Time Travellers: uma História divertida em Lisboa

A História pode ser ainda mais divertida quando saímos da sala de aula. Conheça as originais propostas da Time Travellers para passeios com crianças.

A Time Travellers não é a típica agência de animação turística. Desde 2012 que Raquel Policarpo e Inês Ribeiro começaram oferecer propostas de passeios diferentes, com a História como tema principal. É uma oportunidade de aprendizagem mas, com os pés a caminho e uma família interessada, a diversão também é garantida. Grande parte dos passeios são em Lisboa, mas visitam-se também outras cidades e há eventos relativos a datas específicas. Da mouraria à antiga judiaria, com uma visita aos tempos medievais e aos grandes escritores lisboetas, a Time Travellers quer contar Histórias à sua família.

A Time Travellers foi fundada por um duo de arqueólogas que quiseram usar os seus conhecimentos de uma forma diferente. O objetivo é simples: usar a arqueologia e a cultura de forma descontraída, para criar viagens e aventuras no tempo. Além de divertirem, cada uma das propostas apresentadas, cruza-se e toca em matérias que, mais tarde ou mais cedo, os mais pequenos vão ouvir falar na escola. Desde o Terramoto de 1755, aos grandes vultos que caminharam por Lisboa, aqui ensina-se História com um sorriso no rosto.

7 propostas de viagens no tempo em Lisboa

Lisboa Arqueológica

A descobrir: Os vestígios escondidos debaixo dos pés dos lisboetas.
Onde: A pé pelas ruas da cidade antiga descubra as muralhas que vários povos foram construindo para a defender. Na nova Baixa do século XVIII testemunhe as grandes mudanças trazidas pelo Terramoto de 1755.
Como: Numa antiga fábrica veja onde os romanos produziam os melhores molhos de peixe do Império. No teatro romano da cidade testemunhe o passar dos tempos e as várias camadas que construíram Lisboa.

A Herança Judaica

A descobrir: A importância da comunidade judaica na Lisboa medieval
Onde: Nas antigas judiarias e espaços que ficaram marcados por trágicos conhecimentos e más memórias, como o massacre de 1506.
Como: Num passeio a pé pelos sinais da Lisboa medieval e dos Descobrimentos, e pela recordação dos eventos que levaram ao fim da convivência pacífica com os judeus.

Time Travellers: um História divertida em Lisboa

Lisboa dos Descobrimentos

A descobrir: Os segredos e protagonistas da aventura dos Descobrimentos.
Onde: Pela margem do Tejo, com passagem pelos Jerónimos e pela Torre de Belém.
Como: Recordam-se as aventuras de reis, capitães e navegadores que se aventuraram e criaram um Império, imortalizados na pedra no Padrão dos Descobrimentos e cheios de histórias para contar.

Lisboa Medieval

A descobrir: Depois de tomada aos mouros, uma nova cidade aparece e começa a florescer e preparar-se para os Descobrimentos.
Onde: Entre o Tejo e o Mosteiro de São Vicente de Fora, passando pela Muralha Fernandina e Casa dos Bicos.
Como: Através da recordação do tempo em que Cruzados e moçárabes se cruzavam e crescia a energia para a aventura marítima.

Lisboa das Lendas e dos Mitos

A descobrir: Túneis secretos, personagens duvidosas e histórias mal contadas. Somos todos descendentes de Ulisses? Quantas colinas se sobe em Lisboa?
Onde: Pela Baixa da cidade, à procura dos “preceitos maçónicos” com que o Marquês de Pombal preencheu Lisboa. Ou será que é mentira?…
Como: Com a mente aberta e disposição para rever alguns preconceitos.

As Muralhas de Lisboa

A descobrir: Os gigantes de pedra que enfrentaram e assustaram os invasores de Lisboa.
Onde: No traçado das ruas, escondidas dentro de prédios ou exibidas em núcleos arqueológicos, as muralhas de Lisboa aguardam-nos.
Como: Partimos em busca da muralha romana de Olisipo, a Cerca Moura de Uxbuna e a Muralha Fernandina da Lisboa Medieval. Pelo meio descobrimos a muralha de D. Dinis, perdida e afastada dos olhares da cidade durante séculos.

Os Santos de Lisboa

A descobrir: Quem é afinal o santo padroeiro de Lisboa? O que fez Santo António para reservamos um dia inteiro em sua honra? E o que é o corvo tem a ver com tudo isto?
Onde: Ponto fundamental da devoção alfacinha, Alfama tem a sua boa dose de capelas e igrejas.
Como: Através de histórias de devoção já esquecidas, bonitos locais de culto e recordação das tradições da cidade. Cosmopolita mas tradicionalmente cristã, Lisboa tem bairros com uma capela a cada esquina.

Mas há mais a explorar: da Lisboa da literatura de Saramago e Queiroz, até aos dias da Revolução de Abril. Além disso, a Time Travellers propõe ainda jogos e peddy papers que visitam Conímbriga ou Mafra, para criar oportunidades de aprendizagem completas para miúdos e graúdos. Quem diria que a História pode ser tão divertida?