Preso na lama? Como desatolar o carro?

É um pesadelo. E se o carro fica atascado na lama? O que se deve fazer para conseguir desatolar o automóvel e seguir viagem?

É possível que a sua próxima escapadela o leve até estradas de montanha. Paisagens espetaculares? Sim. Aventura? Sim. Estradas difíceis? Sim. Lama? Talvez. Se não sabe como agir em estradas montanhosas, quando surge lama ou como ajustar a sua condução ao terreno, leia os nossos conselhos Goodyear.

A falta de aderência dos pneus, o mau estado do terreno e o peso do automóvel podem ocasionar dificuldades na condução em áreas difíceis, fora de estrada ou sob condições meteorológicas adversas. Vamos por isso apresentar-lhe uma lista do que fazer, caso fique preso na lama, para desatolar o carro.

Como conduzir com lama: três passos:

– Não acelerar
– Aliviar o peso
– Fazer um calço para os pneus dianteiros

Em primeiro lugar tem de ficar claro que não podemos acelerar. Se o fizermos, as rodas de tração irão afundar-se ainda mais na lama ou na areia. Além disso, pode acabar por afogar o chassis, o que irá complicar a operação de desatolamento. Se se aperceber de que há falta de aderência ao acelerar, levante o pé do acelerador. Um bom truque é esvaziar ligeiramente as rodas para ganhar aderência e evitar que se afundem, tal como na neve. Um bar de pressão poderá ser o suficiente para sair da areia e chegar ao posto de combustível mais próximo para os voltar a encher.

Com o carro atascado na areia, deve começar por esvaziá-lo para o aligeirar ao máximo. Não devem sair apenas os passageiros. Se levamos malas ou um reboque, estes devem ser removidos para reduzir o peso do veículo. Se queremos atingir este objetivo, é contraproducente que alguém suba para o capot para aumentar a aderência, como diz o mito urbano. Além de não servir para nada, corre-se o risco de amolgar o capot.

Truques

Outro truque muito importante para sair da lama é fazer um calço para os pneus dianteiros. Já deve ter visto, nas reportagens sobre o Rali Dakar, que quando os veículos estão presos numa duna, e não conseguem sair os pilotos colocam placas de metal nas rodas.

Nós não levamos este tipo de equipamento connosco, pelo que podemos utilizar os tapetes do automóvel ou alguns ramos. Nunca coloque uma toalha. Não é suficientemente sólida e pode enredar-se no eixo dianteiro, colapsando o movimento. As correntes de neve também podem ajudar a resolver o problema.

Se não tem nada disto ao seu dispor, poderá retirar a areia ou a lama com a ajuda de uma pá ou… das suas próprias mãos. O objetivo é conseguir uma superfície plana para que os pneus possam rodar.

Também pode pedir ajuda. Se tiver uma corda e o ajudarem a empurrar é melhor seguir em frente que colocar a marcha-atrás para que as pessoas não levem com a areia e lama quando conseguir sair. Se outro veículo o ajudar, não empurre por trás. Deverá seguir em frente com a ajuda da corda.

Conduzir sem acelerar: a chave para sair da lama

É também necessário saber como conduzir nestas condições porque, como já dissemos, se acelerar demais, só irá conseguir afundar o veículo ainda mais. Deve trabalhar suavemente coma embraiagem e o acelerador para que o automóvel saia. Se perceber que ele estanca novamente, tente girar o volante levemente, para qualquer dos lados para tentar melhorar a tração. Terá de sair devagar, mas com rotações elevadas.

Quando finalmente se certificar de que as rodas atingiram a aderência mínima, e que tem tração, é o momento de acelerar. Naturalmente, não imobilize o veículo de imediato para apanhar os passageiros que desceram ou a bagagem retirada. Pare depois, em terreno firme, no qual o veículo não se afunde.

Como escolher o melhor pneu todo-o-terreno

Fora das estradas, esperam-lhe a aventura e situações de condução exigentes. Qual é o pneu mais adequado para estas situações? Entre a gama de produtos para SUV e 4×4, procure as condições de segurança, aderência e precisão que garantirão a sua tranquilidade em estrada e fora dela.

O Wrangler DuraTrac é o pneu off-road de referência da Goodyear. O que o torna especial para os entusiastas da condução off-road? A aderência é resistente a muita lama ou neve devido à tecnologia TractiveGroove. A tração com poeira e cascalho é melhorada, incluindo blocos de ombro de autolimpeza que evacuam rapidamente o cascalho, o pó e a lama à medida que avança.

Pneu misto: caraterísticas do Wrangler AT Adventure

Para sair da estrada a qualquer momento, é aconselhável a utilização de um pneu misto, ou seja, 50% de estrada e 50% fora-de-estrada (lama). O Goodyear Wrangler AT Adventure foi eleito o pneu SUV/4×4 do ano 2017 pela revista “Neumáticos e Mecánica Rápida”. O júri valorizou o “desempenho ideal em qualquer situação, tanto na como fora da estrada, assegurando a melhor tração e o menor nível de ruído exterior. O Goodyear Wrangler AT Adventure, na categoria 4×4/SUV seguiu as passadas do Goodyear EfficientGrip SUV que recebeu o mesmo prémio em 2012.

Não foi a única categoria conquistada pela Goodyear. Na edição passada, o Eagle F1 Asymmetric 3 alcançou o prémio na categoria de turismo, seguindo o exemplo dos seus predecessores, todos os vencedores do mesmo prémio (Eagle F1 Asymmetric 2 em 2012 e o Eagle F1 Asymmetric em 2008).

O que caracteriza o Wrangler AT Adventure? A carcaça reforçada Kevlar reforça a banda de rodagem, permitindo uma dureza robusto para resistir a perfurações e cortes. A tecnologia Durawall permite uma maior resistência. Os blocos de proteção abertos também ajudam a evacuar a lama do pneu e a melhorar a tração fora da estrada.

Pronto para a aventura? Siga estes truques para retirar o seu carro da areia ou da lama, escolha o pneu que melhor se adapte e volte à estrada. Muitos quilómetros esperam por si para contar!