Programas de Fim de Semana: 10 ideias para passeios com a pequenada

14 Setembro | 2016 | Goodyear

Acaba o verão e começa a escola, mas não acabam os programas de fim de semana para os nossos filhos. A Goodyear recomenda-lhe 10 em Lisboa.

Quando toca a programas de fim de semana em Lisboa, o Outono é altura de regresso em força. A escola está a começar para grande parte das famílias, mas isso não quer dizer que tenha chegado a altura de hibernar. Depois de abandonada pelos seus habitantes durante o verão, a região de Lisboa volta a encher-se de animação e, mesmo com as aulas e o trabalho a tomarem prioridade, não faltam boas ideias de coisas para fazer com a pequenada.

Antes que os TPCs apertem e os testes sejam marcados, o ideal é que o ano escolar seja complementado com uma série de actividades que metam as nossas crianças fora de casa, nos passeios que gostamos de fazer com eles de carro, no contacto com a natureza que se prepara para o inverno ou nos museus que dão uma face material às coisas que aprendem na escola. Felizmente, todas essas opções são possíveis e fáceis de encontrar à distância de um pequeno percurso de carro em Lisboa.

Meta a família toda no carro e aproveite um destes 10 programas de fim de semana para a pequenada ter um Outono em cheio:

Fundação Calouste Gulbenkian

Para além de muito agradáveis para curtos passeios e fugas ao bulício da cidade, os Jardins da fundação estão sempre recheados de actividades divertidas e educativas para meter as crianças a pensar a arte e as ciências de uma forma diferente daquilo que vivem habitualmente na escola. Até Outubro estão programadas actividades de anilhagem de aves, tecelagem  e modelação , assim como sessões de exploração do jardim à procura dos seus sons, plantas e animais.

Oceanário, Parque das Nações

O mar é uma das nossas obsessões e o Oceanário nunca nos desilude com formas novas de o apresentar aos nossos filhos. Como já é habitual, as crianças podem passar uma noite a dormir ao lado dos tubarões ou aproveitar uma das visitas guiadas, mas agora os concertos de música para bebé são ao som do fado e criou-se uma história-mistério que os nossos cientistas Jr (dos 8 aos 14). vão ter que desvendar.

Oceanário de Lisboa

 

Planetário do Museu da Marinha, Belém

Descer à zona ribeirinha abre um mundo de possibilidades de coisas para fazermos com as crianças, mas se tiver o azar de apanhar uma das primeiras chuvas da estação, não há melhor destino do que o Planetário. O Museu da Marinha, mesmo ao lado, é também uma visita bem agradável, mas a promessa de todos os efeitos especiais que acompanham uma “Viagem a um buraco negro”, descobrir como funcionam as marés ou como muda a esfera celeste de noite para noite é, normalmente, a contento de todas as crianças.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência , Príncipe Real

Os jardins do MNHNC são outra delícia de verde à disposição das nossas crianças mas este ano fecham em meados de Outubro para obras de requalificação. Por isso aproveite a visita enquanto pode. Para além das exposições que podemos sempre encontrar no edifício principal, este Outono há teatro infantil com o “Principezinho” (todos os sábados até 16/10) e a “Feira da Matemática”, com jogos, oficinas, exposições e sessões do Circo Matemático.

Monsanto, Jamor

Mesmo ao lado de Lisboa, o “pulmão da cidade” continua a ter campos de jogos, parques infantis, pistas de carros telecomandados e trilhos para passearmos a pé ou de bicicleta, motivos suficientes para seduzir muitas famílias. Mas, ao pé do Jamor, o Adventure Park tem arborismo e canoagem para várias idades. Os nosso filhos adoram o circuito da “Pequena Floresta”, a acabar em slide, e estão ansiosos para terem idade para subir ao “Mega Circuito”.

Jardim Zoológico, Sete Rios

Depois da centena de anos contados, o Jardim Zoológico já passou a altura da reforma há muitos anos mas re-inventou-se para as novas gerações. Nós já levámos os nossos filhos aos “Sábados Selvagens” e recomendamos a experiência a todos os pais: participámos dos rituais diários de tratamento dos animais, aprendemos bastante sobre répteis e mamíferos e passámos a ter outro respeito pelos profissionais tratadores que aqui estão todos os dias.

Kidzania, Amadora

Depois de passarmos a Amadora, dentro do Dolce Vita Tejo, encontramos um parque temático realmente original que reconstitui o mundo dos adultos à imagem e medida dos mais pequenos. Na Kidzania, os seus filhos podem ser polícias sinaleiros, bombeiros e médicos, vão ter que gastar e economizar KidZos, enquanto brincam aos crescidos e criam as suas próprias regras e soluções. Este ano abriu um departamento de investigação criminal, tipo CSI, que os nossos filhos estão ansiosos por experimentar.

Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações

O Pavilhão do conhecimento continua os com os seus “cantinhos da ciência” e este mês quer explicar o que é a Oceanografia às crianças. A cozinha laboratório e o espaço “Brincar a Ciência” já são bem conhecidos, assim como o “Explora” que é a nossa sala preferida, mas ainda há para ver a nova exposição “Espinafres e Desporto” e o “Dóing”, onde nos metem a todos com a mão na massa, a criar as nossas próprias ideias. O Outono está bem recheado no que diz respeito ao Pavilhão do Conhecimento.

Centro Cultural de Belém, Belém

A 21 e 22 de Outubro, o CCB vai ter Bernard Massuir e os Pequenos Cantores do Conservatório de Música para um espectáculo sui géneris, que juntará música, comédia e artes circenses. No teatro, o centro vai receber o clássico conto de fadas “A Princesa e a Ervilha” e convida as crianças entre os 3 e os 5 anos a vestirem também disfarces e a fazer parte da peça. Mas, se não houver nada no programa que interesse aos seus filhos, aproveite para um passeio na frente rio, nos jardins do Centro e do Mosteiro, com uma visita final aos Pastéis.

Castelo de São Jorge, Centro

Para além de uma visão sobre a cidade que os seus filhos não têm todos os dias, a visita ao castelo lisboeta também pode ser pensada à medida das crianças. Ao domingo há jogos, demonstrações de armas e como viviam cavaleiros e soldados e danças medievais, Estes programas são desenhados para as famílias e precisam de inscrição prévia, mas a nossa recomendação especial desta estação vai para a sessão de exploração de morcegos, nos dois últimos fins de semana de setembro. É à noite, mas se tiver filhos que aguentem até um pouco mais tarde, é uma vista a não perder.

Good Year Kilometros que cuentan