Como entreter as crianças antes do regresso às aulas?

As férias dos pais já acabaram mas ainda estamos a um par de semanas do regresso às aulas. Conheça 7 ideias para os seus filhos ocuparem o tempo até lá.

Antes do regresso às aulas, regressa o desafio de ocupar os tempos livres das crianças até lá. Se vive no centro da cidade, o mais provável é que tenha que deixar os mais pequenos com alguém, enquanto os mais velhos gastam os últimos dias em frente às consolas e computadores. Nenhuma é a solução perfeita e, depois de passarmos umas férias ativas, o ideal seria manter o espírito aventureiro aceso. No meio da diversão é possível oferecer aos nossos filhos verdadeiras experiências formativas. Tem crianças com curiosidade pela ciência? Há programas para elas. Um filho hiperactivo que só está bem a jogar à bola? Há muitos outros como ele! Conheça 7 recomendações Goodyear de programas e ideias para entreter os seus filhos até ao regresso às aulas.

Museu das crianças, Sete Rios

Já com duas décadas de existência, o Museu das Crianças anda é um relativo desconhecido de muita gente. Fica ao pé do Jardim Zoológico e, com a chegada do ano escolar, tem uma exposição sobre profissões. Tem ainda variadas atividades, tais como a “Viagem ao Corpo Humano”, e ATL com oficinas de expressão plástica e cozinha.

Quinta Pedagógica Armando Villar, Cascais

A Quinta do Villar pode ser visitada a qualquer dia da semana, mas nos dias úteis requer marcação prévia. Na visita livre pode observar e interagir com as galinhas, patos, perus, gansos, o burro de Miranda que se chama Eléctrico, a ovelha Merino, a porquinha “Minnie” e cabrinhas. Até ao final de Setembro, a quinta é ainda palco para oficinas de construção de terrários, cozedura de pão, tosquia e caças ao tesouro.

Biblioteca Florbela Espanca, Matosinhos

A biblioteca municipal de Matosinhos tem especial cuidado com as crianças e organiza “horas do conto” e oficinas de criatividade inspiradas na literatura. As sessões decorrem aos sábados de manhã e o livro escolhido para o mês de setembro é “Eu quero a lua”, de Jonathan Emmett. Após asua leitura , os participantes são convidados a fazer desenhos inspirados na história.

Como entreter as crianças antes do regresso às aulas?

Aqui Há Gato, Santarém

Na Aqui Há Gato, para além da paixão pela leitura há oficinas de arte para bebés e crianças um pouco mais crescidas. Fazem-se representações dramáticas ao sabor da criatividade dos participantes e a única preocupação é inspirar os criadores do futuro. Há ainda espetáculos de teatro regulares para toda a família.

Fundação Serralves, Porto

Férias em Serralves é um programa de oficinas com carácter lúdico dirigido a crianças e jovens dos 4 aos 12 anos de idade. Em contacto com o Museu de Arte Contemporânea, com o Parque ou com a Quinta, as crianças são convidadas a explorar estes espaços através do seu envolvimento em atividades que valorizam a curiosidade e a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo. Este Campo de Férias, que se desenvolve ao longo de uma semana (manhãs e/ou tardes), propõe desafios no âmbito das artes plásticas, das ciências experimentais, do movimento e da expressão.

Mini Golfe da Costa Nova, Aveiro

A viagem pelo circuito Aventura dos Piratas tem imensos desafios, obstáculos e perigos: batalhas para travar, canhões prontos a disparar, tubarões esfomeados, ilhas misteriosas, tempestades e ondas gigantes. Partilhando esta experiência única com os piratas, ultrapassamos os desafios deste circuito de 18 pistas. Entre muitas peripécias os visitantes ajudam a repartir tesouros, cruzam-se com barcos bacalhoeiros e passam pela romântica Ilha dos Amores, onde se inspiram para continuar!

Bounce, Lisboa

A escola ainda esta por começar mas as aulas já arrancaram na Bounce. Este é um espaço divertidíssimo para andarmos aos saltos em trampolins, mas também podemos levar este desporto mais longe. As aulas de trampolim Flight Academy foram desenhadas para ensinar todo o tipo de habilidades nos trampolins. Quer seja um novato ou um avançado, o Flight Academy é para qualquer criança a partir dos 7 anos.