Quer economizar gasolina no inverno? Aprenda alguns truques e evite a aceleração

3 Janeiro | 2017 | Goodyear

Com a chegada do frio, o consumo de combustível torna-se geralmente mais elevado. Isso é um facto bem conhecido por quem tenha instalado caldeiras em suas casas ou empresas, mas é também um aspecto a considerar quando toca a vez dos nossos veículos. É verdade que o ar condicionado gasta mais combustível, mas existem outros factores de desempenho do nosso veículo (como a condição dos travões, a manutenção dos nossos pneus Goodyear …) que nos ajudarão a consumir menos combustível e, com isso, gastarmos um pouco menos quando saímos de carro. Na Goodyear apostamos na condução eficiente. E vocês?

Uma boa manutenção

Economizar combustível passa, em primeiro lugar, por manter o nosso veículo em perfeitas condições. Devemos rever periodicamente os níveis de todos os líquidos (gasolina, fluido refrigerante, óleo dos travões…), especialmente nas alturas de mudança de estação). Se conduzirmos com níveis inadequados, iremos forçar mais a máquina e aumentar o consumo. Com um óleo em mau estado, por exemplo, os cilindros sofrem mais atrito quando se movem e precisam de mais combustível. O mesmo se aplica aos pneus. É muito importante não correr com o piso desgastado assim como manter o nível adequado de pressão, que varia ligeiramente do inverno para o verão. Além de gastar menos, reduz-se também o risco de furos.

Truques para economizar gasolina no Inverno

Manter um estilo de condução eficiente

Desde que o nosso carro esteja em boa forma, o outro elemento fundamental somos nós. O nosso estilo de condução influencia o consumo do combustível e o desgaste geral do carro. Temos que evitar forte acelerações e travagens bruscas. Controle as rotações e tente sempre conduzir com uma mudança alta, mesmo que esteja em circuito citadino. Em paragens superiores a um minuto, mesmo que curtas, desligue o motor: o mito que ao ligarmos o carro iremos desgastar o motor de arranque é falso. Há também alguns truques que o motorista pode aplicar em congestionamentos extensos: desligar o motor, não mudar de faixa, manter a calma…

Use bem o aquecimento

O aquecimento gasta menos do que o ar-condicionado, já que aproveita o calor gerado pelo motor. Assim, não o ligue imediatamente quando entra no carro, pois estará apenas a gastar bateria e combustível enquanto o motor aquece. O aquecimento é alimentado por um ventilador que vai buscar a sua energia à bateria e esta, por sua vez, é carregada por um alternador que consome gasolina. Assim, um outro aspecto a considerar é o estado do alternador, que não seja muito velho ou em mau estado. Se assim for, para além de funcionar pior, irá consumir mais gasolina.

Lembre-se que o ar quente sobe, enquanto o ar frio vai para o chão. Assim, enquanto no verão usamos o ar frio apontado para o peito ou rosto, no inverno é mais eficiente colocá-lo a sair a partir dos pés e conseguirá assim aquecer toda a cabine.

Outros conselhos

O nosso carro pode ter ainda outros elementos que o façam consumir mais do que deveria. Exemplos são o aquecedor de para-brisas ou os assentos aquecidos, que consumem energia eléctrica e, consequentemente, mais consumo de combustível. Certifique-se que anda com as janelas fechadas para evitar perdas térmicas e não abuse do isqueiro do carro. Precisa de meter o telefone sempre a carregar quando entra no carro? Verifique se as luzes interiores estão desligadas automaticamente. Outro conselho é que, se puder, deixe sempre o carro a na garagem. Acordará menos frio e precisará de menos energia para aquecer. Consequentemente, irá também consumir menos.

Good Year Kilometros que cuentan