Esplanadas do Porto com vista para o Outono dourado

Não é por causa do frio que deixamos de ser fãs dos cafés e esplanadas do Porto. Da Ribeira à Foz, conheça as nossas 6 preferidas para apreciar as cores do Outono.

Com mantas, aquecedores a gás e casacos quentes, o frio nunca afastou os portuenses de uma esplanada. Há algo de mágico na luz do Porto quando reflete no Douro ou no mar da Foz. E isso os habitantes da cidade sabem-no bem. Com um espírito meio dandy, meio boémio, um copo à hora do pôr-do-sol é um prazer que no Porto tem ainda tem mais sabor. É uma espécie de tradição não declarada da cidade e, se não fosse, poucos sítios são tão perfeitos para a inventarmos. Conheça a nossa escolha de cafés e esplanadas do Porto para desfrutar do Outono.

Já vos apresentámos as nossas esplanadas do Porto preferidas para a primavera mas agora o tempo obriga a outros cuidados. Felizmente, a movida do Porto não hiberna com o frio e continua forte mesmo quando os dias ficam mais curtos.

Esplanadas do Porto com vista para o Outono dourado

LSD

No bonito e histórico Largo de São Domingos, a quem foi “roubar” o nome, o LSD é um espaço sofisticado. A decoração do restaurante é da autoria de Francisco Mourão, mas é para o exterior que vai a nossa recomendação. A esplanada tem aquecedores a gás e serve pratos ligeiros durante o dia. Sandes, tostas variadas, tábua de queijos, entretém o palato enquanto apreciamos o cenário cosmopolita. Não tem vista para o rio, mas compensa a falta com o alegre bulício da cidade e a vida da Rua das Flores.

Casa Vasco

Situado em plena Foz do Douro, neste “comes e bebes” terá tudo o que envolve um bar rústico: excelente comida, bebidas de qualidade e um ambiente muito cool. No espaço reduzido de uma antiga mercearia mediterrânea, com um ambiente tradicional e acolhedor, dispõe de um simpático serviço de wine-bar, ideal para um after-work, com diversas tapas e uma cuidada seleção de vinhos. A Casa Vasco é o sítio ideal para conversas entre amigos, no interior ou na esplanada. A cozinha está a cargo do chileno Camilo Jaña e o resultado são uma série de petiscos de toque latino.

Moustache

O Moustache Coffee House abriu portas em Dezembro de 2011. O sonho deu lugar à realidade assente num espaço cosmopolita, no centro da cidade do Porto, onde se respira e sente o café na sua plenitude numa atmosfera reconfortante de uma cafetaria. O edifício com dois pisos debruçado sobre a Praça Carlos Alberto foi recuperado de forma a criar um equilíbrio na dualidade da relação aberta com o exterior e o recolhimento intimista no interior. Pode-se entrar, chegar ao balcão e simplesmente pedir para levar ou optar por ficar e desfrutar. A esplanada é aquecida e dispões de mantas para os clientes.

Portarossa

Um pedaço de Itália no coração da Foz é suficiente para aquecer até o inverno mais frio. O Portarossa é uma das mais conhecidas pizzarias do Porto e tem uma carta à altura da fama. A decoração evoca esse espírito italiano mas não fica dentro de portas. Na esplanada há uma lareira e é possível sentir o calor do forno a lenha onde são cozinhadas as pizzas. Se, em vez de um gin, o que necessita para confortar o espírito ao fim do dia é boa comida, este é o destino obrigatório.

17º Restaurante & Bar

A mais de 150 mts acima do nível do mar, nos dois últimos andares do Hotel Dom Henrique, encontramos uma vista deslumbrante sobre a Cidade do Porto. A carta aposta numa cozinha refinada com sabores do Mediterrâneo e tradicionais portugueses mas há também um bar. O terraço contíguo permite-nos aproveitar uma bebida de fim de tarde em ambiente descontraído mas sofisticado. Os Almoços Panorâmicos estão disponíveis na esplanada desde que o tempo permita. Para além das refeições completas, serve ainda petiscos até às 02:00.

Tavi

Na esplanada lounge ou em qualquer dos espaços do Tavi, é possível saborear desde um pequeno-almoço madrugador, a um almoço de lazer ou de negócios, um lanche retemperador ao final do dia ou até mesmo umas tapas bem regadas a antecipar o jantar. O espaço envidraçado deixa-nos sempre o mar na vista, enquanto nos mantem perfeitamente resguardados de qualquer intempérie lá fora. Os bolos, excecionais, são de fabrico próprio e servem-se também almoços e jantares.