tem uma quantidade surpreendente de árvores e flora, mas são os relvados e a sombra que os lisboetas adoram. Tem esplanadas e bancos onde os pais descansam e muito espaço para que as crianças andem de bicicleta, patins ou joguem à bola. O parque infantil, com chão em areia, também está repleto de brincadeiras e eles não vão querer sair de lá.

Parque José Gomes Ferreira

A Mata de Alvalade, como também é conhecido este espaço, é um excelente local de descontração e lazer bem no centro da cidade. O Parque fica em antigas quintas e a mata serve de refúgio a várias espécies de aves. O parque infantil não tem tantas atrações como outros nesta lista, mas as crianças também vão adorar todo este espaço livre. Há vários percursos pedonais, um parque de merendas com grelhadores e uma pista ciclável.

Parque Urbano do Jamor

O Espaço de Jogo e Recreio do Jamor, com cerca de 1.500m2 de área, é composta por 9 equipamentos lúdicos em madeira. As crianças entre os 3 e os 14 anos vão adorar o Baloiço Ninho, a Serpente de Areia, o Estaleiro com Escorrega, um combinado de torres com redes e pontes de acesso, a Casinha de Estacas, Balancés e a Colina dos Anões. Aqui perto há ainda um Mini-Parque Aventura, uma parede de escalada e 18 buracos de mini golfe.

Quinta das Conchas

Possui duas zonas distintas: a parte inferior tem um espaço ajardinado e um recinto desportivo, e a parte superior consiste numa mata relativamente cerrada. Tem zona de merendas, parque infantil, caminhos florestais com boas condições para a prática de corta-mato e uso de bicicletas todo o terreno. O relvado gigante é excelente para jogos com a família toda e a sua posição central na malha urbana faz deste espaço um dos mais visitados ao fim de semana.