As melhores praias para os mais pequenos

Fluviais e marítimas, conheça com a Goodyear uma lista das praias ideais para levar os seus filhos

Praias. Fluviais ou marítimas há algumas melhores que outras para ir com os mais pequenos. Assim, conheça com a Goodyear uma lista de praias para crianças, ideais para levar os seus filhos.

Praias é que não faltam na costa e nos rios portugueses. Mas nem todas são adequadas quando se trata de crianças – e até mesmo adultos. Mas sobre essas já falámos noutro artigo. Mas, foquemo-nos então nas praias adequadas para os mais pequenos.

Orgulho nacional

A qualidade das praias portuguesas continua a aumentar. Este ano, a Associação Sistemas Terrestre Sustentável (Zero) anunciou 44 praias com Zero poluição em Portugal, mais 33% que no ano passado. São 42 zonas balneares costeiras e duas interiores. Este selo significa que não foi detetada contaminação das águas ao longo das três últimas épocas balneares. Segundo a agência, são mais 11 zonas balneares Zero Poluição do que no ano anterior. O número absoluto representa 7% do total das zonas balneares em funcionamento em 2018. De acordo com a Zero, os concelhos com maior número de praias não contaminadas são sete em Torres Vedras, quatro em Grândola , Aljezur e três em Tavira.

Já a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) identificou 390 praias com “Qualidade de ouro”. Infelizmente são menos seis do que em 2017, num total de 640 praias. Das praias identificadas, 342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e nove são de transição.

Bandeira cor de mar

Em comparação com 2017, há menos nove praias costeiras galardoadas, existem mais três praias interiores e igual número de transição. Nos Açores foram distinguidas 39 praias (mais uma em relação a 2017), na Madeira foram distinguidas 19 praias (igual a 2017), e em Portugal continental 332 (menos 7 do que em 2017). O concelho com maior número de praias com “Qualidade de Ouro” é Albufeira com 22 praias, seguido de Almada com 17, Vila Nova de Gaia com 16, Vila do Bispo com 13, e Torres Vedras com 12. E que tal consultar a lista completa das praias de Ouro?

Já a Bandeira Azul foi este ano atribuída a mais de três centenas de praias galardoadas, mais de 55% da totalidade das praias portuguesas, a Associação Bandeira Azul da Europa anuncia as 332 Bandeiras Azuis nas praias, 18 em Portos de Recreio/Marinas e 7 Embarcações Ecoturísticas galardoadas pelo Júri Internacional.

Sendo impossível detalhar todas as praias premiadas como resultado optámos por seleccionar apenas algumas. Assim, deixamos um olhar sobre praias de mar e deixamos as barragens e rios ara um outro artigo.

Melhores praias na Zona Norte

Por ser ocasionalmente ventosa e de águas frias e traiçoeiras. Mas, a zona de praias em volta de Viana do Castelo conta com areais extensos e areias finas que dão prazer pisar. Moledo está envolta por um pinhal onde dá vontade piquenicar e defendermo-nos do calor. O Afife é desde há muito um exemplo de limpeza das suas areias. Por isso, qualquer criança pode correr sem pisar lixo. Além disso, em ambas as praias encontramos serviços de apoio como casas de banho e restaurantes.

Moledo / Alfife

Perto da cidade, na região do Porto, há também espaços que recomendaríamos a qualquer família. Em Matosinhos, a Praia do Homem do Leme é pequena e muito frequentada pelos portuenses. Apesar das rochas, o areal e a esplanada são muito agradáveis. Se procura um espaço maior ou está na margem sul do Douro, o ideal é Espinho. Aqui pode usufruir de um extenso areal e alguns dos melhores restaurantes tradicionais da nossa costa. Um pouco mais a sul, São Pedro de Maceda, em Ovar, volta a repetir os extensos areais, desta vez protegidos por um pinhal que lhe dá um ambiente muito mais reservado e acolhedor.

Praia do Homem do Leme / Espinho / São Pedro de Maceda

Praia da Marinha no Algarve

Melhores praias na zona Centro

A Figueira da Foz é, para muitos portugueses a norte, sinónimo de praias familiares. Acima do Cabo Mondego, na vertente mais ventosa, a Praia da Tocha tem a seu lado uma vila pacata. Tem também um parque de merendas bem convidativo e um dos melhores restaurantes para se comer peixe ao sal. Experimente o Cova do Finfas. A sul do cabo, a Praia da Cova da Gala é uma delícia para crianças com as suas águas calmas e abrigadas. Se tiver filhos pequenos, esta é a praia para si.

