Asymmetric 5 e Eagle F1 SuperSport: qual escolher?

3 Outubro | 2019 | Goodyear

A indústria dos pneus, tal como a indústria automóvel, está em permanente mudança. O mesmo acontece com o segmento de ultra altas prestações. É o que demonstram os últimos lançamentos da Goodyear, as duas mais recentes novidades da família Eagle F1: os Asymmetric 5 e os Eagle F1 SuperSport, SuperSport R e SuperSport RS, os três novos pneus da nova gama Ultra Ultra High Performance (UUHP).

O crescimento do parque automóvel requer o funcionamento de tecnologias inovadoras e compostos que permitam melhorar a distância de travagem e os tempos por volta sem esquecer a experiência da condução, como a resposta na entrada nas curvas, a travagem e o começo da aceleração. O segmento de altas prestações exibe um crescimento claro e assim continuará nos próximos anos, crescimento esse ligado à evolução do parque automóvel. Veículos com prestações mais altas (segmentos C, D e E, automóveis de gama média, berlinas grandes e automóveis de luxo) que requerem pneus de altas prestações com jantes acima das 17 polegadas. Sem dúvida que o mercado de altas prestações constitui uma das principais oportunidades de crescimento, basta olhar para os dados deste segmento em 2018. As jantes de 17 polegadas e acima cresceram à volta dos 14%, enquanto as jantes de 19 polegadas e acima cresceram à volta dos 28%.

A gama Goodyear SuperSport

O Salão Automóvel de Genebra foi o cenário escolhido para a apresentação dos novos pneus de altas prestações da Goodyear. A gama de pneus Goodyear SuperSport foi inspirada pela competição e é formada por pneus que podem ser utilizados quer em pista como fora dela. Falamos dos Eagle F1 SuperSport, Eagle F1 SuperSport R e Eagle F1 SuperSport RS.

O Eagle F1 SuperSport aproveita a experiência da Goodyear na competição para proporcionar uma aderência e maneabilidade superiores obtidas com o desenvolvimento de barras rígidas na banda de rodagem e um desenho exterior mais fechado. O desenho da parede lateral, mais rígido, proporciona maior maneabilidade. As secções exteriores, otimizadas para piso seco, estão emparelhadas com segmentos centrais otimizados para piso molhado.

O Eagle F1 SuperSport R aumenta ainda mais os níveis de aderência e precisão da direção tanto dentro como fora da pista graças ao uso de um composto de alta fricção. As ligações no sulco interior do desenho da banda de rodagem reduzem a deformação dos blocos da banda de rodagem em caso de forças extremas durante a curva. A precisão da direção e sua resposta foram também melhoradas com a otimização da marca do pneu para uma distribuição da pressão mais constante.

O Eagle F1 SuperSport RS é o pneu da Goodyear mais dirigido para a competição, desenhado para ir até ao limite na pista sendo também legar para usar na estrada. Um composto altamente especializado e derivado da competição proporciona níveis máximos de aderência e rendimento em condições de piso seco.

Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5

Hoje em dia, a informática permite estudar mais a fundo a tensão a que são submetidos os pneus em condições extremas, ao mesmo tempo que determina a relevância do uso de novos materiais e permite até testar a capacidade de deformação da carcaça interna até limites até agora inconcebíveis. Neste contexto de constante melhoria e com 120 anos de inovação no currículo, a Goodyear apresentou a nova geração de um dos seus pneus mais emblemáticos, o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5, que vem substituir o Asymmetric 3.

A nova geração do pneu de ultra altas prestações (UHP) substitui bem sucedido Eagle F1 Asymmetric 3 e introduz melhorias significativas na travagem com piso molhado e na maneabilidade com piso seco sem comprometer a comodidade da condução. Os engenheiros da Goodyear desenvolveram novas tecnologias ao serviço do condutor:

  • Impulse Control Compound: trata-se de um material adicional de sílica agregado à borracha que permite ao pneu aumentar a velocidade ao mesmo tempo que controla a temperatura. Desta forma, regula-se melhor o fluxo térmico, impedindo ou atrasando o aumento da temperatura em condução desportiva, e evitando o arrefecimento da banda de rodagem em condições de frio no asfalto ou, simplesmente, a ritmos mais lentos. Desta forma garante-se um nível de aderência ótimo em qualquer circunstância e a distância de travagem melhora 4% em comparação com a do Goodyear Eagle F1 Asymmetric.
  • ActiveBraking: tecnologia que aumenta a superfície de contacto com o solo e melhora a distribuição do peso durante a travagem. Produz uma redução importante da distância de travagem e um melhor controlo do veículo tanto na hora de desacelerar como em travagens mais fortes ou em manobras bruscas.
  • Power Cushion: o novo pneu de altas prestações Goodyear incorpora uma capa mais rígida na base da banda de rodagem que permite distribuir melhor as forças que se geram no pneu ao acelerar, obtendo uma precisão elevada em condições de piso seco. Na condução em estrada, o novo Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 melhora em mais de 7% em relação ao Asymmetric 3.

O novo Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 oferecerá um amplo leque de medidas até um total de 61 até dezembro de 2019. Já equipa o Audi A1, o Porsche Panamera GTS, o Alpine A110 e os Mercedes Classe C, entre outros, com jantes de 17 a 21 polegadas. Quanto à largura dos pneus, vão desde 195 a 315 mm e pelo que corresponde aos perfis, entre 25 e 60 mm.

Os pneus de ultra altas prestações da Goodyear foram pensados para obter melhores resultados na estrada respondendo assim às necessidades específicas de condutores cada vez mais exigentes e às de veículos de gama média e alta.

Good Year Kilometros que cuentan