4 praias para cães em Portugal

28 Junho | 2019 | Goodyear

Chega a época balnear e quem gosta de passear o seu cão na praia vê-se, de repente, sem opções. Se durante os meses de outono e inverno é normal ver o melhor amigo do homem a correr no areal, com a chegada do verão isso deixa de ser possível, a não ser em praias não concessionadas e não vigiadas.

Em Portugal, ainda são poucas as opções para quem quer levar o seu animal de estimação para a praia, embora já existam algumas com espaços específicos para deixar o cão. Prepare o seu carro para levar o fiel amigo, tome todas as precauções  e meta-se à estrada. Deixamos aqui 4 sugestões de praias “dog-friendly” no nosso País. 

Praia do Portinho da Areia Norte (Peniche)

A primeira praia portuguesa que permite a permanência e a circulação de cães foi inaugurada em Agosto de 2016, em Peniche. Situada na marginal que circula o istmo e que leva ao Cabo Carvoeiro, esta praia tem mais ou menos 80 metros de areal e oferece todas as condições para o seu cão, nomeadamente o indispensável dispensador de sacos para os dejetos. E, enquanto vê o seu cão a correr, pode ainda desfrutar da vista para a Reserva Natural das Berlengas.

Praia do Coral (Viana do Castelo)

Um ano depois de Peniche, foi a vez de Viana do Castelo prestar um bom serviço aos amantes de cães. A Praia do Coral, situada na ponta sul da cidade minhota, resultou de uma parceria entre a autarquia local, a autoridade do Porto de Viana e a associação Vila Animal. O areal é extenso, o mar é calmo e tem ainda um restaurante para petiscar. É, naturalmente, obrigatório apanhar os dejetos e é proibido circular sem trela.

Praia Suave Mar (Esposende)

Em Julho de 2018 foi a vez de Esposende apostar no lazer de quem possui cães com a abertura da Praia Suave Mar. A praia, dotada de extenso areal e muito frequentada por surfistas e adeptos de kitesurf, está equipada com bebedouros para os animais e depósitos para a recolha de dejetos. Possui bandeira azul.

Praia da Ramalha Sul (Esposende)

Ainda no concelho de Esposende, mais mais para a sul, fica a Praia da Ramalha, mesmo junto à Apúlia. Numa iniciativa inserida no Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal, a zona sul da praia, dotada de amplo areal, permite a presença de animais de companhia. 

 

Feitas as sugestões, resta pegar em toda a família, cão ou cães incluídos, e aproveitar bem o verão de 2019. Se precisar de ajuda para o roteiro, conheça as nossas sugestões de hotéis que aceitam cães. Mas não esqueça que é preciso vigiar sempre os animais e, claro, não deixar os dejetos na areia.

Good Year Kilometros que cuentan