Primavera: manutenção do seu carro para a mudança de estação

Descubra com a Goodyear como adaptar o seu carro e modo de conduzir à mudança de estação

Pronto para a primavera? Deve adaptar o seu carro e modo de conduzir à mudança de estação! Como? Hoje vamos dar-lhe umas dicas para conduzir na primavera e melhor preparar o seu carro. Não fique surpreendido por falarmos, já durante o bom tempo, da necessidade de manter especial cuidado com as condições climatéricas. Com o fim do inverno, à medida que as temperaturas sobem, poderíamos pensar que terminaram os problemas na estrada. Esta ideia, porém, está longe da realidade. A progressiva subida das temperaturas e a previsível chegada dos dias soalheiros levam a uma descontração ao volante que pode tornar-se perigosa para si e para os restantes condutores.

Tenha em conta que o tempo melhora durante a primavera mas isso não significa que os fenómenos extremos terminem. Poderá suceder exatamente o contrário, uma vez que é uma estação instável e de frequentes mudanças climatéricas

Primavera: manutenção do seu carro para a nova estação

1. É um condutor versátil?

Uma das nossas primeiras dicas é adaptar a sua condução à meteorologia. Um pior estado do pavimento e uma diminuição da visibilidade fazem com que seja aconselhável reduzir substancialmente a velocidade. Terá de prestar especial atenção a aspetos como a distância de segurança, a qual terá que ser o dobro da habitual, e à utilização dos faróis (para ver e ser visto mais facilmente). Especialmente na primavera, esteja sempre pronto para o inesperado.

2. Como está a sua saúde?

A primavera é também a estação durante a qual se manifestam mais fortemente algumas alergias frequentes entre a população. Os carros são espaços propícios à acumulação de pó e ácaros, o que pode provocar efeitos como dor de cabeça ou irritações na vista. As mudanças de temperatura próprias da primavera e aguaceiros frequentes podem ter consequências negativas na nossa saúde, que nos possam obrigar à toma de medicamentos. Neste aspeto, os anti-histamínicos são os mais habituais. Tenha em conta que, embora os efeitos já não sejam tão graves como antigamente, estes medicamentos provocam sono. E, logicamente, não deve dormir quando estiver a conduzir. Deverá tomar precauções adicionais com este tipo de substâncias.

3. E o estado de saúde do seu carro?

No âmbito da preparação integral da condução que lhe aconselhamos, não se esqueça realizar uma manutenção completa do seu veículo na sua oficina de confiança. Por exemplo, pneus com a pressão correta são requisito indispensável para as suas viagens de primavera. O desenho dos pneus tem de ter uma profundidade que ultrapasse 1,6 milímetros. Caso contrário, o seu pneu terá dificuldades para evacuar a água e corre o risco de aquaplanagem. Além do mais, é ilegal.