Rotas de bicicleta com crianças em Portugal

Rotas de bicicleta: escolhemos para si cinco rotas para fazer em bicicleta em Portugal com as suas crianças.

Há percursos para fazer de bicicleta fáceis, médios e difíceis. Só para crianças, para famílias, para grupos de amigos e, claro, para os mais radicais. Conheça as nossas sugestões de rotas de bicicleta com crianças.

Escolhemos a Rota de Santiago e a Rota do Dão como exemplos, mas para que possa inspirar-se para o seu próximo passeio em família, deixamos-lhe ideias para encontrar outras alternativas.

Antes de partir, não se esqueça, de fazer a revisão ao ser velocípede. Afinal, não são apenas os carros que precisam ver a pressão dos pneus, o estado dos travões ou de óleo em alguma componente.

Caso parte do percurso seja feito numa via partilhada com carros e outros veículos a motor, esteja atento ao novo código da estrada.

O Código da Estrada foi alterado há cinco anos. Agora contempla novas regras para ciclistas. Antes de mais é preciso ter em conta as regras básicas de convivência na estrada. “Ver e ser visto” e “não surpreender, nem deixar-se surpreender”. São normas informais essenciais a uma convivência saudável. São também fundamentais na prossecução da prevenção e segurança rodoviárias.

Mas, vamos deixar a estrada e entrar nas pistas de bicicletas. Veja aqui a nossa selecção de norte a sul do país.

Tour a Santiago de Compostela

Uma opção previamente organizada pelos promotores é a viagem, de bicicleta, a Santiago de Compostela, pelo caminho central português, a partir do Porto. É apenas uma das oferta da Go Cycling Portugal.

Naturalmente poderá não ser a opção indicada para os mesmos mais pequenitos, a menos que sigam na cadeirinha ou num atrelado. Mas é um passeio para fazer em família, desde que os pais consigam levar as crianças nas suas bicicletas.

São seis dias e cinco noites na estrada. Poderá usar bicicletas de montanha ou híbridas, sendo indicado para ciclistas de nível intermédio ou avançados. O percurso prevê 45 a 60 km por dia, num total de 235 km no total. O pacote inclui ainda o passaporte oficial de peregrino e termina em Santiago, em Espanha, com a visita à Catedral e ao centro histórico de Santiago de Compostela.

Ao longo dos quilómetros irá descobrir a história, a cultura e a gastronomia do norte de Portugal e Espanha – Minho e Galiza. O passeio inclui passagem por Ponte de Lima, Valença, Tui, Pontevedra, floresta e aldeias pacatas. Inclui trilhos sem carros, ideal para qualquer tipo de ciclista, nos quais terá tempo para desfrutar destes calmos e espirituais caminhos de Santiago.

Ecopista do Dão

A linha do Dão deixou de ter comboios mas tem agora famílias inteiras a apreciar as delícias naturais do Caramulo e da região de Viseu. Venha connosco pedalar.

Este é o local ideal para entrar em simbiose com a natureza em redor de Viseu. São cerca de 50 quilómetros no total, mas não precisa de ser toda feita de uma vez. Os desníveis são poucos e pode escolher etapas ao seu gosto. É uma das mais belas vias do país.

Foi uma linha de comboio que ligou Viseu ao resto do país via Santa Comba Dão até 1988. É a maior ecopista do país e uma excelente desculpa para visitar a região. O início do percurso é marcado em Santa Comba Dão, no ponto de encontro entre o Pavia e o Dão.

Para as crianças é uma boa introdução ao ciclismo: a ausência de grandes desníveis torna o percurso acessível a todos. E, feito no sentido sul-norte, é quase sempre a descer. Não podia ser mais simples!

Se procura uma atividade de natureza que envolva toda a família e desporto, esta é uma proposta perfeita.

Outras antigas linhas de comboio

Minho, Famalicão, Guimarães, Tâmega, Sabor, Vouga, Montado e Mora são as ecopistas (vias verdes a nível internacional) que, em conjunto com a do Dão, integram o Plano Nacional de Ecopistas. Este plano visa a requalificação e reutilização das linhas e canais ferroviários sem exploração em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo.

Em comum, em tempos, eram linhas de comboio. Hoje, são ecopistas, que aproveitam os antigos percursos das linhas de comboio. A iniciativa está inserida no Plano Nacional de Ecopistas que pretende requalificar e reutilizar as linhas e canais ferroviários sem exploração em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo.

Muito mais rotas de ciclismo

Como pode constatar, escolhemos apenas algumas, mas há muitas mais rotas de ciclismo. A Go Cycling Portugal, por exemplo, tem ao dispor dos seus clientes um documento onde pode encontrar os melhores trilhos e estradas para explorar o país de bicicleta.

Os roteiros disponibilizam indicações detalhadas do GPS para bicicletas de montanha, de estrada ou híbridas, roteiros em PDF (imprimíveis) com alimetria e mapas, concebidos para diferentes tipos de ciclistas, desde principiantes a avançados.

Boas pedaladas nestas rotas de bicicleta que escolhemos para si.