Programas de fim de semana: 10 propostas para as crianças do Porto

O Porto tem muito que oferecer quando o tema são programas de fim de semana para entreter os seus filhos neste Outono. Veja aqui 10 propostas Goodyear.

Mesmo quando o Outono obriga a programas de fim de semana mais comedidos, a região do Porto tem muito para entreter os nossos filhos, desde os mais pequenos até aos adolescentes, com ideias bem divertidas. E, agora que o ritmo da escola já começa a correr em velocidade cruzeiro, como pais somos também responsáveis por lhes oferecer momentos de descanso que os tirem de casa e de frente da consola de videojogos, para que voltem ao trabalho todas as segunda-feiras com as baterias carregadas e novas histórias para contar.

Não tenha medo da chuva este Outono, meta a família no carro, e aproveite uma destas recomendações Goodyear de programas de fim de semana para crianças na região do Porto:

Monverde Wine Experience, Amarante

Se os filhos gostam do contacto com a terra e os pais são enófilos, o Monverde é um “Wine Experience Hotel” que já visitámos antes e recomendamos vivamente. Este hotel de Amarante está a oferecer até 15 de Outubro programas de fim de semana para toda a família participar na vindima: os mais pequenos tratam da pisa enquanto os pais aprendem sobre a selecção de castas e preparam os seus próprios exemplares de vinho verde.

LEGO Fun Factory, Matosinhos

Tem filhos do género construtor e o tempo não está de molde a convidar a passeios de carro? Leve-os à LEGO Fun Factory no Mar Shopping de Matosinhos. São 600m2 de actividades à volta do nosso jogo de construção favorito: há videojogos e lojas, mas o principal são as áreas que passam pelos diversos temas da marca, para miúdos e graúdos se deliciarem com todas as peças expostas. Há ainda zonas de jogo e construções para que as crianças até aos 10 anos passem um par de horas a criar.

Museu dos Transportes e da Comunicação, Porto

Com pais fãs de viagens e condução como são os leitores habituais deste blog, se calhar os seus filhos já começam a mostrar também algum gosto pela História do automóvel e dos desportos motorizados. A exposição permanente “O automóvel no espaço e no tempo” do AMTC conta como surgiu e se desenvolveu o automóvel, e qual o seu impacto na nossa sociedade moderna. Há uma série de máquinas clássicas para conhecer e ainda um núcleo com os carros oficiais dos presidentes da república portuguesa.

Sea Life, Porto

Sea Life, Porto

Ao pé do Castelo do Queijo, o Porto também tem um oásis para os fãs do mar e da vida marinha: o Sea Life tem tubarões, peixes-vaca, raias e esturjões, e até algumas criaturas das pocinhas da praia em que as crianças podem tocar e sentir como caranguejos, anémonas e conchas. Podemos atravessar um túnel subaquático, participar em quizes e visitar os bastidores para ver como vivem e são alimentadas todas estas criaturas. Se os seus filhos estão quase a fazer anos, o Sea Life tem também programas de festas de aniversário.

Casa da Música, Porto

Até ao fim de Outubro, a Casa da Música mete as crianças até aos 6 anos a descobrir os sons com a ajuda do Rei Leão, do Dr. Otho e do Bebé Waka. As “Novas Aventuras de Waka” são workshops divididas por segmentos etários (0-23 meses, 2-4 anos, 4-6 anos) que, através do jogo, ajudam os nossos filhos nas suas primeiras aventuras musicais.

Fundação de Serralves, Porto

Os Jardins de Serralves continuam a ser o destino preferencial para famílias em busca de natureza e cultura na zona do Porto e vão estar plenos de animação até ao fim do ano. Continuam as sessões “Há vida no parque”, que em Outubro nos levam a conhecer cogumelos, líquens e pequenos roedores, e multiplicam-se as oficinas para as famílias descobrirem ciência e artes plásticas mas, mesmo que não tenha nada marcado, não há como um par de horas por estes jardins para oferecer um espírito mais zen a qualquer família.

Aquaporto 2016, Parque da Cidade do Porto

Nos dias 1 e 2 de outubro, o Parque da Cidade vai servir de palco a mais uma edição do Aquaporto. Este evento decorre sempre no primeiro fim de semana de Outubro, coincidindo assim com a comemoração do Dia Nacional da Água que é festejado no dia 1 de Outubro. Demonstrações e experiências, live painting, exposições, mercadinhos, animação e concertos são algumas da muitas atividades de que pode usufruir durante os dois dias deste festival da água. O evento decorre na área junto ao Pavilhão da Água, das 11h00 às 21h00, e a entrada é gratuita.

World of Discoveries, Porto

Na zona ribeirinha, ao lado do Douro, espera-nos um passeio pela História dos Descobrimentos e da Expansão Marítima. Há espaços dedicados a todos os principais momentos do período quinhentista e vamos conhecer desde os meandros de um estaleiro naval até aos “Novos Mundos” que ficavam para lá do Cabo das Tormentas e do Corno de África. A visita mistura momentos em que somos levados por um barco com conversas com personagens como o Infante D. Henrique, e as crianças podem ter assim uma introdução divertida a este período da História nacional.

Parque Biológico, Vila Nova de Gaia

Se o tempo assim o permitir, não vai encontrar melhor programa do que pegar no carro e rumar ao parque de Gaia porque, aqui, os fins de semana estão recheados como um ovo. Há visitas guiadas aos sábados, os domingos são reservados para a observação de aves, e há uma enorme quantidade de outras actividades para completar a oferta. Caças ao tesouro e peddy-papers, observações astronómicas e passeios geológicos, actividades na horta e até fazer pão, são alguns exemplos e há de certeza algum programa que agrada aos seus filhos.

Parque Aventura, Gondomar

Os nossos filhos já aprenderam muito mais sobre a importância de reciclar do que aquilo que alguma vez nos ensinaram na escola, mas ideias como a do Parque Aventura servem para juntar definitivamente diversão e preocupação ambiental. A entrada neste parque é gratuita para quem trouxer material para reciclar e o espaço nasceu num antigo aterro, provas que é possível ainda lutar por um ambiente melhor. Fica em Baguim do Monte e, além dos equipamentos típicos de um parque infantil, tem ainda um percurso para bicicletas, desenvolve concursos e eventos dedicados à conservação ambiental e é um óptimo lugar de relaxe.