Hora de folia! Planos para as férias de Carnaval

Este ano o Carnaval celebra-se no dia 5 de Março. Propomos-lhe algumas atividades para as suas crianças nesta época. Especialmente para quem não conseguiu tirar uns dias de férias.

Este ano o Carnaval celebra-se no dia 5 de Março. Deste modo, entre 4 e 6 de março, caso não consiga tirar uns dias de férias nessa altura para estar com os seus filhos, deixamos-lhe aqui algumas sugestões.

Como habitualmente, não se esqueça de verificar junto das organizações da sua zona de residência sobre as opções disponíveis. Centros de estudo, escolas de línguas, de programação, a igreja ou clubes recreativos são apenas alguns dos locais em que pode encontrar ofertas para os tempos livres das crianças, quando os pais não se podem ausentar do trabalho. Afinal, mesmo que, enquanto adulto, não tenha oportunidade de brincar ao Carnaval, não prive as crianças dessa oportunidade.

Não faltam por todo o país planos e propostas para ocupar os tempos livres nesta época e a Goodyear fez uma seleção de seis programas para as crianças nas férias do carnaval.

Açores

Carnaval a mergulhar na História é o tema desta actividade promovida pelo Aquário do Porto Pim, nos Açores. É no dia 23 de Fevereiro pela 15h00. Nesse atelier serão elaboradas máscaras de Carnaval com recurso à reutilização de materiais. A atividade destina-se a crianças dos quatro aos 12 anos. Acontece no Aquário do Porto Pim – Estação de Peixes Vivos e Casa dos Dabney. Serão duas sessões organizadas em cada um desses locais, coma duração de uma hora. Custa apenas 2,5 euros e as inscrições podem ser feitas por mail, até à véspera.

Porto

No Porto as crianças e jovens podem passar uma tarde de véspera de Carnaval no Pony Club do Porto. A atividade destina-se a crianças que pretendem passar o dia na companhia de amigos de quatro patas, graças a uma parceria com o Cãovida Club e com a associação desportiva juvenil “Alinhas?”. Está previsto começar pelas 14h30 e prolongar-se por três horas. No dia 4 de março. Podem participar crianças e jovens dos seis a 16 anos. O Pony Club do Porto fica em Paranhos. A animação irá incluir jogos tradicionais como corrida de sacos. Será possível escovar e aparelhar póneis e futebol com cães (Futcão). Custa 15 euros e a inscrição pode ser efectuada por email.

Hora da folia! Planos para as férias de carnaval.

Lisboa

A proposta para Lisboa é um Atelier de Máscaras de Carnaval, na Biblioteca Municipal dos Olivais Palácio do Contador-Mor, em Lisboa. A acção acontece no dia 23 de Fevereiro das 11h00 ao meio dia e destina-se a crianças dos quatro aos 12 anos. Será um atelier de arte e costura criativa. A manhã será fantástica, promete a organização, em torno de tecidos, moldes, recortes, cores e muito boa disposição. No final, as crianças podem levar uma máscara que poderão utilizar no seu Carnaval. O custo é de apenas cinco euros e a inscrição pode ser efectuada por email.

Lisboa II

O Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém, organiza atividades durante as férias escolares. Nos dias 4, 5 e 6 de março, durante a interrupção letiva de Carnaval, o museu terá atividades diárias para crianças e jovens dos 4 aos 13 anos. As atividades decorrerão entre as 09h30 e as 17h30 e terão o custo de 20€/dia, com almoço incluído, ao qual acresce o valor de 5€ de seguro.

Conheça aqui algumas propostas Goodyear para os tempos livres dos seus filhos.

Santa Maria da Feira

Em Santa Maria da Feira, no Museu, a proposta é a elaboração de Máscaras Venezianas. As primeiras sessões já aconteceram, mas prolongam-se até 4 de março, das 10h00 às 16h30. A iniciativa tem como destinatários crianças e jovens dos dois anos até aos 15, ou até mais, uma vez que se destina a grupos do ensino pré-escolar ao universitário, mas também a seniores e famílias. Esta atividade inclui também a visita ao museu e a já referida oficina de expressão plástica “Máscaras Venezianas”. O custo? Cinco euros.

Queluz

O Palácio Nacional de Queluz tem uma proposta original. Uma viagem à corte do século XVIII. Uma recriação histórica. É mais cara que as restantes opções (69 euros), mas promete. Acontece no próximo dia 2 de março pelas 15h00. O ambiente será festivo e de grande criatividade. Contará ainda com um “atelier” de máscaras, após o qual os participantes, acompanhados por personagens de época, serão envolvidos ativamente num momento de música e dança setecentista, num dos antigos salões de festas do palácio. Os visitantes vão ouvir cantar, tocar e dançar músicas de setecentos. Saber como se realizavam grandes festas no Palácio Nacional de Queluz, que vestidos e outros trajes se usavam neste espaço de enorme beleza e requinte.