Portugal Farm Experiences: ao encontro de agricultores inovadores

15 Fevereiro | 2019 | Goodyear

Esta semana propomos-lhe uma experiência diferente, ou melhor um conjunto de experiências. As Portugal Farm Experiences. E o que é uma Farm Experience? É uma ideia inovadora que visa levar os turistas às terras dos agricultores para ver e participar na produção, num ambiente de turismo sustentável.

Para o efeito, a plataforma, desenvolvida por uma startup, a Portugal Farm Experiences, reúne perto de duas dezenas de quintas, que se dedicam a diversas atividades agrícolas, com o objetivo de dar a conhecer a quem não vive no mundo rural o dia-a-dia daqueles que têm o seu sustento nas atividades agrícolas. Até agora as experiências são, na sua maioria, de apenas meio dia. Mas, quem sabe, no futuro passem a incluir algo mais.

Através da plataforma é possível chegar facilmente a quintas onde se criam caracoletas, cogumelos shiitake ou morangueiros em hidroponia, galinhas autóctones, vinhas, olivais, ervas aromáticas ou maçãs reineta.

Para já, a maioria das quintas fica nas regiões da Grande Lisboa e do Ribatejo, sendo que a Farm Experience pretende chegar à centena de experiências durante o corrente ano. Experiências no continente e nas ilhas. Depois, quem sabe também em Espanha.

Não é só para ver

O projeto visa levar cada um de nós para o campo, para conhecer, na primeira pessoa, os produtores e para pôr as mãos na terra.

Sim, porque não é só para ver. É também para participar. Assim, cada um de nós pode experimentar a vida no campo em Portugal, contactando diretamente com os agricultores. Além disso, a experiência permite também levar recordações. É certo que provavelmente em breve ficarão só na memória, mas poderá também adquirir produtos locais contribuindo deste modo para a continuidade desta forma de turismo sustentável.

O difícil será escolher, pois a oferta é bastante variada. Em qualquer caso, com a ajuda das plataformas de turismo online e de uma reportagem no jornal Público, conseguimos identificar algumas ideias mais concretas.

Como nasceu a ideia

O Portugal Farm Experiences acaba por ser uma espécie de “Booking” especializado em experiência agrícolas. Inicialmente tinha como objetivo atrair para o campo, portugueses que tinham perdido a ligação a terra. Mas, Estêvão Anacleto, o criador da ideia, rapidamente se apercebeu que o cliente era maioritariamente estrangeiro.

No entanto, os portugueses também procuram a plataforma, especialmente famílias que querem mostrar às crianças como nascem os produtos agrícolas, mas também chefs que quer saber mais sobre os produtores que criam os produtos que transformam depois em deliciosas iguarias. Também procuram a plataforma agricultores que procuram alternativas para as suas produções atuais.

Quinta Vale do Forno

Um dos destinos presentes na plataforma é a Quinta Vale do Forno, em Zibreira, no concelho de Torres Novas, onde uma família produz caracoletas. Podemos ver caracoletas, mas também os seus filhotes, os caracóis bebés ainda com casca translúcida, os alevins. O processo de crescimento leva cerca de seis meses.

O projeto surgiu há cerca de cinco anos, quando o trabalho começou a rarear devido à crise económica. E foram, de armas e bagagens para a quinta. Dos produtos hortícolas e dos animais de criação para consumo doméstico, rapidamente começaram a criar caracoletas.

Foram das primeiras quintas a integrar a plataforma Portugal Farm Experiences, E da plataforma também surgem outros principiantes. Turistas que nunca viram um caracol vivo ou que até acham que é um animal que pode morder, como explicaram os donos da quinta numa reportagem.

Portugal Farm Experiences: ao encontro de agricultores inovadores

Cogumelos shiitake no prato

Neste momento, quase todas as experiências funcionam da mesma forma: visita guiada à quinta, explicação sobre os métodos produtivos, workshop, colheita e degustação de produtos.
O contacto com o agricultor é privilegiado e, em alguns casos, a refeição inclui pratos confecionados com os ingredientes que acabámos de ver no seu estado natural.

Outra das visitas sugeridas é a uma quinta de cogumelos, onde se pode aprender a apanhar cogumelos. A visita, guiada pelo proprietário, termina com um almoço. Fica-se a conhecer todos os segredos dos cogumelos shiitake, incluindo como são criados e quais as melhores técnicas para os colher. Um workshop sobre inoculação dos cogumelos – uma técnica complexa – faz parte do programa.

A quinta fica em Torres Novas, a experiência dura entre quatro e cinco horas. Opcionalmente inclui um almoço com o produtor, o sr. Lopes. A exploração baseia-se em valores humanos e éticos e combina a experiência dos mais velhos com a irreverência dos mais novos.

Experiência numa quinta hidropónica

A agricultura hidropónica é uma das mais recentes técnicas de produção de produtos horto-frutícolas. Sem solo, as plantas desenvolvem-se tirando partido dos nutrientes diluídos na água. Em Tomar, esta visita tem a duração de três a quatro horas e inclui, como outras, a receção e boas-vindas dadas pelo produtor. Além de uma visita guiada à quinta, é possível participar na sementeira ou na colheita e, claro, experimentar os produtos hidropónicos. Adicionalmente, a experiência pode incluir o almoço num restaurante típico.

Aqui será possível ver a produção de produtos hortícolas e plantas aromáticas em estufas, suportadas pela inovação de um sistema de produção, que ocupa cerca de meio hectare. O desafio passa por uma análise detalhada, de negócio e prospeção de mercado, follow-up, dinamização de métodos de trabalho e trabalho de equipa. Em vista está sempre a sustentabilidade.

Esta é uma nova forma de encontrar novos locais para descobrir em Portugal. A plataforma Portugal Farm Experiences quer fazer, cada vez mais, a ligação entre agricultores e turistas. Venha connosco perceber como chegam os produtos agrícolas ao nosso prato.

Good Year Kilometros que cuentan