Passeios todo-o-terreno: uma face diferente do país

Venha descobrir os trilhos e os campos de Portugal de uma forma diferente, num dos muitos passeios todo-o-terreno que há à sua disposição por todo o país.

Há um Portugal muito diferente para se descobrir quando acaba o asfalto. Num dos muitos passeios todo-o-terreno que vários operadores turísticos oferecem pelo país, somos levados num original reencontro com a natureza. Temos serras, rios, vales, falésias e praias à nossa espera, só precisamos da montada certa para ir ao seu encontro. Se não tem veículo todo-o-terreno ou gosta de ser conduzido enquanto os seus olhos se deliciam com a paisagem, espreite as nossas 7 sugestões para conhecer Portugal fora de estrada.

Gerês

A Peneda-Gerês é um dos mais interessantes destinos quando o tema é fugir ao asfalto. Além dos trilhos para serem aproveitados a pé, os amantes da natureza irão adorar conhecer o parque também de 4×4. O passeio pode levar-nos à Portela do Homem, à cascata do Tahiti ou à Pedra Bela, mas aproveite para parar e provar a boa comida minhota.

Celorico de Basto

A 45 minutos do Porto, a Quinta de Santa Cristina usufrui de uma envolvente única entre as serras de Fafe, Marão, Alvão e Cabreira e a margem direita do Rio Tâmega. O apreciador de enoturismo pode fazer aqui um passeio de veículo todo-o-terreno à descoberta das paisagens do vinho verde. Para um dia em cheio, vai andar de caiaque no rio, visitar as vinhas e conhecer a gastronomia local. Aproveite o piquenique e desfrute dos enchidos, queijos e bolos tradicionais da quinta.

Valongo

Fica-se pelos 300 e poucos metros de altitude, mas são suficientes para que a Serra de Valongo nos ofereça muito ar puro. A My Green Way tem veículos todo-o-terreno para irmos conhecer uma vista diferente sobre a região do Porto. O passeio de quatro horas passa pelas minas romanas, parque paleozóico e uma aldeia tradicional antes de regressarmos à cidade.

Rio Mondego, Oliveira do Hospital

O Mondego oferece um mundo de atividades desportivas nas suas águas e margens. Da escalada à canoagem, o rio que chega da Serra da Estrela tem espaço para muito. A Rock & River organiza programas para famílias e grupos, onde inclui também passeios todo-o-terreno. O tour de jipe atravessa o rio Alva e sobe a Serra do Açor, fugindo sempre que possível ao asfalto para proporcionar vistas únicas. Não se esqueça da máquina fotográfica: vai encontrar todo o tipo de vida animal.

Serra da Arrábida

O parque natural da Arrábida é um mundo à parte e torna-se ainda mais surpreendente quando nos afastamos da estrada. A The Selector aproveita esta matéria prima riquíssima e oferece um menu à vontade do freguês. De acordo com as nossa opções, poderá levar-nos a ver praias, golfinhos, castelos, igrejas, moinhos de vento, conventos, museus, azulejos, arte, gastronomia, vinhos e degustações. As excursões pode ser complementadas ainda com oficinas de produção de pães, queijos, azulejos, degustação de vinhos e de ostras.

Bacia do Alqueva

Há uma nova forma de turismo alentejano a nascer à volta do Alqueva. Na fronteira de Espanha, em Santo Aleixo da Restauração, a poucos quilómetros de Moura ou Serpa, situa-se a Herdade da Negrita com uma área de 3500ha e uma extraordinária beleza natural. Em plena exploração, poderá passear de jipe pela herdade, participar num safari fotográfico e descobrir o habitat dos bovinos, do verdadeiro porco alentejano e de toda a fauna que convive nesta região. De seguida, vá até às margens do Alqueva e desfrute do mais bonito por-do-sol da região.

Algarve

A RZR Buggy Tours adiciona uma dose de adrenalina ao programa de um passeio pelo interior do Algarve. A bordo de um Polaris RZR semelhante aos que competem no campeonato de todo-o-terreno, a aventura é garantida. Vamos passar por estradas de terra, lama, rios e trilhos desafiantes, mas sempre ao nível destes pequenos bólides que conseguem ultrapassar tantos obstáculos. O passeio vai também até à linha de costa de Albufeira onde, do alto das ravinas, temos uma excelente vista sobre o mar. A empresa tem ainda passeios de quad e de jipe, indo ainda até ao Guadiana ou oferecendo pacotes em conjunto com um parque aquático local.