Portugal é o melhor destino turístico do Mundo

E são os especialistas quem o afirma! Os óscares do sector escolheram Portugal como o Melhor destino turístico do Mundo e nós explicamos porquê.

Portugal é um dos destinos do momento e o título de Melhor Destino Turístico do Mundo é o reconhecimento. Os “Óscares do Turismo”, os World Travel Awards, têm vindo crescentemente a sentir a presença portuguesa, mas agora é definitivo. O nosso país foi o primeiro europeu a receber esta distinção desde a primeira edição (1993), um feito a salientar. Mas não foi por apenas uma ou duas razões que batemos Espanha, a Grécia ou Brasil. Vamos passar em revista 6 bons motivos para Portugal ser o melhor destino turístico do Mundo.

    38.802914-9.381649

    Lisboa, Melhor City Break

    As escapadelas curtas e urbanas são uma das tendências mais forte do mercado e Lisboa tem-se posicionado muito bem nesse campo. Os hostels da capital estão contabilizados também entre os melhores do mundo e a movida está intensa e divertida. Os turistas que chegam a Lisboa continuam a apaixonar-se pela luz da cidade e pelos recantos típicos. Para um cliente mais exigente, a oferta de hotéis de charme teve também um crescimento vertiginoso.

    Madeira, Melhor Destino Insular

    Com concorrência que ia das Canárias à Sicília, a Madeira recebeu o título de melhor destino insular Europeu. A ilha tem feito um percurso sério para seduzir um turismo mais diversificado e moderno e os resultados estão aí. E há muito para trazer novos visitantes para diferentes perspectivas da Madeira. O turismo de natureza está em crescimento aqui, com a floresta laurissilva e os Picos da ilha a trazerem muitos curiosos. Atravessar a ilha de ponta a ponta ou fazer a ER101 mostram-nos outra face agreste da Pérola do Atlântico.

    Melhor destino turístico do Mundo

    Algarve, melhor destino de praia

    À frente de Cannes, Corfu ou Marbella, as praias do sul também têm apreciadores lá fora. Apesar das multidões do verão, a região continua a ter espaço e segredos para albergar ainda mais visitantes. Continua a ser possível encontrar lugar para estender a toalha na Ria Formosa ou encontrar capelinhas da gastronomia. O resultado é este: depois de muitos terem dado o Algarve como “fora de moda”, outros vieram para o recuperar. Mas está tudo no mesmo sítio: o barrocal e o Caldeirão, e uma natureza ainda muito viva.

    Algarve, Melhor destino de Golfe

    Aproveitamos a passagem pelo Algarve e recordamos a importância do golfe para a região. Em 2013 obteve o reconhecimento de melhor destino de golfe e, desde então, foi a vez também dos World Golf Awards reconhecerem o nosso país por três vezes seguidas! É uma questão de clima e paisagem, claro, mas é também o resultado de um forte investimento. Existe cerca de uma centena de campos de golfe de diversas dimensões, espalhados um pouco por todo o país. Grande parte do território tem excelentes condições para este desporto mas não surpreende que o Algarve surja no topo da lista. Com campos desenhados pelos grandes nomes da modalidade, faz frente a nomes como Abu Dabi ou nos Estados Unidos.

    Sintra, melhor recuperação do património, campanha e organização de turismo

    A Serra de Sintra surgiu como o destino a imitar. Três prémios e uma vila sempre cheia de visitantes com vontade de regressar mostram que as coisas são bem feitas no Monte da Lua. Os parques e espaços de natureza da Serra têm sido alvo de especial atenção, assim como a recuperação de monumentos. A Quinta da Regaleira, Seteais ou o Palácio da Pena, continuam a ser obrigatórios. Por outro lado, as propostas de atividades para famílias, casais ou aventureiros têm crescido de forma exponencial.

    Melhor destino turístico do Mundo

    O melhor do mundo à frente de…

    Como povo gostamos sempre de nos comparar aos outros, seja no Futebol ou na qualidade da gastronomia. Na maioria das vezes, o nosso orgulho convence-nos que, se não somos os melhores, estamos lá perto. Mas agora é genuíno, carimbado por quem percebe do assunto. Então vejam a concorrência. Mostrámos ter melhores praias do que o Brasil, as Maldivas ou a Jamaica. Aqui come-se melhor do que na Grécia, Malásia ou Marrocos. O nosso património histórico é ainda mais interessante do que o da Índia, Espanha ou Vietname. Batemos todos estes nomes e o nosso orgulho inchou. Mas isso foi em 2017… Repetir a dose vai ser o verdadeiro desafio.