0 Pneus All Seasons: o que deve saber sobre os pneus para todas as estações - quilometrosquecontam

Pneus All Seasons: o que deve saber sobre os pneus para todas as estações

11 Novembro | 2019 | Goodyear

A Goodyear explica os motivos porque o setor dos pneus all seasons está a viver um boom

Sempre? Em todas as estações? Sabe o que são pneus all seasons e por que deve  usá-los? Escolher o melhor pneu significa conhecer nossas necessidades e as do nosso veículo para atender aos requisitos fundamentais da condução e de segurança. Os all seasons são garantia de alto desempenho ao longo do ano, numa ampla variedade de superfícies e consoante as condições climatéricas, sejam elas  chuva, granizo e neve.

De acordo com os estudos da Goodyear, cada vez mais condutores não querem mudar de pneus de verão para pneus de inverno e vice-versa, dependendo das diferentes características de cada estação. Atualmente, as vendas deste tipo de pneus em Espanha já representam 5% do mercado, tendo crescido dois dígitos (20%) em 2018, excedendo claramente os números dos pneus de inverno.

Desde 1977, quando a Goodyear inventou a categoria all seasons, até ao aparecimento da linha Vector 4Seasons SUV Gen-2, a segunda geração do Vector 4Seasons da Goodyear, todos os pneus all seasons  evoluíram para oferecer tração em qualquer tipo de condições e alto desempenho nas quatro estações do ano. Aliás, o Vector 4Seasons Gen-2 garante excelente desempenho mesmo abaixo de + 7ºC. A evolução tem sido imparável em termos de tecnologia e também no crescimento desse tipo de pneu. Vejamos os motivos.

Características dos pneus all seasons

Pioneira no setor desde o aparecimento dos seus primeiros “quatro estações”, há 36 anos, a Goodyear oferece os seus mais de 120 anos de história na aplicação de novas e avançadas tecnologias para o desenvolvimento de pneus de verão e inverno:

  • ActiveCornerGrip e ActiveBraking, duas tecnologias que melhoram o manuseamento  do veículo em curvas e travagem a seco.
  • TOPIndicator, uma tecnologia que controla o desgaste da banda de rodagem no inverno.
  • ActiveGrip, uma tecnologia que garante uma distribuição uniforme da pressão em todo o pneu, oferecendo  alto desempenho e melhorando a capacidade de manobrar em piso molhado.
  • MultiControl Ice, uma tecnologia que aumenta o contacto com a superfície da estrada para obter excelente manobrabilidade e aderência em superfícies geladas.

Enquanto os pneus de verão veem as suas propriedades diminuir em temperaturas abaixo de + 7 ° C, os all seasons são uma alternativa adequada para garantir excelente desempenho em todas as condições climatéricas, sem ter de trocar os pneus ou usar correntes, graças à sua homologação como pneus de inverno. Os all seasons adaptam-se melhor a qualquer condição climatérica. São adequados para chuva e temperaturas frias ocasionais e também oferecem alto desempenho nos meses quentes. Analisamos os prós e os contras de cada tipo de pneu: verão, inverno e all seasons.

Duração dos pneus: tudo o que precisa saber

Pneus all seasons vs pneus de verão

Os pneus de verão são projetados para condições climatéricas amenas e podem ser usados ​​durante todo o ano em algumas regiões, mas o seu desempenho é reduzido quando a temperatura cai abaixo de + 7 ° C.

Prós dos pneus de verão

  • Desenhados especialmente para condições de verão e temperaturas acima de + 7 ° C.
  • Adequados para climas amenos e invernos amenos.
  • Fornecem uma condução rápida e precisa, especialmente em curvas fechadas
  • Possuem compostos de borracha mais macios que facilitam as curvas e a superação de obstáculos.

Contras dos  pneus de verão

  • Embora ofereçam alto desempenho em estradas secas e húmidas, deve substituir os pneus de verão por um conjunto de pneus de inverno em condições de neve ou gelo ou quando a temperatura cair abaixo de + 7 ° C.

Os pneus all seasons permitem enfrentar diferentes condições climatéricas seja em  situações de chuva, granizo, granizo e nevões leves ou em estradas secas e temperaturas de verão. Os all seasons são adequados para invernos amenos, mesmo abaixo de + 7ºC, onde os pneus de verão perdem desempenho. A tecnologia Weather Reactive da família Goodyear Vector 4Seasons garante uma resposta na estrada de acordo com cada estação do ano. Desenvolvidos com zonas específicas na banda de rodagem, ajustam-se automaticamente às diferentes condições da estrada.

Pneus all seasons vs pneus de inverno

Os pneus de inverno respondem a diferentes situações no clima de inverno, como mostra um estudo da Goodyear dedicado a diferentes tipos de neve, situações atmosféricas (temperatura, chuva, granizo …) e velocidade. Se um carro circula com neve em pó recém-caída, o pneu ficará completamente cheio de neve. Se a neve for compacta, permanecerá nos sulcos da banda de rodagem. Se a neve for muito dura, não adere à banda de rodagem. Um pneu de inverno tem melhor desempenho na neve quando todas as suas zonas de aderência estão expostas.

