Como entreter as crianças antes do regresso às aulas?

As férias dos pais já acabaram mas ainda estamos a um par de semanas do regresso às aulas. Conheça 7 ideias para os seus filhos ocuparem o tempo até lá.

As férias dos pais já acabaram, mas ainda estamos a um par de semanas do regresso às aulas. Conheça 8 ideias para os seus filhos ocuparem o tempo até lá. Antes do regresso às aulas, renasce o desafio de ocupar os tempos livres das crianças até ao início do ano letivo. Se vive no centro da cidade, o mais provável é que tenha que deixar os mais pequenos com alguém, enquanto os mais velhos gastam os últimos dias das férias em frente às consolas e computadores. Mas há outras opções. O ideal é manter o espírito aventureiro aceso. No meio da diversão, é possível oferecer aos nossos filhos, verdadeiras experiências formativas ou de pura diversão. Conheça 8 recomendações Goodyear de programas para entreter os mais pequenos até ao início do ano letivo.

Como entreter as crianças antes do regresso às aulas?

Quantum Park, Cacém

Esta é a mais recente novidade da região de Lisboa. No Cacém está a nascer um dos maiores parques de diversão indoor da Europa. O espaço combina três atividades distintas: trampolins, skatepark e escalada. O Quantum Park tem como objetivo criar laços entre grupos de amigos e famílias, mas também pode servir de espaço de treino para atletas de skate ou surf.

Para a escalada há mais de 20 paredes diferentes e um sistema Clip’nClimb, que dispensa experiência para subir ao topo. O novo espaço tem também a “maior área de trampolins do país”, em tamanho e em variedade de opções: é o caso de trampolins de desempenho especial, zonas de basquetebol ou piscinas de espuma e ainda “percursos de ninja”. Para quem pretende experimentar ou praticar Skate/Surf existe um “airbag gigante” para amortecer todo o tipo de manobras. Esta zona é complementada por outras rampas mais convencionais. O Quantum Park vai estar aberto todos os dias da semana. São três mil m2 de área de diversão, 23 paredes de escalada, várias superfícies de salto, dois percursos ninja, salas para festas e eventos, bar de apoio, zona de skate com três rampas.

Museu das Crianças, Lisboa

O Museu das Crianças fica na área de acesso livre do Jardim Zoológico, em Lisboa. Existem mil razões para visitar este espaço ainda antes do arranque do ano letivo. Neste momento está patente uma exposição interativa “Viagem ao meu Futuro”, em que são explorados os talentos e o mundo das profissões. O espaço é ideal para a realização de festas de aniversário e eventos temáticos e disponibiliza programas de ocupação de tempos livres até 14 de setembro.

Jardim Zoológico de Lisboa, Lisboa

A última semana das “Férias de verão no Jardim Zoológico” é já para a semana. Os programas de “Férias Selvagens” têm como destinatários crianças e jovens dos 3 aos 16 anos.

No entanto, as atividades para crianças e famílias não se esgotam nestes programas que, eventualmente, estão já esgotados. É o caso da iniciativa da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA) “Quebra o Silêncio”, que visa “devolver o canto das aves às florestas”. O objetivo é “aprender, respeitar e divertir-se” em workshops preparados pelo Zoo. Todos os fins-de-semana, até final de setembro, terá oportunidade de conhecer melhor as aves e, em particular, as aves de canto do sudeste asiático, muitas das quais estão em perigo eminente de extinção.

“As aves de canto têm sofrido não só de captura excessiva para o comércio de aves exóticas, mas também para a participação em competições de canto, para a utilização na medicina tradicional e até como alimento”, alerta a EAZA. O Jardim Zoológico associou-se a esta campanha e propõe várias atividades pedagógicas aos visitantes, gratuitamente. O desafio está lançado: celebre a biodiversidade em família no Jardim Zoológico e contribua para “cantar aos sete ventos”, sobre a necessidade premente de conservar as aves de canto.

Quinta Pedagógica Armando Villar, Cascais

A Quinta Pedagógica Armando Villar pode ser visitada a qualquer dia da semana, mas nos dias úteis requer marcação prévia. Na visita livre pode observar e interagir com as galinhas, patos, perus, gansos, o burro de Miranda que se chama Elétrico, a ovelha Merino, a porquinha “Minnie” e cabrinhas. Nos períodos de pausas escolares do Carnaval, da Páscoa e do Verão, a Quinta Pedagógica organiza atividades destinadas a crianças dos 4 aos 11 anos. A oferta inclui tratamento dos animais da quinta, ateliers de horticultura, expressão corporal e artística ou ioga.

Como entreter as crianças antes do regresso às aulas?

Parque da Pena, Sintra

A mostra mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica está patente no Picadeiro do Parque da Pena, em Sintra, até 25 de novembro. Esta exposição de 39 fotografias premiadas do International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY), dá a conhecer os mais ínfimos detalhes de vários jardins e plantas. Entre as fotografias patentes está a fotografia vencedora, “Cerrado Sunrise” (Nascer do Sol no Cerrado), do brasileiro Márcio Cabral, e a imagem da fotógrafa portuguesa Inês Leonardo, “On Top of The World” (No Topo do Mundo), captada no Parque Natural da Serra da Arrábida.

Aqui Há Gato, Santarém

Na Aqui Há Gato, para além da paixão pela leitura há oficinas de arte para bebés e crianças um pouco mais crescidas. Fazem-se representações dramáticas ao sabor da criatividade dos participantes e a única preocupação é inspirar os criadores do futuro. Há ainda espetáculos de teatro regulares para toda a família. Até 14 de setembro, no âmbito da iniciativa “Arte nas Férias” decorrem ateliers, oficinas, contam-se histórias, fazem-se desenhos e jogos.

Mini Golfe da Costa Nova, Aveiro

A viagem pelo circuito Aventura dos Piratas tem imensos desafios, obstáculos e perigos: batalhas para travar, canhões prontos a disparar, tubarões esfomeados, ilhas misteriosas, tempestades e ondas gigantes. Partilhando esta experiência única com os piratas, ultrapassamos os desafios deste circuito de 18 pistas. Entre muitas peripécias os visitantes ajudam a repartir tesouros, cruzam-se com barcos bacalhoeiros e passam pela romântica Ilha dos Amores, onde se inspiram para continuar!

Bounce, Lisboa

Para aproveitar o tempo até ao início do ano escolar, e gastar as últimas energias acumuladas antes do regresso à rotina, pode optar pelo Bounce, em Alfragide. Este parque é composto por mais de 100 trampolins interligados dentro de um armazém gigante. Este ano, para acompanhar os “saltadores”, o bounce colocou um Flamingo nos trampolins que, “a pedido dos clientes”, se irá manter até ao final do mês de setembro. Que é o mesmo que dizer que a promoção de verão irá prolongar-se por mais um mês. Por 50 euros é possível saltar todos os dias, com acesso gratuito às Friday Super Sessions.

Entretanto, as aulas de trampolim Flight Academy já arrancaram. Estas aulas foram desenhadas para ensinar todo o tipo de habilidades nos trampolins. Quer seja um novato ou um avançado, o Flight Academy é para qualquer criança a partir dos 7 anos. Para as crianças em idade pré-escolar existe a opção Mini-Bounce Inc.