Sabe quais são os tipos de pneus sobresselentes?

Existem vários tipos de pneus sobresselentes. Cada um tem as suas vantagens e, naturalmente, desvantagens. A Goodyear apresenta-lhe os detalhes.

É algo que não queremos precisar, mas é também algo que tem de existir no seu carro para poder prosseguir viagem quando tem um furo ou, mais que não seja, para passar na Inspeção Periódica Obrigatória. Há vários tipos de pneus sobresselentes. Conheça-os com a Goodyear.

Sobresselente correspondente de medida normal

O pneus de medida normal corresponde aos que tem habitualmente colocados no seu veículo. Se estiver a utilizar um pneu correspondente de medida normal como sobresselente.
Caso utilize este tipo de sobresselente, deve lembra-se de o incluir na sua rotina de rotação dos pneus do seu veículo. Esta troca deve ser efetuada a cada, aproximadamente, 10 mil quilómetros, embora outros fatores possam influenciar esta necessidade, como o estilo de condução ou os percursos habituais.

Vantagens: Este tipo de pneu mantém a estética do veículo e, ao contrário dos pneus temporários, não é necessário dirigir-se de imediato a uma oficina para o substituir por um pneu de medida normal.

Desvantagens: Ocupa mais espaço no carro, caso não tenha um local específico para o guardar. E, quando tiver de comprar um novo jogo de pneus, será necessário adquirir cinco em vez de quatro, caso tenha colocado a uso os cinco pneus originais no veículo.

Sobresselente não correspondente de medida normal

Este é um pneu de medida normal que pode ter uma roda diferente ou tamanho diferente daqueles que tem instalados no seu veículo. Caso tenha um destes pneumáticos, não o deverá incluir no padrão de rotação dos pneus do seu veículo.

Deve confirmar se o pneu está em conformidade com a lei, pois em alguns países, poderá ser obrigatório pneus idênticos no mesmo eixo.

Vantagens: Também não tem de se dirigir de imediato a uma oficina para obter um substituto de medida normal, ao contrário dos pneus temporários.

Desvantagens: Ocupa espaço no carro, caso não tenha um local específico para o guardar. E poderá ter um aspeto diferente dos outros pneus.

Sobresselente temporário de medida normal

Neste caso estamos a falar de um pneu leve com pouca profundidade de piso. Deve corresponder às especificações de medida dos pneus do veículo, mas apenas deve ser utilizado como sobresselente.

Vantagens: Como tem uma medida normal, geralmente não interfere com o ABS, com a tração a todas as rodas ou com o controlo de tração. Além disso, a construção leve não adiciona muito peso ao veículo.

Desvantagens: Requer o mesmo espaço de armazenamento que um pneu de medida normal e tem de ser considerado como temporário.

Sobresselente temporário compacto

Este é um pneu sobresselente caracterizado pela leveza e pouca profundidade de piso. É mais pequeno do que os pneus sobresselentes padrão ou temporários e requer uma pressão de ar mais elevada, geralmente, 60 psi.

Vantagens: Não requer o espaço de armazenamento de um pneu correspondente de medida normal.

Desvantagens: Pode afetar determinadas funções do veículo, tais como o ABS, o controlo de tração e até mesmo o funcionamento do velocímetro. É um pneu que se destina a uma utilização limitada, sendo conveniente dirigir-se o quanto antes a uma oficina ou revendedor.

Sabe quais são os tipos de pneus sobresselentes?

Sobresselente temporário dobrável

Aqui falamos de um pneu sobresselente temporário insuflável ou dobrável.

Vantagens: das várias opções de pneus sobresselentes, é o que ocupa menos espaço de armazenamento.

Desvantagens: A utilização pode revelar-se um pouco mais difícil que noutros tipos de pneus sobresselentes, pois tem de ser insuflado com uma bomba de ar ou compressor. Tal como o temporário compacto, também é necessário dirigir-se a uma oficina ou revendedor o quanto antes.

Uma opção inovadora

A Goodyear desenvolveu os pneus Run On Flat, que podem ser utilizados se os seus pneus estiverem a perder pressão de ar ou até mesmo quando estão completamente vazios. Têm uma velocidade máxima, quando vazios, de 80 km/h e podem ser utilizados numa distância de até 80 km.

Como comprar um pneu sobresselente?

Nem todos os veículos novos incluem um pneu sobresselente, pelo que deverá considerar comprar um quando comprar o seu veículo. Não se esqueça de que pode sempre contactar um especialista para obter recomendações, se não tiver a certeza do tipo de pneu sobresselente mais adequado.

Conduzir com um pneu sobresselente

Antes de utilizar o pneu sobresselente, lembre-se de assegurar que este tem a pressão adequada e de verificar se tem danos ou furos no piso e no flanco. Deve ainda ter cuidado com a velocidade e seguir as instruções do fabricante do veículo e dos pneus quanto à velocidade e à distância de condução.

Lembre-se ainda que, em geral, apenas deve utilizar o pneu sobresselente temporariamente, de preferência para se dirigir a uma oficina ou revendedor. Um pneu sobresselente (que não seja um pneu sobresselente correspondente de medida normal) é uma solução temporária.

Armazenar e utilizar um pneu sobresselente

Ao escolher um pneu sobresselente, considere o local onde o irá armazenar. E, quando precisar de o mudar, tem de saber trocar um pneu e de ter o equipamento necessário para o fazer no seu porta-bagagens.

Na esperança de que não venha a precisar do seu pneu sobresselente, esperamos que este artigo tenha contribuído para lhe tirar algumas dúvidas.