Praias na moda em 2017: onde andam os portugueses?

Tal como a moda, as praias e os gostos dos portugueses mudam de ano para ano. Saiba quais são as 10 praias nacionais mais procuradas no verão de 2017.

Até o verão é vítima das tendências e dos gostos sazonais dos portugueses. As praias na moda mudam todos os anos. Enquanto umas se transformam em clássicos, outras tornam-se cada vez mais in. Mas o que é que determina as escolhas dos veraneantes? Por que é que há locais que se tornam tão procurados? Olhámos para a lista dos 10 destinos que mais atenção têm recebido e tentamos responder à questão: quais são as praias na moda em 2017?

A fonte é a conhecida operadora turística Trivago que tem dados fidedignos sobre os destinos dos portugueses. A empresa analisou resultados recentes e chegou a um top dos 10 destinos emergentes. É uma lista de praias que nos últimos anos crescem nas preferências nacionais. E há alguns dados muito curiosos. O Algarve, por exemplo, só tem dois destinos em destaque e as escolhas dos portugueses começam mais a norte do que esperávamos. Vamos analisar cada um e perceber o que faz mover os portugueses.

10. Porto Santo

Os madeirenses já usam Porto Santo como local de veraneio há muitos anos. Agora é também o continente a perceber o fascínio. A extensa praia, o clima ameno, a cozinha e o espírito relaxado da ilha, têm sido suficientes para fazer crescer o hype.

9. Ovar

Torreira, Esmoriz, Cortegaça ou Furadouro: a linha costeira de Ovar é cada vez mais atraente para os veraneantes do Norte. Já recebia as famílias de Aveiro e do Grande Porto, mas a sua sequência de praias e a Ria têm espaço para mais. Come-se bem, fica perto de tudo e recebe cada vez mais eventos, como festas, desporto, etc..

8. Calheta

Foi preciso uma breve querela com o mar e ir buscar areia a Marrocos, para criar a praia que hoje encontramos na Calheta. Foi a primeira praia artificial da Madeira e o turismo respondeu de forma muito positiva. Com o excelente clima, a tranquilidade das águas, porto de recreio e todas as infraestruturas, é cada vez mais procurada.

7. Foz do Arelho

A Lagoa de Óbidos, a envolvente natural da região das Caldas da Rainha e a boa conservação deste areal tem trazido nova atenção para a Foz do Arelho. O turista português voltou a olhar para terra com consideração, reconhecendo que esta vila é um local fantástico para férias de verão.

6. Odeceixe

É a primeira participação algarvia neste top mas temos que dizer que é um local à parte. A marcar a linha de separação com o Alentejo, numa paisagem que é só sua, Odeceixe tem mar, rio, suaves montes e muito verde. Enquanto a norte, a costa alentejana já tem visitantes q.b., aqui o ambiente continua tranquilo e bucólico.

5. Caminha

Os portugueses não se importam de rumar a norte para ir para a praia, mesmo que se arrisquem aos humores da costa minhota. Com sítios como Caminha a convidar os forasteiros, não é complicado perceber porquê. A terra tem vida jovem, bares e discotecas em redor da rua Direita, ao mesmo tempo que guarda um delicioso espírito “retro”. Os galegos também parecem adorar e, de Moledo a Vila Praia de Âncora, há muito areal para todos.

Caminha, Praia de Moledo

4. Sines

Sines tem mantido uma dinâmica muito jovem e convidativa, recebendo cada vez mais turistas. Mas é principalmente por causa da parte sul do concelho que aparece incluída nesta lista. Porto Covo  é um dos mais famosos ex-libris da costa nacional. Felizmente, mesmo que a construção hoteleira da região tenha roubado algum do seu carisma, continua a ter um dos melhores areais nacionais.

3. Manta Rota

Há bastantes anos que este é um dos mais concorridos locais do verão nacional, com Monte Gordo mesmo ao lado. Apesar disso, não dá sinais de abrandar. O areal é extenso, tem sempre lugar para mais um e, em redor, há várias localidades e praias que merecem atenção. É uma zona de férias familiares, mas também permite a fuga para a Ria Formosa ou para o interior.

2. Torres Vedras

É uma pequena surpresa a inclusão da região de Torres Vedras: praias fantásticas mas um clima dado a maus humores. Apesar disso, quando o tempo não convida para o banho, a zona tem campos de golfe, passeios a cavalo, termas e muitos recantos onde comer. A proximidade de Lisboa também ajuda, mas é o charme da região saloia o principal chamariz.

Torres Vedras, Praia de Santa Cruz

1. Comporta

Não era novidade para nós e até já vos tínhamos avisado. A Comporta é a praia mais na moda em 2017. Diz-se que tem o melhor bar de praia do mundo e foi incluída na lista dos destinos obrigatórios de 2017 do New York Times. É o “anti-Algarve” a um passo de Lisboa e costuma ter uma clientela mais sofisticada, mas isso não quer dizer que não seduza qualquer apaixonado por mar e praia. Areias brancas e o Sol sempre presente, quem não gosta?