Praias de Zambujeira: primeiro banho, no Alentejo

Quando chega o bom tempo temos de escolher onde iremos ter o nosso primeiro contacto anual com a praia. Zambujeira do Mar é uma escolha perfeita

O bom tempo está a chegar e está na hora de fitar os mapas na procura das melhores praias do país. Estreamos mês de Junho e a conta regressiva de apenas três semanas para o verão arranca em todos os calendários. Sentimos esse tremor nas pernas enquanto contamos dias no escritório. Mas… será que estamos prontos para o verão mesmo? Já fizemos a nossa classificação de praias para desfrutar de longas tardes de “torragem”?

Um dos melhores destinos nacionais para desfrutar da areia e do mar é, por amplo consenso, a antiga freguesia de Zambujeira do Mar, em Odemira. Esta terra alentejana, beiramar atlântica, tem apenas 42 km2. Neste pequeno espaço concentram-se várias praias famosas pelas suas águas frescas e a sua areia fina. Estes são os areais a não perder…

A praia homónima da Zambujeira é um dos ex-líbris do litoral regional. Praia de grande beleza, protegida por altas falésias na foz de um rio, é um dos principais destinos turísticos da zona. Ladeada por pequenas praias a norte a sul, é conveniente lembrar que neste segundo extremo podem formar-se correntes mais perigosas que desaconselham esta parte da praia, mesmo que não existe risco no resto do areal. Na zona norte é possível encontrar pequenos refúgios para quem quiser fugir das aglomerações para espaços mais íntimos. A Zambujeira é destino habitual para os praticantes do surfe e do bodyboard. É graças à sua popularidade que dispõe de serviços de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, bem como posto de primeiros socorros e nadadores-salvadores.

Porto Zambujeira

 

Mas há quem procura recantos mais escondidos, e menos frequentados. Paisagens que nos lembram como esta costa era antigamente, virgem e desconhecida. A praia dos Alteirinhos é uma boa amostra daquele tempo: configurada como uma alternativa ao rebuliço da praia da Zambujeira do Mar, a maré baixa permite contemplar uma praia alargada e salpicada de rochas, lagoas e pequenas piscinas onde as lapas, os mexilhões e os camarões se aconchegam. A praia dos Alteirinhos é uma praia selvagem, e isto fica claro quando a vemos em toda a sua imensidade e beleza, abrigada na enseada. Na descida até a praia através de uma escadaria na falésia coroada de pinheiros ainda podemos surpreender-nos com uma bela queda de água próxima. Se olharmos para o sul, veremos o limite da praia na Ponta do Lajão, uma saliência rochosa que nos protege do buliço do mundo.

Se formos para o norte em vez de para o sul, encontraremos a Praia da Nossa Senhora, que aparece atrás das dunas em frente às últimas casas de Zambujeira. É melhor visitar esta praia durante a maré baixa, uma vez que a maré alta deixa apenas uma fina língua de areia no sopé da falésia. Durante o verão as águas são calmas e convidam ao banho tranquilo.

A última praia que vale a pena conhecer na zona, a Praia do Tonel ou do Pendoradoiro, um areal de boas dimensões que, porém, fica imerso quase completamente quando a maré atinge o seu pico de altura. A praia encontra-se numa enseada encravada numa falésia alta, e a descida pode efectuar-se por um trilho íngreme. Ponha atenção no caminho uma vez que nível de dificuldade é mais elevado do que para as outras praias da zona. Para chegar à praia continue pelo caminho de terra para poente que sai da estrada municipal entre a Zambujeira do Mar e o Cabo Sardão, perto da Herdade do Touril.