Prós dos pneus de inverno

  • Os pneus de inverno estão otimizados para uso em climas frios com temperaturas de +7 ° C e abaixo e para condições de inverno mais severas, como granizo, neve, lama e gelo.
  • São fabricados com uma borracha específica para a banda de rodagem que permite maior aderência e capacidade de travagem no gelo e na neve.
  • São adequados para quem vive numa zona onde neva ou faz gelo com frequência.Reconhecem-se pelo símbolo da montanha com três picos e pelo floco de neve impresso nos flancos.

Contras dos pneus de inverno

  • Os pneus de inverno não foram projetados para todas as estações e devem ser substituídos por um conjunto de pneus de verão ou all seasons assim que as temperaturas começarem a subir.
  • A mistura de pneus de inverno e verão pode tornar a condução em estrada deslizante mais perigosa e afetar a manobrabilidade, especialmente se combinar modelos com desenhos diferentes nas bandas de rodagem e um desempenho irregular. Portanto, é recomendável usar jogos completos.

Os pneus all seasons da Goodyear foram desenvolvidos para responder a situações de condução com chuva forte e granizo. Possuem uma área de contacto mais ampla e plana, e ranhuras hidrodinâmicas para melhorar a resistência à aquaplanagem. O maior teor de sílica e a melhor distribuição dos blocos oferecem uma condução mais suave, melhor aderência e menor distância de travagem.

All seasons, adequados para qualquer clima

A família Goodyear Vector 4Seasons foi desenvolvida para carros, SUVs e carrinhas e apresenta-se como uma solução para qualquer tipo de clima. O seu objetivo é responder e atender às principais necessidades que surgem no inverno, especialmente em regiões com invernos mais amenos, como é o caso de Portugal. Na rotulagem, além de ter a marcação M + S (Mud + Snow), possuem também o pictograma da montanha com três picos como floco de neve que os homologa a circular nas condições de inverno, sendo uma alternativa ideal para uso de correntes. Embora no nosso país a temperatura normalmente não caia abaixo de 0º como em outros países europeus, é comum enfrentar situações como nevões leves ou gelo na estrada.

Os pneus Vector 4Seasons incorporam a tecnologia SmartTred, que apresenta uma série de polímeros de última geração e uma proporção maior de sílica, garantindo melhor desempenho em superfícies molhadas, com gelo ou granizo. Também dignas de nota são as ranhuras hidrodinâmicas que proporcionam maior resistência à aquaplanagem em estradas molhadas ou granizo. A nova geração do Vector 4Seasons também incorpora a tecnologia Weather Reactive, que melhora a estabilidade e a manuseabilidade em superfícies secas.

Porquê escolher os Goodyear Vector 4Seasons?

  • Cobertura ampla: turismo, SUV, carrinhas.
  • Homologação como pneus de inverno: marcação com montanha com três picos e com floco de neve.
  • Evita a necessidade de trocar os conjuntos de pneus e o uso de correntes de neve em condições de inverno.
  • Adaptabilidade às irregularidades da estrada graças à tecnologia SmartTred e mais estabilidade em superfícies secas e molhadas.
  • Excelente desempenho ao longo do ano.
  • Segurança contra todos os tipos de condições climatéricas.
  • Desde a aparição do primeiro pneu all seasons (1977), a Goodyear conta com mais de 30 anos de sucesso e inovação com a família Vector 4Seasons.

Quando optar pelo Goodyear Vector 4Seasons?

Em resumo: quando é que os pneus all seasons são adequados?

  • Em invernos amenos, onde as temperaturas não caem abaixo de -5 ° C.
  • Se quer usar um único conjunto de pneus durante todo o ano.
  • Se o espaço de armazenamento for limitado ou não houver a possibilidade de instalar um segundo conjunto de pneus, é recomendável optar por um conjunto all seasons.

Os Goodyear Vector 4Seasons precisam de correntes?

Existem várias tecnologias e benefícios que caracterizam os Vector 4Seasons, os pneus all seasons de última geração da Goodyear.

  • Distribuição dos blocos. Uma melhor disposição de blocos mais pequenos e ligados otimiza o desempenho quando neva.
  • Superfície de contacto. Contorno mais plano e maior superfície de contacto para melhor desempenho em estradas com gelo.
  • Lâminas 3D. Lâminas de corte 3D que oferecem maior rigidez e facilitam a tração e a manobrabilidade a seco.
  • Sulcos hidrodinâmicos. Desenhados para melhorar a resistência à aquaplanagem em estradas molhadas e escorregadias (com granizo).

Após a análise das  tecnologias utilizadas, conclui-se que os pneus Goodyear all seasons oferecem características específicas para condução a seco, mas também em condições de gelo, granizo e neve. Homologados como pneus de inverno (acreditado pela marca M + S que pode ver na parte lateral do pneu, acompanhada do pictograma com amontanha de três picos e flocos de neve), os Goodyear Vector 4Seasons oferecem segurança em todas as condições climatéricas, incluindo com neve. Estando homologados como pneus de inverno, ficam dispensados do uso de correntes.

A adaptabilidade dos pneus all seasons ou todas as estações a uma ampla variedade de condições climatéricas e às diferentes irregularidades da estrada proporcionou uma grande receptibilidade entre os utilizadores que querem evitar a troca de pneus (no inverno e no verão), garantindo também a circulação em todos os tipos de condições, mesmo abaixo de 7ºC, sem necessidade de instalar correntes de neve, mantendo ao mesmo tempo o desempenho em superfícies secas.

Good Year Kilometros que cuentan