Na zona da Grande Lisboa, entre Cascais e Caparica os exemplos são inúmeros e suficientemente conhecidos. Por isso, destacamos algumas alternativas não menos famosas. Para lá da Serra de Sintra, a Praia das Maçãs tem um clima “temperamental” mas é, desde sempre, o local onde as famílias da zona aproveitam o Verão.

Praia da TochaPraia da Cova da Gala /Praia das Maçãs

Melhores praias na zona Sul

Do tejo para Sul, a Praia da Figueirinha é o destino preferencial para os habitantes de Setúbal. A evitar nos dias de maior afluxo, tem umas águas fantásticas que convidam a nadar e mergulhar e uma paisagem muito agradável. Tróia com o seu mar calmo e uma viagem de barco no Sado, é uma hipótese igualmente apetecível. Sesimbra, com as suas águas geralmente apelidadas de “piscina”, é também uma boa opção. As crianças adoram.

Não menos impressionante e agradável é a Lagoa de Albufeira. De facto, é uma das mais adequadas para crianças: a maré cria poças e recantos óptimos onde elas podem brincar e a zona interior é muito calma.

A Costa Alentejana, apesar de contar com menos infraestruturas de praia do que o resto do país, ainda é local onde podemos soltar as crianças debaixo do nosso (muito atento!) olhar. Depois de Tróia, passando pela Comporta, Galé, e Santo André, encontramos a Fonte do Cortiço. Aqui, o parque de merendas junto à praia é um bom abrigo para famílias com crianças à hora da sesta.

Depois de Sines, Vila Nova de Milfontes é sítio divertidíssimo para qualquer criança: uma praia agradável e segura e muitas brincadeiras para se fazer na foz do Mira. Igualmente concorrida, mas protegida por uma altíssima falésia, a Zambujeira do Mar é o outro destino clássico desta zona.

Praia da Figueirinha / TroiaLagoa de albufeira / Fonte do Cortiço / Vila Nova de MilfontesZambujeira do Mar

Praias ainda mais a sul

Chegamos ao Algarve, a zona por excelência quando o tema são férias em família, e a oferta não falta. Na baía formada entre Lagos e Portimão, a Praia dos Três Irmãos e a Prainha, com os desenhos formados pelas rochas, são locais óptimos para largar os filhos. No entanto, se quisermos mais espaço, o gigante areal do Alvor está mesmo ali ao lado. Entre o Carvoeiro e a Praia da Marinha a costa opta por precipícios e pequenas praias. E tudo é banhado por águas quentes, claras e calmas, fantásticas para se passar o dia inteiro a brincar no mar.

Passando ao largo das sempre concorridas praias de Armação de Pera e Albufeira. Pouco antes de chegarmos à Falésia, cruzamo-nos com Olhos de Água, onde o mar cria piscinas naturais e encontramos várias fontes de água doce.

A caminho do Sotavento

Já no fim da Ria Formosa surge Tavira um dos melhores destinos de praia do mundo para se viajar com crianças. A Lonely Planet explica que, “na ponta Leste da costa Sul portuguesa, esta cidade calma tem uma magnífica praia que se estende por várias milhas. E, o melhor de tudo, é que se apanha um barco para lá chegar”. Mas vamos ainda mais longe. Começando na Fuseta e parando na barra de Tavira, toda a zona é ideal para crianças: a zona interior tem águas calmas, peixes e aves a toda a volta e um clima abrigado e sempre solarengo.

Para terminarmos, um recanto que se destaca entre as multidões de Monte Gordo e Manta Rota: a Praia Verde é uma das mais pacíficas da região e, com as mesmas águas quentes e areias cristalinas, é considerada uma “joia” do Algarve. É um quadro perfeito, a que não falta a proximidade de Vila Real de Santo António e Castro Marim para uma escapadela gastronómica.

Praia dos Três IrmãosPrainhaPraia da Marinha / Tavira / Praia Verde

Com todas estas opções, o mais difícil será escolher a praia ideal para ir com os mais pequenos. E quais são as praias para crianças preferidas da sua família? Deixe-nos a sua recomendação nos comentários.