Regresso às aulas: carro seguro para crianças

Com o regresso à rotina, importa confirmar se está tudo em ordem no seu carro. Confira com a Goodyear algumas dicas para segurança das suas crianças.

Para muitos pais e mães, outubro é aquele mês em que, há uns anos, começavam as aulas. Hoje já não é assim. As aulas começaram há algumas semanas. E, com elas as rotinas voltaram: acordar, tomar o pequeno-almoço, lavar os dentes, pegar na lancheira e na mochila. Mas nunca é tarde para fazer uma revisão geral à segurança no seu carro. Especialmente se há crianças a transportar diariamente para a escola e atividades. Confirme se está tudo em ordem com o seu carro e, nunca é demais, reveja as regras de segurança no seu carro.

Tal como os aviões não levantam voo sem antes verificar que todos os requisitos de segurança estão em ordem, também nos automóveis deve haver uma checklist de boas práticas a seguir:

Nunca descurar a segurança

Num artigo anterior, explicamos tudo sobre como escolher uma cadeirinha para as suas crianças tendo em conta o peso, a altura e a idade. Atualmente estão duas normas europeias em vigor, ambas seguras. A seleção da cadeira não deve ser feita de ânimo leve. Informe-se bem, antes de avançar para esta importante aquisição que pode salvar vidas.

Recorde-se que os acidentes acontecem tanto em viagens curtas como em longas. Por isso, e sublinhamos, não descure a segurança. Mesmo que seja até ao fim da rua, as crianças têm sempre de viajar nas suas “cadeirinhas”. E devidamente seguras. Aliás, os adultos também não se podem esquecer de colocar o cinto.

Antes de cada viagem deve verificar que os dispositivos de retenção, os chamados “ovos” ou cadeirinhas, estão devidamente colocados ou afixados no seu automóvel. Poderá ser igualmente necessário verificar se as trancas de segurança das portas traseiras estão ativadas. As crianças são imprevisíveis e um segundo de distração pode ser fatal.

Regresso às aulas: carro seguro para crianças

Nas proximidades da escola

Ao aproximar-se da escola, deverá evitar parar (ou estacionar) o carro em segunda fila, à frente à porta. Além de ser um mau exemplo de civismo para as crianças, o mais provável é estar a atrapalhar o fluxo de trânsito. Além disso, os vários carros parados nas imediações das escolas, dificultam a visibilidade. No limite, está também a contribuir para reduzir a qualidade do ar à porta da escola. Lembre-se que é aí que os filhos – e os amigos – vão passar as próximas horas.

Esteja também atento, às crianças que já circulam sozinhas. Podem saltar de repente para a estrada. Aos seus filhos deverá recordar que, sempre que atravessam a estrada, devem olhar para os dois lados (esquerda, direita, novamente esquerda), antes de iniciarem o avanço. Aconselhe-los a atravessar sempre nas passadeiras, de preferência naquelas que também têm semáforos. Nos cruzamentos, os cuidados têm de ser redobrados.

Onde arrumar

Encontre um bom sítio para encostar o carro pela manhã ao pé da escola e faça os últimos metros a pé com os seus filhos. É mais uma oportunidade para reforçarem laços e falar sobre segurança. Aproveite para planear o próximo fim-de-semana.

Caso a sua criança já tenha maturidade e autonomia suficiente poderá, opcionalmente, fazer esse percurso final sozinha. Ou até de bicicleta. Sozinha não, que rapidamente vão aparecer amigos de todos os lados, mas, sempre em segurança. Recorde-a regularmente de que devem seguir por caminhos com passeios, semáforos ou vigiados pela polícia. Os caminhos isolados também devem ser evitados. E, claro, sempre pelo passeio.

No interior do veículo

Dentro do automóvel, evite ter objetos soltos que possam magoar alguém em caso de acidente. Desencoraje os seus filhos de utilizar os dispositivos móveis durante a viagem.

A segurança é chave em qualquer momento da nossa vida. Mesmo nos pequenos percursos escola-casa, casa-escola, não pode ser descurada. Levar as crianças de carro para a escola não precisa ser um pesadelo. Tomou nota de tudo? Boa continuação de ano letivo!