Retrogaming: vamos premer nos botões do passado

13 Novembro | 2015 | Goodyear

Um fim de semana aproximando-nos da pré-história do gaming moderno graças à FNAC

É inevitável, se você cresceu na década dos 80, lembrar com nostalgia aquelas primeiras consolas de videojogos com que enchemos longas tardes depois da escola, em companhia de um ecrã que descobria a cor e um lanche que devorávamos com o comando na outra mão. Com a Megadrive a encerrar a década e a preparar o reinado nos 90 da Playstation e a Nintendo64, o nosso país abria-se ao mundo experimentando a entrada maciça de um novo paradigma de lazer nas nossas vidas. Para sempre.

Para sempre? Pois não! A evolução no mundo gamer é muito mais rápida do que nos estudos de Darwin, e muitas daquelas plataformas que um dia prenderam os nossos corações ficaram, com o tempo, esquecidas no desvão com os disfarces de carnaval e os livros da escola. Se calhar muitos anos depois voltemos encontrá-las, apenas para confirmar que o longo tempo decorrido estragou irreversivelmente o que foi, um dia afastado, uma plataforma de entretenimento que prestava um grande serviço.

Felizmente, a nostalgia é uma indústria poderosa e o passado nem sempre está completamente morto. Eis a prova: as Semanas Retrogaming FNAC. A FNAC Portugal está prestes a encerrar, no dia 16, esta experiência de mergulho na pré-história dos videojogos, mas ainda podemos assistir o jogo (12-16 deste mês) em Fnac Norteshopping (Matosinhos). Estas semanas, começadas em Cascais e continuadas a seguir em Gaia e Braga, têm como objectivo principal oferecer ao visitante a possibilidade de experimentar uma outra forma de videojogo, já passada. Ainda, a exposição, a organização de torneios, demonstrações e debates também têm cabida num evento que era necessário desde há muitos anos atrás.

Amigos - Quilometrosquecontam

Mas, afinal, o que é que poderemos ver se visitarmos a Retrogaming? Decerto que nunca tem experimentado o que é jogar uma Magnavox Odyssey, a primeira consola da história, de 1972. Rudimentar, arcaica e se calhar esquecida, mas uma alfaia de um tempo imemorial que oferecia (e oferece no fim de semana) a possibilidade de conhecer jogos tão antigos quanto o Teenis, Shootout ou HauntedHouse. As primeiras versões de jogos de sucesso posteriores: uma “iguaria” para os verdadeiros apaixonados que podem complementar testando a Atari de 1977!

Já na terceira geração, a FNAC oferece a possibilidade de jogar a NES de 1985, a Sega MasterSystem de 1986 ou a Megadrive de 1988. Ainda, a inesquecível e icónica GameBoy de 1989. A NES teve uma importância paradigmática no posterior desenvolvimento da indústria. Basta com dizer que foi aqui que nasceram  Final Fantasy, Castlevalnia, Mega Man ou Super Mario Bross. Quanto à Megadrive, foi o primeiro lar do emblemático Sonic, e ainda uma das primeiras consola a permitir jogar Mortal Kombat ou Super Monaco GP. Só com o lançamento de PlayStation ou Nintendo64 perdeu a Megadrive a exclussividade do mercado.

Por último, e quiçá menos atraente por estarem muito mais próximas no tempo, a FNAC oferece-nos a possibilidade de experimentar a Playstation (1994) e a Xbox (2001, não confundir com a XboxOne). Com certeza, a Retrogaming é um evento a não perder se o “bichinho” da nostalgia já lhe está a produzir comichão!

Good Year Kilometros que cuentan