Os lugares mais famosos para a pesca desportiva em Portugal

Onde pescar à linha em Portugal? Tome nota dos lugares mais famosos da costa portuguesa, para a pesca desportiva. Justifica uma fuga de fim de semana.

Os pescadores desportivos podem aproveitar maio, quando a costa ainda não está inundada de banhistas para tirar partido da pesca à linha, embarcada e/ou desportiva. Conheça alguns dos lugares mais famosos para praticar pesca desportiva e justificar uma fuga de fim de semana.

Recorde-se que a pesca desportiva embarcada é uma das melhores formas de descontrair e de estar em contacto com a natureza, como muito bem explica a empresa Bolhas Tours. A pesca embarcada é também uma das atividades mais difundidas no mundo, “promovendo a união familiar e de convívio entre amigos”, segundo a mesma fonte. Estima-se que, na Europa, mais de 20 milhões os praticantes de pesca desportiva embarcada.

Saídas de pesca lúdica embarcada com origem em Sesimbra ou Lisboa

A Bolhas Tours disponibiliza uma vasta oferta de opções de saídas de pesca embarcada. Pesca embarcada com tudo incluído, pesca às douradas, pesca na fundura, jigging, pesca às corvinas no Tejo, pesca aos pargos, pesca aos besugos ou pesca aos chocos e lulas.

Destacamos dois programas – Sesimbra e Lisboa – que, pela riqueza dos seus mares e localização geográfica, são destinos de excelência para a prática desta atividade. Esta empresa promove a realização de todos os tipos de programas de alto mar em Sesimbra e em Lisboa. Há programas para os mais jovens ou iniciados, que procuram uma primeira experiência de pesca em alto mar, e também grandes desafios para os pescadores desportivos mais experientes.

A oferta inclui tripulações experientes, para apoio em alto mar, e embarcações, equipadas com os mais recentes modelos de eletrónica e equipamentos de segurança, perfeitas para passar confortavelmente e em total segurança um dia de pesca desportiva.

Pesca embarcada a partir do Cais do Sodré

Para passar um dia inesquecível, os amantes da pesca, em Lisboa, podem alugar um barco privado e partilhar a experiência com os amigos ou fazer uma marcação individual para se juntar a um grupo.
Consoante o programa escolhido, a Marlintours disponibiliza canas, carretos e preparação do isco para que não os participantes não tenham que se preocupar com nada.

A empresa trata também das licenças diárias na embarcação, para que possa desfrutar do seu dia no mar. O passeio inclui transferes desde o Cais do Sodré até ao local de embarque (ida e volta). Consoante o programa, pode ter almoço de churrasco, com carnes grelhadas e pão, assim como bebidas, água, sumo, vinho e cerveja ou aperitivos, queijo, chouriço e bebidas.

Passeio de pesca no Pico, nos Açores

Estão prontos para um passeio de pesca nas águas rasas dos Açores? É este o desafio colocado pela Seabookings. A empresa recorda que a pesca nos Açores é de grande importância há muitos séculos e a proposta aqui passa por uma “experiência autêntica”.

A experiência é adequada tanto para iniciantes como profissionais, sendo muito procurada por amantes de pesca desportiva. Há muita variedade de peixe que pode ser capturado nas ricas águas dos Açores, incluindo mero, pargos, moreia pintada ou garoupa. E pescar não é obrigatório neste ambiente descontraído e simpático em que toda a gente se sente à vontade. Na verdade, apenas o passeio de barco é muito bonito e pode apanhar-se sol, com grupos de amigos ou família. O barco está equipado com dois rádios telefones VHF, sonda, GPS, radar e piloto automático, além de um sofisticado equipamento desportivo para pesca. Para concluir, o resultado da captura pode ser levado para casa para o jantar.

Dia de pesca no Atlântico com partida de Cascais

A partir de Cascais pode partir para um dia de pesca no Atlântico com a duração de quatro a oito horas, integrado num grupo de, no máximo, 12 pessoas. Portugal é, na sua essência, um país de marinheiros e pescadores e cada um de nós pode dar continuidade a esta tradição, explorar o litoral do continente português e desfrutar de pesca nas suas águas azuis!

A atividade começa com o encontro com o capitão da Marina de Cascais que irá explicar detalhadamente o que se vai passar em seguida. A partir desta Marina, parte-se em seguida, de barco, rumo Atlântico, e ao melhor peixe que pode ser encontrado. Pelo caminho, os seus olhos vão devorar a paisagem da bela costa do Estoril, Cascais e Cabo da Roca. Caso a sua opção seja o dia inteiro, haverá churrasco a bordo, com bebidas e snacks disponíveis durante todo o dia. Esta é a opção adequada aos pescadores mais experientes. Na opção de meio dia, ideal para a primeira experiência, as bebidas e snacks ficam ao seu critério. ALém disso, o programa inclui o passeio de barco com todos os equipamentos de pesca, licença e seguro, água, bolachas e fruta.

Pesca na Ria de Aveiro

Para os amantes da pesca e desportos náuticos, a Ria de Aveiro é um local a explorar. Milhares de pescadores são atraídos pela oportunidade de encontrar ambientes muito diversos e uma grande variedade de pescado a aguardar. São centenas de quilómetros de margens e muitas embarcações. Na Ria, no Mar e nas praias próximas, a partir das quais é possível pescar utilizando múltiplas técnicas: ao fundo, à boia, à rola, de corrico, de zagaia e muitas outras. E pode voltar e voltar, porque ao longo do ano as espécies mais abundantes vão dando lugar umas às outras. Sucedem-se robalos, douradas, sargos, chocos, polvos, moreias, navalheiras, camarão e até berbigão apanhado facilmente na maré vazia. Sozinho, com companhia, ou numas das embarcações que se dedicam à pesca desportiva a Ria espera por si.