Pure ETCR: o que deve saber sobre a nova competição de carros de turismo elétricos

4 Março | 2020 | Goodyear

A Goodyear será um dos parceiros e pneu oficial do Pure ETCR, uma variante elétrica do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo

O mundo do motor recebe uma nova competição que estreia nesta temporada de 2020. A Goodyear será um dos parceiros e pneu oficial do Pure ETCR, uma variante elétrica do Campeonato Mundial de Carros de Turismo. Analisamos tudo o que precisa saber sobre as competições de carros turismo do momento.

O que é o Pure ETCR?

O Pure ETCR viu a luz do dia. A nova competição, que terá como promotor a Eurosport Events, a mesma organização por trás do WTCR – Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA, não apenas apresentará carros de alto rendimento com base em modelos de produção, como também contará com pneus Goodyear na temporada 2020.

O Pure ETCR não é apenas o primeiro campeonato de carros de turismo totalmente elétrico do mundo, mas trará um novo formato de circuitos de corrida. Para mostrar as capacidades dos veículos participantes, serão postos à prova numa série de “batalhas” curtas de 8 a 10 km cada, num formato a eliminar até à grande final.

O formato radical do Pure ETCR, que é baseado numa série de corridas curtas por fases até à Grande Final, requer pneus que ofereçam rendimento instantâneo. Neste contexto, o objetivo da Goodyear é garantir que os pneus tenham tempos de aquecimento rápidos, além de consistência necessária para competir com alto desempenho ao longo do evento.

Emoção, espectáculo e alto desempenho são as chaves para este novo formato. Carros mais potentes, com 500 kW no pico de desempenho, equivalentes a 680 cavalos, puxados até ao limite. Com corridas curtas, roda com roda e grandes prémios para os vencedores, os pilotos são postos à prova em cada manga. Mas não é só isso,haverá partida de três carros em paralelo, duas rondas de mangas (as “batalhas”), entre duas a quatro voltas com eliminação direta, que determinarão os seis melhores. O vencedor de cada evento será conhecido como “Rei do fim de semana” e terá direito a uma volta de qualificação e participação na final, com maior quilometragem.

Pure ETRC: calendário 2020

Em relação ao calendário, haverá quatro provas de exibição em 2020, além de outras duas participações em eventos marcados antes da primeira temporada em 2021. Os ETCRs participarão no Goodwood Festival e nas 24 horas de Daytona de 2021 em formato de exibição. Salzburgring, Copenhaga, Inje e Guangdong serão os cenário dos primeiros eventos Pure ETRC. Será a partir de 2021 que existirá um calendário completo, com oito compromissos na Europa, Ásia e América do Norte.

O Pure ETCR começa com um evento de lançamento, que inclui um contra-relógio, no Goodwood Festival of Speed, Reino Unido, de 9 a 12 de julho. O primeiro dos quatro eventos da corrida Showcase, usando o formato Battle, será realizado em Salzbürgring, de 24 a 26 de julho.

Exibição – Goodwood Festival: 9-12 julho

Circuito de Salzburgring: 24-26 julho

Circuito de Copenhaga: 1-2 agosto

Circuito de Inje: 16-18 outubro

Circuito de Guangdong: novembro

Exibição – 24 horas de Daytona: 30-31 janeiro

Goodyear fornecedor oficial do Pure ETRC

A Goodyear entra no Pure ETCR como parceiro fundador do campeonato. “Esta iniciativa complementa perfeitamente a nossa parceria com a Goodyear no WTCR, que também esperamos que seja altamente bem-sucedida. Com um design personalizado de alto rendimento para todos os tipos de condições climatéricas, menos pneus devem ser produzidos para o Pure ETCR, o que alinha perfeitamente com os nossos compromissos de sustentabilidade. Não temos dúvidas de que a Goodyear será um parceiro de primeira classe nas frentes técnicas e de marketing do Pure ETCR, uma ótima plataforma para ativar o #backtoracing da Goodyear”, assegura François Ribeiro, diretor da Eurosport Events, promotora do Pure ETCR.

Desenvolver um pneu à medida para o Pure ETCR significa incorporar uma combinação de tecnologias inspiradas nos mais recentes pneus Goodyear para veículos elétricos de rua e na nova gama de ultra altas prestações Eagle F1 SuperSport. A especificação definitiva dos pneus será anunciada na primavera, antes do primeiro evento Pure ETCR.

Será utilizada uma construção comprovada no automobilismo, mas com um design que inclui um padrão na banda de rodagem, o que significa que os pilotos Pure ETCR podem usar os mesmos pneus em piso molhado e seco, reduzindo a quantidade de pneus que devem ser transportados para cada evento Isto vem ao encontro da missão da Goodyear e da Pure ETCR de trabalhar em conjunto para encontrar soluções sustentáveis ​​para o futuro da mobilidade e do automobilismo.

“Trazemos uma grande experiência para o ETCR no desenvolvimento de pneus para veículos elétricos. Os veículos elétricos de rua de alto desempenho têm necessidades muito diferentes dos seus equivalentes a gasolina ou diesel. São mais pesados e têm mais torque. A Goodyear desenvolveu pneus que podem fazer frente a esta entrega instantânea de potência, oferecendo alta aderência e tração, além de baixa resistência à rodagem para aumentar a quilometragem e a eficiência. A nossa parceria com o Pure ETCR vai além do fornecimento de pneus de competição. Juntos, usaremos as corridas para desenvolver tecnologia capaz de emocionar a próxima geração de condutores que procuram alto rendimento”, afirma Mike Rytokoski, vice-presidente e diretor de marketing da Goodyear Europa.

O Pure ETCR será sinónimo de corrida de pista no seu sentido mais puro: carros potentes e batalhas eletrizantes fornecerão uma plataforma completamente nova para os principais fabricantes mostrarem os seus carros de produção mais recentes. Fãs do mundo do motor, prontos para a nova competição?

Good Year Kilometros que cuentan